Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

segunda-feira, outubro 16, 2006

Liga BWin - 6ª Jornada



A jornada fica marcada pela exibição benfiquista em Leiria, uma das maiores demonstrações de superioridade deste campeonato. Esperava maior resistência da equipa leiriense mas ficou evidente que Domingos é ainda muito tenrinho e tem ainda muito a aprender até chegar ao topo. Mas o mérito tem de ser entregue totalmente ao Benfica, que teve um Miccoli simplesmente brilhante e um Katsouranis a finalizar uma semana brilhante ao serviço da selecção grega. Existe somente um pequeno detalhe no meio disto tudo: o campeonato atribui somente 3 pontos por vitória em cada jogo, seja essa uma vitória alcançada com brilhantismo ou ao pé coxinho. Significa isso que o melhor que os benfiquistas podem fazer agora é saborear o triunfo (que realmente merece ser saboreado) e não retirar da gaveta dos albuns foleiros a cassete do “ninguem para o benfica”. O Benfica de Leiria fez-me lembrar o Sporting de Peseiro, brilhante num momento decepcionante no momento seguinte. E acabou como toda a gente sabe. Não me levem a mal, adoro futebol espectaculo mas tambem gosto de saborear titulos! E nem sempre uma coisa é compativel com a outra. Dentro de um mês poderemos saber as consequências da excelente exibição em Leiria; se a mesma contribuiu para um ciclo de vitorias ou foi apenas um curto momento de perfeição. Uma equipa que lute pelo titulo não vive de momentos mas de consistência.


Em Aveiro o Braga juntou à consistência um momento de brilhantismo. Se no inicio de epoca é verdade que alguns erros arbitrais beneficiaram a equipa bracarense, justiça seja feita que neste momento os minhotos estão on-fire! É verdade que muito ajuda marcar na primeira ocasião de golo, sobretudo de essa surgir logo no primeiro minuto, e ajuda igualmente o Jardel ser, actualmente, mais Mário que Super, mas o mérito pela vitória robusta tem de ser entregue aos jogadores e treinador. Têm um jogo muito complicado com o AZ Alkmaar na próxima quinta feira mas concentraram-se somente no jogo do campeonato, e demonstraram que conseguiram fazer de um grupo de bons jogadores uma excelente equipa. E basta relembrar o Guimarães da epoca passada para constatar que não é assim tão fácil de o fazer.

Nas Antas o Porto, tal como o Braga, também marcou na primeira oportunidade que teve. A curiosidade é que a mesma só surgiu aos 35 minutos! Nada que retire o mérito ao conjunto portista que teve em Andersson, para variar, o 2º jogador mais influente! Sim, não foi o melhor, desta vez há que destacar Helder Postiga, que foi um ponta de lança mortifero! Bem sei que isto não se diz, mas quem foi que nele acreditou e o apoiou nestes ultimos 2 anos, de travessia no deserto? Um pontapé no traseiro para o portista que adivinhar! Ainda relativamente ao jogo do Porto quero destacar 3 coisas: em primeiro lugar o pessimo jogo de Quaresma. Não sei o que se passa com ele, se é a perda de protagonismo para Anderson, mas é evidente a degradação nas exibições, de jogo para jogo! Em segundo lugar a exibição de Lucho Gonzalez. O pasquim bem tenta animar a malta dizendo que Lucho já esteve melhor, mas deve ter visto outro jogo que não o que eu presenciei! Alias, a prova é a forma como bate o penalti. Lucho marcou na epoca passada meia duzia de penalties e todos, sem excepção, foram marcados para junto dos postes, com força e colocação. Este ultimo penalti foi batido… para o meio da baliza! Não sou psicologo mas deve querer significar algo. E para acabar quero destacar a 26ª derrota dos madeirenses nas suas visitas às Antas. Não está mal, desta vez até se esforçaram para não parecer um bando de turistas galegos. Em 27 jogos, um empate, como foi possível?

E para acabar fica o jogo do Sporting no Estoril, frente ao Estrela da Amadora. Ainda pensei que o jogo seria jogado no Algarve, mas parece que agora o Estoril já tem condições para receber jogos à noite. Quem não tinha condições para receber o jogo era o campo da Reboleira que apenas completou a colocação da relva 24h antes do jogo! Acho inacreditável as declarações do presidente do Estrela, que vociferou arduamente por não ter jogado em casa! Ora, o marmanjo queria que o jogo ficasse em suspenso até ao raiar de domingo? Mas estamos nas distritais ou quê? No ultimo dia util, sexta feira, em vistoria feita ao campo, nada de relva! Lá porque a Expo 98 foi inaugurada com obras a decorrer ainda nas traseiras, lá porque o Porto 2001 decorreu sem a Casa da Musica que foi inaugurada 3 anos depois… não implica que se faça isso norma! O que eu condeno é o facto do Sporting não ter jogado igualmente no Estádo da Luz e ter ido para um campo que, sob acção da chuva, ficou em más condições para se jogar pelo chão! O que eu gostava de saber é o motivo pelo qual uns jogam em excelentes relvados e ainda lhe oferecem um auto-golo e os outros têm de esperar até ao dia de jogo para saber onde jogam. Mas alguém informa o dirigente lacaio que o SISTEMA não o salvará de descer de divisão? Sim, porque uma equipa daquelas só se salva se o SISTEMA assim desejar. Quanto ao jogo, vitória justa da equipa de Paulo Bento. Sem brilho, é verdade, mas que vale os mesmos 3 pontos que o Benfica trouxe de Leiria. Lá está, brilhantismo sem consistência…

E para acabar:

1º - Parabens ao Tonel, mais um brilhante golo e mais uma exibição perfeita. Onde andará o lobby Baia? E que tal deixarem de alimentar os pombos e se unirem na causa “Tonel na selecção”? Se ele vestisse de azul… eu compreendo-vos, meus grandes arautos das causas justas…

2º - Em Paços Ferreira, mais uma arbitragem escandalosa que beneficia a equipa local. Mas será que os arbitros, agora que sabem que o ouro de Gondomar é falso, viraram-se para a mobilia? Inacreditável como se expulsa Pavlovic e se inventa um penalti nos instantes finais.

3º - Ao que se consta, Bosingwa terá questionado fortemente Jesualdo Ferreira ao intervalo do jogo. A ver vamos se a famosa disciplina portista funciona realmente, ou se funciona só sobre os suplentes e não convocados.

4º - Penalties como aquele do Postiga, só Moutinho já sofreu 4 esta epoca! É por isto e outras coisas que o que me preocupa não é a profissionalização da arbitragem, mas sim para quando a invenção do arbitro robot! Aquele tarado do Paixão NUNCA marcaria aquele penalti em Alvalade.

Soccerlinks - the soccer website directory