Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, novembro 21, 2006

Liga BWin - 10ª Jornada


Começando pela Madeira, o Sporting venceu o Maritimo com um belissimo golo marcado por Tello, num lance em que seria especialista, se jogasse num País decente. Em Portugal, onde desde André Cruz que os arbitros se habituaram a colocar a barreira a distâncias ridiculas nas raras ocasiões em que marcam livres directos à entrada da area a favorecer o Sporting, pedir a Rodrigo Tello eficácia é o mesmo que pedir a Pinto da Costa para não convidar arbitros para chã e bolachas. Há coisas que não mudam por muitos anos que se passem...

Mas voltando ao jogo, o Sporting jogou com atitude e, ao contrário do jogo de Aveiro, não colocou no pensamento o jogo da Champions. A primeira parte foi de dominio absoluto e, embora as oportunidades desperdiçadas pelo Maritimo na segunda metade, creio que o resultado assenta na perfeição há equipa que lutou durante 90 minutos pela vitória. Mas o Maritimo vai pelo bom caminho e, com esta atitude, não será facil a Benfica e Porto jogarem na Madeira.

Para acabar uma palavra para Bruno Paixão. O jogo, ao contrario do que os 2 palermas da TVI (então um deles deveria estar com uma dor de corno desde sabado...) fizeram crer, estava a ser muito bem arbitrado. Na primeira parte Abel tem contacto com a bola dentro da area e Bruno Paixão, mesmo sem tv, conseguiu ver aquilo que esses dois artistas não conseguiram: a bola embate na mão! Já o penalti assinalado a favor do Maritimo é de bradar aos ceus! Mas desculpo Bruno Paixão por um motivo: o cornito contratado pela TVI fez questão de dar o beneficio da duvida e insistir em que foi falta, há falta, a falta é evidente! Bem, nada que um ou dois supositórios não lhe curem a ressaca minhota...

Avançando para o Porto, jogo que vi acompanhado por portistas, foi evidente a poupança para Moscovo. Se duvidas houvesse em como o campeonato é nivelado bem por baixo, a atitude submissa e encolhida da Académica, perante um Porto em estado melancólico, é a prova de que o que o campeonato precisava era de 10 equipas e 4 voltas! Dariam 36 jornadas e livrar-nos-iamos de equipas sem ambição e coragem, nem mesmo quando o adversário assume uma postura de abade após almoço! Mereceu a Académica perder o jogo, mesmo que o primeiro golo do Porto seja precedido de 2 situações irregulares (mão e fora de jogo) e mesmo que Lucho tenha feito por merecer a expulsão quando pisa ostensivamente os gemeos da perna de Helder Barbosa. É que, mesmo que o arbitro tivesse avaliado correctamente, o mais certo seria o Porto marcar por Pepe aos 85 minutos e ganhar por 1-0! Pobre campeonato português...

Para fim fica a capitulação do Benfica. A batalha do Guadiana em Agosto já tinha dado a imagem de um bando de soldados rasos, sem arte nem engenho para grandes feitos e, pior, comandados por um general medroso. As cabazadas dos 3 sucedem-se a um ritmo alucinante. Perante um Braga sem Marcel (fez birra antes da chegada do seu patrão... que conveniente...), com um novo treinador e vindo de uma sucessão de maus resultados (só se salvava o Liberec), não esperava ver o Benfica levar mais 3 pazadas, mas pelos vistos dou-lhes mais crédito do que lhes é devido! Pior que levar mais 3 no saco é ter plena noção que não tiveram a minima hipotese, tal como já havia sucedido no Bessa. Este Benfica poderá ser campeão, mas só em triatlo feminino.

Uma palavra final para Braga e para os adeptos do Sporting Braga. Nunca pensei ouvir sonoros olés num jogo frente ao Benfica! E dirigidos ao Benfica! Naquele estádio estiveram mais bracarenses que benfiquistas e este é um passo fundamental para a ascenção do Braga enquanto clube com aspirações a algo mais que esporádicas participações europeias. Para se imaginar um Braga campeão nacional nos próximos 10/15 anos, é necessário uma boa gestão, boa formação e sobretudo apoio humano. O Boavista tinha as duas primeiras condiçoes mas falhou sempre no apoio humano. Sobrou-lhes no entanto a ajudinha nos centros de poder e decisão. Partindo do principio que o Braga não terá tal sorte, é bom ver que começa a surgir uma nova mentalidade em Braga e no distrito de Braga, onde ser-se adepto do Braga ou Guimarães é uma primeira opção e não um segundo amor.


PS:

Menção honrosa pro puto Rui Patrício. Chegar à baliza leonina aos 18 anos e fazer uma exibição categórica, onde se inclui a defesa de um penalti, é de craque! Não sei se a criançada em Alcochete come papas Nestum ou outra coisa qualquer... mas tem de haver um segredo bem guardado para esta multiplicação de talento! Quem será o próximo?

1 Comments:

At janeiro 08, 2007, Anonymous Anónimo said...

Triatlo feminino, Andebol, Basketbol, Voleibol, Hóquei em Patins, FUTSAL... (já para não falar em Futebol). Acho que as modalidades te estão todas a passar ao lado.

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory