Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quinta-feira, maio 04, 2006

Liga BetandWin - Jornada 33


Foi preciso esperar quase um campeonato inteiro (1ª jornada – Sporting vs Belenenses), mas Ricardo lá nos presenteou com novo frango para o álbum de recordações.

E verdade seja dita, se ele dá frangos, como todos os guarda-redes dão (e ninguém tem duvidas disso!), os do Ricardo são sempre uma obra de arte! O que é de realçar é que, ao contrário da época passada, este ano os deslizes galináceos do guarda-redes leonino, não foram responsáveis pela perda de pontos e troféus. O que só vem de encontro à minha teoria, para ganhar não basta talento, é preciso sorte no momento certo. Os deslizes de Ricardo, apesar de habituais, só são verdadeiramente penalizadores quando a equipa não produz o que se espera dela. Exemplo? A final do Euro2004! Ricardo teve a sua dose de responsabilidade no lance decisivo do jogo, mas que fizeram os outros elementos durante 90 minutos? Quantos golos marcaram? Quantas ocasiões de golo criaram? O Guarda-redes será sempre culpado, mesmo que só tenha cometido um erro no jogo! No mesmo jogo em que o ponta de lança não se desmarca, o extremo não acerta um cruzamento, o médio não acerta um passe. Parabéns ao Sporting que em Vila do Conde jogou o suficiente para não ficar à mercê de um erro do guardião. Até porque, quando revejo mentalmente o excelente lance em que após 2 excelentes passes e respectivas desmarcações, Deivid cruza a bola para a área e Nani falha o toque final… para mim um falhanço desses num jogador atacante e com excelente domínio técnico é equivalente ao falhanço de Ricardo. Porque se perdoa mais facilmente a tentativa falhada de concretização de um lance eminente de golo do que um deslize do guarda-redes? Curioso, não?...

Do jogo de Vila do Conde sobra ainda um motivo de interesse. O suposto motivo de riso descontrolado para Koeman. Ora bem, acho que Danielson, o azarado jogador vila-condense, já disse tudo! E que bela pega de touro meus amigos, ainda dizem que os jogadores de futebol são broncos e não sabem falar! Aqui fica um excerto: «Ele faltou ao respeito ao grupo do Rio Ave e ao próprio clube. Se ele falasse de mim, do profissional Danielson que falhou em duas jogadas, eu aceitava. Falhei, reconheço-o, e já pedi desculpa aos meus colegas. Não aceito é que por minha causa coloque em questão a honestidade de todo o grupo do Rio Ave que é extremamente profissional e sério. Não o vi colocar em causa a seriedade da defesa do Benfica quando o Liedson fez o que quis dela» E pronto, mais uma excelente pega tauromáquica, com o cavaleiro Danielson a merecer receber uma orelha do touro Koeman pela arte demonstrada. E ainda dizem que não há beleza na Tauromaquia…

Mudando de ares, vamos até ao estádio das Antas. Aquilo é que foi uma festa, sim senhor. Só foi pena que o Hélio Santos, o sujeito “contratado” para fazer de árbitro (eu quero acreditar que um arbitro com vários anos de 1ª Divisão não cometeria tantos e tamanhos erros) tenha tido um comportamento vergonhoso. E aqui estou apenas a criticar o árbitro e os seus erros: os dois primeiros golos do Porto surgem de lances em fora de jogo, Ibson marca um golo limpo, existe um penalti por marcar a favor do Porto, Antchouet marca um golo limpo e Paíto é muito mal expulso! São erros a mais, mesmo para uma divisão distrital e cometidos por um arbitro em avançado estado de borracheira! Está na altura de penalizarem os árbitros pelos erros escandalosos, que se têm multiplicado todas as semanas! E não me venham com a treta que são amadores porque quem tira cerca de 15 mil contos anuais (pelo menos os que possuem insígnias da Uefa…) com o apito na boca, é tudo menos amador. Profissionalizem-nos e castiguem-nos! E que dêem o controlo da APAF e restantes órgãos nomeadores e avaliadores da arbitragem à PJ. Bem, à PJ sim, mas não à secção de Gondomar. Essa, como temos o desprazer de vir a assistir, é uma fantochada.

Para fim de festa quero realçar os meus bons palpites de há 15 dias atrás. Parece que V.Guimarães, Rio Ave e Naval vão fazer companhia ao Penafiel, na caminhada para a segunda liga. Não que tenha algo contra algum destes clubes mas, por vezes, as probabilidades e estatísticas não falham. Mesmo quando estão em causa factores aleatórios, como uma bola no poste, uma lesão ou um auto golo. Confesso que me dá um certo prazer ver um clube sério e honesto como o Gil Vicente, que construiu um estádio novo e que tem os salários em dia para com os jogadores, mesmo escandalosamente prejudicado em vários jogos, e com um “miúdo treinador” como Paulo Alves, manter-se na Primeira Divisão.

Soccerlinks - the soccer website directory