Liga BetandWin - 28ª Jornada
A conclusão da 28ª jornada da Liga Portuguesa deu-nos a conhecer o primeiro dos quatro concorrentes que descerão de divisão. Se duvidas houvessem, o Penafiel fez questão de demonstrar o porquê da necessidade de diminuir o quadro competitivo do primeiro escalão do futebol português. Uma equipa condenada à descida ao fim de 3 meses de prova, sem qualquer ponta de brio profissional, sem talento nem vontade de honrar as camisolas do clube que lhes paga o ordenado. Uma completa tristeza, perante um Sporting apático, que se esforçou o mínimo possível para garantir uma vitoria que, mesmo assim, foi a mais fácil que alguma vez vi o meu Sporting obter. Nunca pensei abandonar a transmissão de um jogo do meu clube, mas ontem fui incapaz de aguentar 90 minutos de um jogo treino. Que mais é necessário acontecer para que os dirigentes percebam que em Portugal o futebol é movido por três equipas, com somente mais meia dúzia com capacidade de mobilizar adeptos? Que venha depressa o campeonato de 10 equipas, a 4 voltas. Mesmo correndo o risco de assistir a 2 jogos, Porto vs Sporting, de arbitragens escandalosas com a última, prefiro-o a assistir a jogos como o de domingo passado frente aos amadores de Penafiel.
Quanto ao Sporting estamos conversados. Louvo apenas Paulo Bento, que anda agora a ser alvo de criticas por parte de alguns puritanos que ficaram muito ofendidos por ele ter posto a boca no trombone quanto às péssimas arbitragens, passadas e futuras, que andam a perseguir o Sporting. Faz muito bem o Bento, que de parvo nada tem, e que é um campeão! Fez uma carreira sem padrinhos como empresários [esta é pra ti oh Secretario(zeco)], fez-se campeão nacional de juniores como treinador e agora prepara-se para um feito inédito, conquistando o titulo de seniores de enfiada! E já deram conta de que a equipa foi construída sem fortunas ou jogadores de nome feito? Já deram conta que, por norma, jogam 8 jogadores portugueses a titular, sendo a maior parte desses portugueses oriundos da cantera de Alvalade? Já para não falar que muitos outros se sentam no banco e/ou se preparam para serem lançados na próxima época, como o fantástico Fábio Paim! Desta jornada leonina, que teve muito pouco futebol, sai-me apenas esta singela homenagem a um homem que não me para de surpreender, pela sua qualidade enquanto técnico e pela sua coragem enquanto homem. Um grande salva de palmas para o Mister Paulo Bento, um grande leão! Que a sorte te proteja que bem a mereces, agora que a Comissão de Arbitragem se prepara para castigar Tonel e Sa Pinto e quando Polga e Nani somam 4 cartões amarelos. As coincidências não existem meus amigos. A ver vamos quantos destes poderão entrar em campo frente ao Porto. Por isso, e por tudo o mais, quero que os puritanos se lixem! Fala Paulo Bento, e não deixes de ser como és! Aqueles que te consideram bronco vão levar uma grande bofetada de luva branca. És o ídolo de todos os leões, e isso basta.
Em Coimbra o FC Porto ganhou e fez por o merecer. McCarthy continua a subir de forma; Adriano, insisto, é uma anedota mal contada e, para mal dos meus pecados, os renegados Jorginho e Hugo Almeida decidiram jogo. Este Almeida é um caso bicudo, tanto marca grandes golos como falha escandalosamente. Mas é o que temos mais parecido com um ponta de lança em Portugal, a falar português sem sotaque. Mereceria mais oportunidades? Entre Adriano e Almeida não teria duvidas em apostar no português, mas o CoCo é que sabe. O que sei é que ele jogava na Naval, nos juniores, e entre Sporting e Porto, optou pela segunda hipótese. Para bem do futebol português espero que não tenha escolhido mal. Quanto à Académica, uma só questão: onde está a Académica que perdeu 0-3 com o Sporting, há um mês, mas que fez um grande jogo de ataque? Sim, é verdade que levou com três, mas também é verdade que o Sporting teve um grande Liedson e teve a sorte do jogo de seu lado! O que sei é que a Académica de ontem foi uma vergonha, ridícula, e que estava condenada à derrota desde o minuto zero de jogo! Uma lastima Professor Vingada! Mau para si, mau para os academistas e mau para o futebol português. Espero sinceramente que não desçam de divisão, mas depois de levar 5 nas Antas (esta equipa do Porto mais o seu treinador não têm capacidade para marcar 3 golos num jogo, quanto mais 5!!), fazerem-se de prostitutas baratas ontem em Coimbra, é degradante. Pensei que o tempo do Leça, Salgueiros e Tirsense já tinham passado. Voltamos a ter outros Porto B na primeira divisão?
Deixo o melhor pedaço para o fim. O jogo da Luz. Começo pelo caso do jogo. Evidentemente que é penalti de Petit sobre Delibasic! O que me espanta é o silêncio de todos os que andavam indignados com as arbitragens dos jogos da Naval e do Guimarães. Depois dos roubos em Vila do Conde e agora frente ao Braga… de que se queixam os vermelhos afinal? Já para não dizer que nos jogos onde se queixavam tiveram bons benefícios arbitrais, contando as duas expulsões injustas dos seus adversários! Tanto Rio Ave como Braga não tiveram qualquer “recompensa” arbitral! Foi comer e calar! Onde andam o orelhas e o Veiga? Se a pouca vergonha matasse já não haveria onde enfiar muitos milhões de desenvergonhados! Memória curta a deles, depois da maior patifaria que alguma vez presenciei num campeonato nacional, na época passada. E só de pensar que mais logo à noite vem aquele individuo careca fazer-se de vitima para a tv…
Quanto ao jogo em si, tremenda felicidade benfiquista, tanto no timing do golo, como na forma como foi obtido. Naturalmente que aquele remate nunca deixaria de ser defendido por Paulo Santos se não existisse um desvio na perna do defesa bracarense. A correr atrás do prejuízo, e com um onda de lesões que não tem dado descanso a Jesualdo Ferreira, e perante um Benfica espectante, já a praticar o estilo de jogo que apresentará frente ao Barcelona (todos atrás da linha do meio campo e muita correria atrás do adversário), o Braga não conseguiu alcançar o empate, dizendo adeus à sonhada participação na Liga dos Campeões. Que, de resto, só em sonhos será alcançada pelo terceiro classificado. Não terão os portugueses memoria? Que eu me recorde, Sporting, Porto, Benfica e Boavista perdem constantemente na terceira pré eliminatória! Seja frente a Inter de Milão, Anderlecht, Auxerre ou Udinese! Que eu me recorde apenas o Beitar de Jerusalém permitiu, tanto a Sporting como a Benfica, a entrada na Liga! Por isso que fique bem claro desde já: o terceiro lugar do campeonato dá direito a iniciar-se a época mais cedo, dá direito a um mês de fantasias e sonhos, e dá direito a muita frustação e à entrada na Taça Uefa. Quem avisa…
PS:
Em Barcelos houve marosca da grossa. Enquanto se tenta, a todo o custo, salvar o Guimarães, aproveita-se e põe-se de lado o melhor defesa gilista da visita às Antas, na próxima jornada! O sistema continua no seu esplendor! Como dizem em Alvalade… Apito Dourado Parado, Sporting Roubado! Razão têm os tipos que não querem retornar do Canadá…
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home