Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sexta-feira, março 24, 2006

A Mula, o Porco e o Burro!

Vou contar uma fábula. La Fontaine era contador de fábulas, com fundo moral, eu vou apenas relatar a pouca vergonha que assisti ontem, para não variar com o azul-sistema como protagonista.



A meia-final da Taça de Portugal, disputada ontem nas Antas, não foi um grande espectáculo. Com o temporal que se abateu na cidade era difícil. O único elogio que dedico ao FC Porto diz mesmo respeito ao terreno de jogo, que se aguentou brilhantemente durante 2 horas.

Comecemos então a rábula, perdão, fábula. Temos a Mula da Cooperativa, o Olegário, famoso por ajudar o FCP sempre que é necessário, conseguindo, durante 120 minutos, várias proezas! A primeira, logo na primeira parte, quando Liedson baila à frente de Pepe, metendo-lhe a bola por um lado para a ir buscar pelo outro (vénia pró Liedson), com o matacão do defesa a meter (mais uma vez!) a mão à bola, descaradamente, nas barbas do arbitro e, sobretudo, do seu auxiliar! Depois do Sporting já ter visto serem marcados, contra si, 3 penaltis por mão na bola, voltamos a assistir a mais um lance envolvendo um jogador portista que resulta… em nada! Tomando em linha de conta que Liedson se isolava, era penalti e o vermelho não era mal mostrado! Ora aqui está uma proeza e tanto! Mas Olegário não se fica por aqui. Ainda antes do fim da primeira parte, McCarthy tem a melhor (e única) ocasião de golo do Porto dos primeiros 45 minutos. Valeu a excelente intervenção do GR da Selecção Portuguesa, evitando que o adversário saísse para o intervalo a vencer, não só injustamente, mas através de um lance… em fora de jogo! Ou seja, em apenas 45 minutos, um arbitro e os dois fiscais de linha conseguem estar envolvidos em situações escandalosas! Que digo eu, ao fim de 20 segundos, quando Quaresma atira a bola pela linha lateral e simula uma falta de Miguel Garcia, lance que provocou a irritação da macacada que se sentava naquela bancada (comprem uns óculos!), se viu e bem para que lado o Olegário estava virado!

Mas não pensem que a mula da cooperativa ficou por aqui! Não, era pedir em demasia. Desde a marcação de faltas inexistentes à transformação de pontapés de canto em pontapés de baliza, tudo “erros menores”, Olegário se exibiu com uma tremenda parcialidade. Mas a obra-prima de Olegário é mesmo o lance anedótico da expulsão de Marco Caneira (mais uma vénia!). Quem como eu, tranquilo da vida, assistia aos assobios vindos da bancada, via o Porto a fazer (?) passes atrás de passes errados, uma equipa completamente abatida pela grande inteligência de Nani e brilhante conclusão de Liedson, que poderia esperar dos restantes 10 minutos de prolongamento? Somente o segundo golo, o da confirmação da superioridade. Agora digam-me porque a entrada violenta, de pé em riste do apalermado do Raul Meireles (corta o cabelo como um homem pah!), sobre o Deivid, não vale nenhuma admoestação? Porque permitiu Olegário que Raul Meireles seguisse Deivid, provocando-o? Porque permitiu isso a mula da cooperativa? Agora vem a parte onde não admito que me façam passar por parvo! Podem os portistas argumentar o que bem entenderem, que tiveram ocasiões de golo, mais remates, etc etc etc! Mas não me falem do lance do Caneira como sendo correctamente avaliado! Marco Caneira aproxima-se dos dois jogadores e apenas os tenta afastar, sem que Raul Meireles reaja a nenhuma atitude do defesa leonino. Até porque não podia reagir, não havia nada para reagir! Marco Caneira foi fazer o papel que Olegário deveria ter feito! Separar os jogadores e acabar ali com um conflito. Vindo sabe-se lá de onde, aparece a segunda personagem da minha fábula, o porco! O porco argentino. Que provocou Caneira e que o tentou agredir! Ao contrário de Caneira, que foi tentar acabar com o conflito, o porco foi instiga-lo para dele tirar proveitos! Foi inteligente o porco, sabia com quem contava, afinal o porco e a mula da cooperativa sempre se deram bem! Uma verdadeira tristeza e que mancha por completo o resto da partida. Mesmo assim, com 10 jogadores, e após o empate, foi o Sporting que mais perto esteve do golo. É desta raça que são feitos os campeões! Os meus parabéns a todos os jogadores leoninos e a Paulo Bento. Não tenho duvidas que, mantendo-se neste rumo, serão os vencedores do campeonato. E, tal como na época passada, a justiça da taça far-se-á na final. A Vitoria será do(s) Vitórias.

Para acabar a fábula falta ainda mencionar a ultima personagem, o burro! O burro holandês que, se conseguir ser campeão, será o mais anedótico e ridiculo campeão da história do futebol português! Está na final sem qualquer mérito, tem-lhe valido Quaresma, mais uma vez ontem à noite o melhor (de longe) do porto!

PS1:

Isto não é azia! É a constatação de uma encenação e de uma farsa muito bem montada! Com o golo do Liedson o jogo estava morto e enterrado! O facto de Vitor Baia se adiantar no penalti de Moutinho já nem me espanta nem nada! Alguém sabe se o processo Apito Dourado já foi arquivado? É que tenho a impressão, bem nítida, que sim!

PS2:

Era um admirador de Lucho Gonzalez. Confesso. A partir daquele momento não tenho por ele qualquer tipo de respeito. Um profissional correcto não age daquela maneira. Muito baixo, muito porco. Se queria vencer que o fizesse jogando! E a verdade é que a jogar, no meio campo, foi um anão ao lado de João Moutinho! Não é dessa estirpe que se fazem grandes campeões. Não vais longe Lucho, com atitudes dessas. Em Inglaterra serias imolado no fogo da vergonha. Não tens carácter!

PS3:

Já suspeitava, mas ontem fiquei sem dúvidas. O jogo do título, para mim, é na 29ª jornada, quando o Sporting se deslocar a Guimarães. Aí, perante adeptos que apoiam a sua equipa durante todo o jogo (ao contrário dos do porto que passaram a maior parte caladinhos, notou-se bem a entrada dos adeptos leoninos no estádio!), terá o Sporting a sua prova de fogo. Será um adversário forte e determinado e que, infelizmente para mim, contará, de certeza, com a ajuda do arbitro. Se o Sporting conseguir passar em Guimarães, estará encontrado o campeão nacional. Não tenho a menor duvida disso.

3 Comments:

At março 24, 2006, Blogger Deepdream said...

Parabens pela fabula.

E a fabula do futebol anedotico de Portugal

 
At março 30, 2006, Anonymous Anónimo said...

Parabens pela fabula...
Mande-me a sua morada k eu ofereço os comprimidos para a azia ... quanto aos para a dor de cotovelo, ainda nao existem no mercado resta -lhe coçar-se

 
At abril 01, 2006, Blogger El Pirata said...

cada um vê o mundo como o deseja... nao sou eu k tenho um presidente gestor de casas de putas e às contas com a justiça! E se fosse a justiça francesa ha muito que essa personagem via o sol aos quadradinhos. É suspirar por um País com sentido de justiça de segundo mundo, ja nem peço mais!

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory