Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, novembro 15, 2006

Adeptos Pitorescos

Serve este post para homenagiar todos os adeptos de bancada pitorescos. Como a informação sobre cada um é escassa, lanço aqui apenas 2 ou 3, sobretudo adeptos de FC Porto e SL Benfica, e a discussão sobre os demais fica para depois. Que comece a discussão de fim de semana!

1. Adeptos Ilustres Azuis e Brancos

Adeptos portistas famosos existem variadíssimos, entre os quais o emplastro e o corneteiro da bancada. No entanto quero destacar m grande exemplo conhecido e admirado de todos nós, Alexandrino Azevedo, esse magnífico portista.

Alexandrino, 62 anos, não é dificil de escapar à vista de quem vai ao estádio portista: forte, de bigode farfalhudo, ostenta mais quilos de ouro ao pescoço que uma família cigana toda junta. Entre os ornamentos, encontra-se um único e exclusivo trabalhado em ouro e safiras. Não se contentando em ir a todos os jogos do clube (pelo menos em casa), trouxe um pouco do clube para sua casa. Muito, até. É curador de um museu de testosterona, onde figuram milhares de peças, desde camisolas do FCP a uma torneira de balneário. É no seu museu que se refugia Alexandrino, a ouvir hinos e marchas do dragão, quando fica com os azeites da vida quotidiana.



2. Adeptos Ilustres Encarnados

Para os lados da Luz também não faltam personagens pitorescas, desde o mais famoso taxista português, o expressivo Jorge Máximo, passando pelo amante de milhafres, de quem me escapa o nome, até ao símbolo máximo do que é ser benfiquista, essa criatura que mereceria ser estudada pela ciência moderna, o Barbas!

Onde quer que jogue o Benfica é certo que nos iremos cruzar com esse sujeito no aeroporto local, seja em Copenhaga ou em Bombaim. Figura tipicamente mourisca, algo entre Bin Laden e o Brutus, inimigo fidagal do Poppey, o Barbas é fiel à sua causa, mesmo que isso represente aplaudir a troca de Mourinho pelo companheiro de copos do Vilarinho, e mesmo fazer vigília à cadeia onde Vale e Azevedo foi encarcerado. O Barbas está sempre presente, qual emplastro barbudo, sempre fiel à causa, mesmo que, lá no fundo, saiba que o seu Benfica esteja à mercê de corruptos e vigaristas. Não, impossível pensará ele, um benfiquista é um bom chefe de família! Imagem eterna, e que não tem merecido o devido destaque no Canal Memória, é a forma magistralmente brilhante como Barbas e Jorge Máximo comemoram a inauguração do novo estádio da Luz, ajoelhados, beijando e comendo a relva do novo recinto de jogo! Impagáveis…

Soccerlinks - the soccer website directory