Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quinta-feira, abril 27, 2006

Sa Pinto - O Adeus de um Herói



Ricardo Sá Pinto foi castigado por dois jogos e tudo indica que foi a última vez que o vimos a jogar um jogo oficial. Todos jogadores têm o seu fim, o de Sá Pinto aproximava-se a passos largos, aqui fica a minha homenagem a um dos jogadores que envergaram a camisola leonina que mais orgulho me provocaram.

Há momentos na carreira de Sá Pinto que jamais esquecerei, como um golo marcado ao Benfica na Maia, ainda pelo Salgueiros mas já de contrato firmado com o clube de Alvalade, assim como dois golos marcados em Alvalade, mas ainda com a camisola do Salgueiros, sendo que um deles, marcado de costas para a baliza e de calcanhar (levando a bola a sobrevoar o Ivkovic se a memória não me atraiçoa) foi sinónimo de vitória, a primeira alcançada pelo clube de Vidal Pinheiro, em Alvalade! Outro momento inesquecível protagonizado por Sá Pinto, em parceria com o seu amigo de longa data Luís Figo, em Chamartin, no covil do Real Madrid, em Setembro de 1994, para a 1ª eliminatória da Taça UEFA, um jogo memorável que acabou com 3 bolas nos postes da baliza merengue, dois deles da responsabilidade de Sá Pinto, um deles após um magnifico pontapé de bicicleta! São apenas algumas memórias, muito boas, de um leão que jamais será esquecido por todos os Sportinguistas. Obrigado Sá!

Obrigado até pela chapada que deste no Artur Jorge pela canalhice que ele te estava a fazer! A tua honra e dignidade foram ofendidas e defendeste-as como os maiores nomes da Historia deste País: frente a frente! Mais Homens houvessem neste País como tu, capazes de fazer frente aos poderes instituídos, limpando a honra e lutando contra a desonestidade! Eu não me esqueço que eras somente o melhor leão nesse campeonato de 1996/97, que guiaste o Sporting a uma retumbante vitória nas Antas e que conduzias o clube a caminho do título, contra a podridão instituída! A palhaçada da exclusão do teu nome da lista de convocados para um jogo da selecção, e a posterior substituição de dois lesionados por outros jogadores, excluindo sempre o teu nome, para além da circulação de boatos sobre o teu comportamento na selecção, foi sem duvida uma armadilha para te prejudicar e sobretudo prejudicar o Sporting. O Porto caminhava para o tri e nada o podia parar! Foste vitima de uma cabala muito bem montada Sá Pinto. Lamento apenas que a tua impetuosidade te tenha impedido de ver o que era evidente: Artur Jorge, eterno lacaio de Pinto da Costa, montou o cenário para o teu castigo. E assim se fabricavam campeões na década de 90.

Soccerlinks - the soccer website directory