Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, outubro 03, 2006

Liga BWin - 5ª Jornada


E à quinta jornada volta o Sporting ao lugar classificativo donde foi escandalosamente afastado. Mas não é apenas essa a notícia da jornada. Bem pelo contrário, agora que os arranjos tácticos de Adriaanse se esfumam por completo no ar, podemos ver a mediocridade que é Paulo Assunção (pelo menos fora do esquema de Co), a banalidade de Helton e, sobretudo, a ridicula ideia que passa pela mente do comum portista que acredita piamente que a sua equipa chega e sobra para ganhar o campeonato cá do burgo e que, com um treinador (sim, porque Jesualdo está apenas a aquecer o banco para alguém…) até é capaz de ganhar uma competição europeia! Esta é, sem dúvida, a grande notícia do fim-de-semana. Se contra o Arsenal já tinhamos ficado com uma bela ideia deste “Golias tripeiro”, em Braga, contra uma equipa que jogou quinta-feira passada (2 dias após o Porto ter assistido no relvado ao jogo do Arsenal), com prolongamento incluido, foi de pasmar a primeira parte do FCP, com jogadores como Bosingwa, sem a minima noção de colectivo, correndo feito tolinho e fintando quem lhe aparecia à frente sem, no entanto, conseguir um único cruzamento digno de registro, Anderson, um numero 10, sempre a descair pros flancos, Lucho passeando o corpinho, Paulo Assunção à procura do Adriaanse, Pepe a mandar o arbitro tomar supositórios (o mesmo arbitro que expulsou Leo por palmas…), Quaresma, qual cigano no supermercado, mais preocupado com a policia do recinto que no jogo, enfim, até deu para Postiga marcar um golo! Não, não estou triste (bem pelo contrário), estou espantado como se despede um treinador campeão e se troca por uma anedota chamada Jesualdo, que falhou na Selecção e no Benfica e no Braga nunca conseguiu mais do que o minimo com o que tinha à sua disposição!

Mas não se fique a pensar que o Porto teve inteira responsabilidade no resultado. A verdade é que o Braga fez uma excelente exibição na primeira parte e, na segunda, apesar de Bruno Alves ter consentido e estendido a passadeira vermelha para Luis Filipe marcar o “golo euromilhoes” da sua vida, o Braga manteve-se sempre no jogo, ameaçando seriamente um terceiro golo, colocando em sentido a tropa defensiva portista. Mérito para a equipa bracarense e para o seu treinador, o portista Carvalhal. Tão portista que nem sequer suou a camisola, até faz cara de parvo no primeiro golo da sua equipa, como que surpreendido, e nem sofreu nos minutos finais. Para ele tudo que viesse à rede era peixe na noite de ontem. Grande treinador e grande profissional. Para quando a ida dele para o Dragão?

Na Luz há certas coisas que não mudam nunca. Há 50 anos atrás era normalíssimo equipas da província irem a Lisboa em turismo e regressarem à terrinha com um tareão. Na década de 80 já era mais difícil e neste novo milénio só mesmo o lampião Mota da capital dos móveis usados costuma facilitar. Isso era o que eu pensava, mas esqueci-me do brilhante adjunto do Artur Jorge, na gloriosa temporada de 1995, o homem da careca reluzente, o professor Neca. Ora, se ser conhecido assim já impõe pouco respeito, ser conhecido como o homem que, nas ultimas duas décadas, supostamente quando as equipas inferiores já trabalham o físico dos jogadores ao nível dos melhores, apanhar tareões sempre que se desloca ao estádio da luz é, no mínimo, suspeito! Pois bem, o professor Nequinha bem que foi avisando que os seus jogadores eram de 3ª divisão, conduziram táxis, etc. e tal, já preparando o pessoal pra tareia. E não houve jackpot, foi mesmo tareia. Engraçado como na semana anterior, em casa e diante dos seus 40 sócios, o Nequita, a perder por um golo frente ao Sporting, esforçou-se ao máximo para não perder por mais. Na Luz foi um ver se te avias para levantar a moral do maior aviário nacional. E quanto ao jogo estamos conversados, fica somente o momento zen da jornada, obrigado Quim.

Em Alvalade Liedson marca finalmente. Se bem que, se têm sido assinalados a meia dúzia de penalties que o Sporting já deveria ter contabilizado a seu favor neste campeonato, Liedson já liderava a tabela isolado, mas paciência, estamos na Bwin Liga do Major Ratão. O jogo foi mais fácil do que o esperado, o Leiria sem a ajuda das arbitragens é uma equipa vulgar. De salientar a excelência, ainda que a espaços, de Nani e a arrogância do lacaio portista, o treinador (cof cof) Domingos. De facto é preciso não ter vergonha na cara para, depois das arbitragens que o favoreceram frente a Beira-Mar e Marítimo, vir falar em arbitragens habilidosas! Se ele se dedicasse a ler uns livritos de futebol em vez de andar a aplicar tintas pra aloirar a cabeleira iria perceber que fez um enorme favor ao Sporting ao tirar N’Gal e ao deixar Paulo Machado no banco. Ele há cada um…



1 Comments:

At outubro 03, 2006, Anonymous Anónimo said...

Por um erro de comunicação, os últimos dias não correram nada bem ao treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira. Primeiro, estimulou os jogadores da sua antiga equipa ao dizer que em Braga era "para ganhar". Depois de confirmada a primeira derrota dos "dragões" no campeonato, ficámos a saber que, afinal, "a derrota não é uma tragédia". O problema é que, depois de ter dito que era "para ganhar", a derrota assumiu mesmo contornos de "tragédia". A não ser que o prof. Jesualdo esteja cada vez mais parecido com Fernando Santos e a sua excelente capacidade para relativizar tragédias...

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory