Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Uma equipa de sonho

A epoca de 1990/91 ficará para sempre na minha memória de sportinguista. Foi a primeira epoca que me recordo de ter seguido de principio ao fim, como o meu despertar para os prazeres da bola e para a minha condição de adepto leonino. E que belo ano para tal suceder.

Comandados por Marinho Peres, um brasileiro que teve uma grande infelicidade, uma vez que teve muito valor em tudo que se passou nessa epoca, faltando-lhe apenas um pouco de sorte e, já agora, de ter como presidente não Sousa Cintra mas outro ser mais tolerante e sabedor, a equipa leonina alcançou as meias finais da Taça Uefa, enfrentando o Inter de Milão, futura equipa campeã italiana, que dispunha no seu valiosíssimo plantel 3 campeões mundiais, Lothar Matthaus, Jugen Klinsmann e Andreas Brehme e ainda, entre outros, craques italianos da craveira de Walter Zenga, Giuseppi Bergomi e Nicola Berti. Mesmo assim os leões nao se amedrontaram e apenas uma infeliz noite de Oceano, em Lisboa, na primeira mão, impediu o Sporting de levar vantagem para Itália. Em San Siro, 15 dias depois, marcaram os italianos o primeiro golo, num penalti indiscutivel, mas no entanto a jogada inicia-se com a bola já para além da linha de fundo! Um erro que custou um golo muito cedo, o que contra equipas italianas é sempre um mau presságio. Ainda poderia Cadete ter empatado o jogo mas Zenga fez uma grande defesa, quando o atacante leonino estava só perante o GR. A clássica pouca fortuna leonina.


Mas a história nao é só feita de vencedores e esse magnifico grupo de jogadores e técnico entraram para a historia do Sporting. Um bem haja pela magnifica e inesquecível temporada.

Aqui fica a constituição da equipa base:

GR: Ivkovic
D: Carlos Xavier, Venancio, Luisinho, Leal
M: Oceano,Filipe, Douglas, Litos
A: Gomes, Cadete

Treinador: Marinho Peres (brasileiro)





Soccerlinks - the soccer website directory