Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sexta-feira, novembro 17, 2006

Scolari: Revolução ou Aviso?

Não há convocatória de Scolari que não acabe em conversa, seja de café seja entre paineleiros dos variadíssimos programas de radio e tv. Embora já pouco me estimule e, sobretudo, me espante certos comentários, sempre prontos para malhar no seleccionador, confesso que não estava à espera de ver que as mesmas pessoas que criticaram acerrimamente a convocatória de Costinha e Maniche para o Mundial de 2006 (sobretudo a de Costinha!) criticam agora a não convocatória dos mesmos, acusando Scolari de descriminação e ingratidão! Ou seja, se os chama é compadre e convoca os mesmos de sempre, joguem ou não nos seus clubes… se não os convoca é porque procura bodes expiatórios para os seus erros! O que acabo de escrever terá obviamente diferentes interpretações, partindo as mesmas do mesmo ponto: os que apreciam Scolari concordarão comigo, os restantes arranjarão forma de condenar o gesto de Scolari, mesmo que concordem que Costinha e Nuno Valente são já passado e em fim de carreira e Maniche ainda não convence no Atlético de Madrid, tal como não convence a nível de clubes desde Maio de 2004! Mas é por este motivo que este blog ainda se mantém activo, porque há troca de opiniões e de ideias, e as mesmas são respeitadas por todos (bem, pelo menos as opiniões, os disparates já nem tanto…)


O que consta “off-record” é que Costinha, Maniche e Nuno Valente foram castigados por Scolari devido a uma festança em vesperas do jogo na Polónia. O seleccionador, como é seu timbre e muito bem, não deu justificações para os não convocados. E estou certo que esses mesmos não convocados saberão seguramente porque não foram chamados. Pode ter sido por mera escolha, porque o jogo é fácil e é altura de ver novas escolhas, por má forma ou castigo. Não duvido que os 3 jogadores têm plena consciência do real motivo.

O que me leva a escrever este post é a reacção alérgica de Costinha. Diz ele: «Se fosse castigo de uma noitada seria para todos». Ora, e segundo se consta, tambem Deco e Ronaldo estiveram na tal festa after-hours. E Costinha acha-se no direito de exigir os mesmos direitos dos colegas, esquecendo-se, por exemplo, que foi ao Mundial numa excepção à regra! E porquê? Porque supostamente era um lider, a continuação de Scolari em campo, o exemplo a seguir! É este o exemplo que se quer? Ingrato até aos ossos? Não me quero alongar mas basta recordar os falhanços frente a Inglaterra em 2004 (deu o 0-1), a falha de marcação a Charisteas na final do Euro e a ridicula expulsão frente à Holanda em 2006 para se perceber que se há alguem a quem Costinha deve gratidão e respeito essa pessoa chama-se Scolari! E esse mesmo Scolari sentiu-se seguramente traido, ao ver durante o jogo na Polónia, a mais miserável exibição lusitana da sua gerência!

Scolari nunca impediu os jogadores de fazerem o que bem desejam na sua noite de folga. Mas com responsabilidade. E todos estavam (ou deveriam estar) conscientes que o jogo frente aos polacos era importante para o apuramento. E, apesar de Scolari ter dito que o empate era suficiente, não era preciso levar tanto à letra as palavras do brasileiro. E a atitude de Costinha ao tentar arrastar os nomes de Deco e Ronaldo para a confusão só o denigre ainda mais. O que desejava o ex capitão de Portugal? Que se castigassem 5 titulares? Até nisso mostrou pouco caracter e espirito mesquinho! Se pensasse na selecção não usaria tal argumento, uma vez que Deco e Ronaldo, ao contráro dele, não estão em divida para com Scolari! Ou não estavam! Fraco lider este Costinha...

Num momento em que a selecção se encontra em renovação, num momento em que a má forma fisica dos habituais convocados, a par de más escolhas do treinador (Ricardo Costa e Ricardo Rocha estão nas perdas de pontos na Finlandia e Polonia) já custaram pontos, numa altura em que os anti clube-Selecção estão a contar espinguardas para ver se derrubam o espirito de união criado na era Scolari (após este ter sido destruido pelo Oliveirinha e seus comparsas)… era evitável a todo o custo esta polémica! Em Setembro de 2003, após uma vergonhosa exibição frente à Espanha, Scolari riscou do mapa Sergio Conceição e castigou severamente Maniche e Meira! Desta vez, após uma exibição miserável frente á Polonia, mais 3 jogadores ficam com a cabeça no cepo! E, por mim, podem puxar a guilhotinha do Costinha. Este já era, os outros, sobretudo Maniche, espero que aprendam a lição, sem reclamações!

Soccerlinks - the soccer website directory