Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sexta-feira, setembro 15, 2006

Semana Europeia: 1 - Liga dos Campeões



Seis jogos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Assim foram as contas portuguesas nesta semana europeia. Começando pela Liga dos Campeões, o único a vencer foi o mais improvável, uma vez que nunca o Sporting tinha marcado sequer um golo ao Inter de Milão. Mas numa exibição cheia de garra e disciplina os leões venceram com mérito um conjunto italiano que jogou, de facto, muito abaixo do que vale. Existem muitos “especialistas” que julgam que muitas estrelas juntas não rendem, mas isso é mentira. Podem de facto render e o Real Madrid de 2002 é prova disso, praticando um futebol brilhante. E, puxando pela memória, recorde-se a visita do Real Madrid em 2003 às Antas, precisamente uma epoca que marcaria o inicio da queda dos merengues bem como o inicio triunfal do Porto de Mourinho na Champions. Pois bem, os galácticos deram uma banhada de bom futebol e ganharam confortavelmente por 1-3 (não foi 1-4 porque Raul falhou escandalosamente a terminar a partida) em casa do futuro campeão europeu! Serve isto para dizer que, se os jogadores do Inter tivessem jogado tudo que sabem, o Sporting não teria tido a minima hipotese de empatar o jogo, quanto mais ganha-lo! Mas, felizmente, é dentro de campo que se tem de provar a superioridade e aí o Sporting foi o melhor.

Por falar em superioridade o Porto confirmou ser uma equipa superior à russa do CSKA, pelo menos a jogar no seu terreno. No entanto, e confirmando premonição de Co Adriaanse, falta a este Porto um ponta de lança eficaz. Enquanto Hesselink já marca na Escócia e na Champions, resta ao Porto aguardar pela melhoria de Lucho, Quaresma e Anderson (grande jogo) no que a pontaria diz respeito, porque de Adriano não se deve esperar muito mais. Uma palavra para os adeptos portistas que mumificaram a partir dos 60 minutos de jogo, revelando a sua presença apenas para enervar ainda mais os jogadores. Fazer a festa depois do golo é fácil, apoiar a equipa quando ela precisa é que é outra conversa. Mas esse é um mal geral do futebol português.

Na Dinamarca, e perante uma das equipas mais macias presentes em prova, o Benfica fez o suficiente para pontuar, objectivo numero um após a humilhação do Bessa. Compreendo esta atitude, afinal de contas o 3º lugar no grupo, para qualquer equipa portuguesa, não deixa de ser um resultado interessante, que permitirá partir para a Taça Uefa, uma prova mais à medida dos planteís nacionais, no entanto não fica bem a Fernando Santos passar a ideia que a culpa dos jogadores encarnados passarem boa parte do tempo a trocar a bola na defesa… é deles! De certeza que há dedo do treinador nessa atitude e com estas declarações o Engº está a arranjar lenha para os jogadores o queimarem…




Soccerlinks - the soccer website directory