Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quinta-feira, novembro 02, 2006

Semana Europeia: 1 - Champions League (Jogo 4)

Bayern Munique 0 Sporting 0


Num bom jogo de futebol o Sporting consegue o 5º ponto nesta sua participação na Champions League, o ponto que garante praticamente o acesso aos 16/avos da Taça Uefa. Tendo em conta a mais valia dos seus adversários, sabendo de antemão que Bayern e Inter eram (e são!) candidatos a uma presença nas meias finais da competição (apenas Barcelona e Chelsea podem aspirar, logo de entrada, à final da prova, sendo que algo menos que isso tem de ser considerado um fracasso...), ninguém no seu perfeito juizo pode exigir ao Sporting e a Paulo Bento a passagem à próxima fase da prova!

Mas a verdade é que a equipa está na luta por esse objectivo! E, embora haja quem, porventura demente ou com evidente dor de coto, exija uma vitória em Milão para o clube aspirar a passagem aos 1/8 final da Champions League, a verdade é que um empate em Milão pode servir ás mil maravilhas, uma vez que o Inter desloca-se a Munique na última ronda e o Sporting receberá um Spartak desanimado e já em férias das provas internas. Ora, embora seja necessária a calculadora e alguma imaginação... em Agosto aquando do sorteio, era preciso um bom processador e a imaginação da Floribella para colocar o Sporting nos 16 finalistas da maior prova europeia de clubes! Não está mal, não senhor...

Quanto ao jogo da Baviera, voltou o Sporting a não ter sorte a nível atacante, com mais uma bola a embater num dos postes da baliza alemã. E, feitas as contas ao duplo confronto com os teutónicos, registram-se 36 remates efectuados pelo Sporting! Ora, e há que reconhecê-lo, isso não está ao alcance de qualquer um! Gostei da atitude da equipa, nada subserviente, com personalidade, uma constante ao longo da prova. Não basta ter qualidade futebolistica nos pés, é preciso também ter cabeça e saber jogar com a pressão que naturalmente existe a quem quer jogar ao mais alto nível. E isso é complicado de ensinar, até porque nasce um pouco com cada um de nós, o saber conviver melhor ou pior com a pressão de ser melhor e de superar as dificuldades. E é evidente que alguns jogadores como João Moutinho e Nani adoram conviver com a pressão, já outros como João Alves e Bueno e mesmo Carlos Martins não convivem bem com esse estatuto. Cabe a Paulo Bento injectar nesses jogadores maior confiança e moral, para que consigam dar o melhor dentro de campo.

Contas feitas, e tendo em conta que o Bayern, apesar de algumas vozes de burro, ter jogado com 9 internacionais na equipa titular (faltaram somente Podolsky, Lucio, Van Bommel e Schweinsteiger, nada do outro mundo quando se tem um plantel com qualidade em quantidade!), o empate não pode ser considerado um mau resultado, ainda para mais quando os alemães dispuseram de 4 oportunidades de golo!

Para a história fica mais uma carnificina de borrego por parte de Paulo Bento: após ganhar ao Inter pela primeira vez na sua história, o Sporting pontua na Rússia e Alemanha igualmente pela primeira vez. Pode não ser brilhante mas ao menos é menos um assunto para alguns pasquins desenterrarem constantemente.



Benfica 3 Celtic 0


Não esperava uma "vingança" tão bem servida por parte do Benfica aos escoceses, mas quando um Caldwell fornece o aperitivo (autogolo) e a entrada principal (falha no 2º golo), percebe-se como até a sobremesa (golo de Karyaka) pode parecer deliciosa! Sim, não há como negar, foi felicidade ao extremo a forma como o Benfica goleou os escoceses. Não pretendo retirar mérito á vitória, totalmente justa, mas sim à goleada. Mas o futebol, como é chavão dizer-se, é mesmo assim, umas vezes ganha-se no último minuto, outras vezes perde-se nesse fatidico ultimo minuto, noutras ocasiões os remates sucedem-se e golos nem vê-los e, embora raro, por vezes é cada tiro cada melro! Verdade seja dita, não me incomoda demasiado quando vejo rivais ganharem de goleada por demérito dos seus oponentes, a única forma que me me revolta é quando se tem a nitida sensação que será servida à equipa de arbitragem uma deliciosa meia de leite pelos serviçoes prestados no jogo arbitrado! Aí sim, enoja-me; nestes casos, embora lamente que o meu clube nao tenha tanta sorte, é a vida.

Hamburgo 1 FC Porto 3


Uma primeira parte do mais fraco que vi esta epoca na Champions League. O pontapé na sorte de Lucho foi realmente uma sorte, que poderia ter calhado a qualquer das equipas. A segunda parte foi realmente emocionante, mas veio ao de cima novamente a felicidade do FC Cagadinhos, quando Atouba amortece para Lisandro fazer o 2º golo portista. Não pretendeu o camaronês fazer autogolo mas a assistência é ainda mais ridicula que um autogolo. A reacção alemã poderia ter dado o empate 5 minutos depois e, se a felicidade batesse á porta dos alemães, num livre batido por Van der Vaart, o desvio do Pepe para a própria baliza teria completado a reviravolta. Mas não seria assim, no primeiro lance bola no poste e no segundo o provável autogolo passa milagrosamente ao lado! E continua a saga do FC Cagadinhos, o Natal já começou para os lados de Campanhã...



Soccerlinks - the soccer website directory