Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Uma cabeçada na monotomia


O jogo de ontem entre Benfica e Liverpool foi, para mim, uma tremenda desilusão. E digo isto nao como adepto leonino, nem como patriota que apoia os clubes portugueses (bah, ganda treta, inventada por adeptos de golf seguramente!), mas sim como simples adepto de futebol. Adepto esse que, acreditando estar a presenciar a maior competição entre clubes do mundo, e numa fase em que subsistem apenas 16 equipas, é impossível assistir-se a um jogo tão paupérrimamente disputado, como foi o que ontem decorreu no estadio da Luz.
Verdade seja dita que o principal culpado dá pelo nome de Liverpool, actual campeão europeu, que jogou unica e exclusivamente para o 0-0. Nem um unico lance em todo o jogo de perigo para a baliza de Moretto, já para não falar no lance entre Luis Garcia e Leo, aos 12 segundos, que deveria valer a expulsão do jogador do clube inglês. Ou seja, nenhuma intenção de atacar, e toda a intenção de destruir o pouco que o Benfica construia, como se Rafa Benitez acreditasse piamente estar a defrontar um colosso como o Chelsea! É caso para dizer que o espanhol não se dignou a ver os videos dos ultimos 4 jogos do Benfica. A arrogância, tão tipicamente britanica, foi derrotada. A ver vamos o que nos reserva o jogo de Anfield Road, dentro de 15 dias. Seguramente o Liverpool fará mais nos primeiros dez minutos do que aquilo que fez ontem, em mais de 90 minutos!
Quanto ao Benfica, não pensem que fez um bom jogo. Jogou com as suas armas, com um trio de trincos, dois extremos e um 9,5 a pentear o cabelo no meio dos centrais! Ou seja, jogou para não sofrer um golo, que nestas coisas é sempre muito perigoso, tentando o ataque sempre pela certa, sem riscos. Oportunidades de golo? Uma, a que resultou no golo de Luisão! Pode-se então dizer que o Benfica foi superior ao Liverpool? Não, claramente que não! Teve vontade, determinação, mas pouco talento. A bem da verdade convém nao esquecer que o adversário inspirava cuidados, mas tivesse o Benfica e em especial Koeman, interpretado os sinais de ansiedade que Benitez demonstrava no banco, e poderia ter arrancado para cima dos ingleses. O golo de Luisão cai, de certa forma, do ceu, mas acaba por ser um aliciante para uma segunda mão que se espera ser totalmente diferente, para melhor. Porque um adepto neutro, como é o meu caso, nao deseja ver um jogo de tão fraca qualidade.
Quanto ao melhor em campo, ninguém terá duvidas em eleger Petit. Soberano a meio campo, marcou de forma brilhante o livre que deu origem ao golo e ainda tentou um golaço de meio campo! Para quem o apelida de tosco está na altura de rever a sua opinião! Petit é neste momento o melhor médio defensivo português. Espero que Scolari tenha isso em atenção quando tiver que optar entre Costinha e Petit.

Ficha do Jogo:

1ª mão dos 8ºs de Final da Liga dos Campeões Estádio da Luz em Lisboa
Árbitro: Konrad Plautz (Áustria)

SL BENFICA: Moretto; Alcides, Luisão, Anderson e Léo (Ricardo Rocha, 87 m); Petit, Manuel Fernandes e Beto (Karagounis, 57 m); Simão, Laurent Robert (Nélson, 76 m) e Nuno Gomes;

LIVERPOOL FC: 'Pepe' Reina; Steve Finnan, Sammy Hyppia, Jamie Carragher e John Arne Riise; Mohamed Sissoko (Dietmar Hamann, 35 m) e Xabi Alonso; Harry Kewell, Luís Garcia e Robbie Fowler (Djibril Cissé, 66 m); Fernando Morientes (Steven Gerrard, 78 m);

Disciplina: Amarelo a Luis Garcia (1 m), Beto (29 m) e Hamman (54 m);
Golos: 1-0, Luisão (83 m);

Soccerlinks - the soccer website directory