Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, outubro 10, 2007

LIga BWIN Jornada 6: Benfica 0 Sporting 0


O único derby de cariz nacional decorreu sob a arbitragem daquele que considero o único árbitro português acima de qualquer suspeição, Pedro Henriques, e ficou marcado pela péssima arbitragem. Mas, ao contrário do que é habitual, engoli esses erros como sendo provocados pela natureza humana, logo falível, e não de origem criminosa, corrupta e subornável. Mas a verdade é esta, à conta do erro de Pedro Proença no atraso não deliberado e dos erros de Pedro Henriques o Sporting lamenta a perda de 3 pontos que reduziriam a distância para o líder para 2 pontos! (o Porto somaria menos 2 pontos da vitória frente aos leões e o Sporting somaria mais 3 pontos, oriundos de um empate no Dragão e vitória na Luz). Contas fáceis de se fazer e que me provocam naúseas quando ouço velhacos queixarem-se do penalti que ficou por marcar a favor do Setubal na visita a Alvalade. Como se esse penalti compensasse estes erros e como se o Setubal com esse penalti passasse a vencer por 2-0! Pura mentira! Era o primeiro golo do jogo e provavelmente seria o despertar leonino, como se verificou aquando do golo de Matheus já a finalizar a primeira parte. Sejamos sérios e façamos de conta, ao menos, que percebemos o jogo!

Regressando ao derby da Luz. Teve bons momentos de futebol, poderia ter tido vários golos, e contou com emotividade suficiente para prender a atenção de todos até ao seu final. E, até à falta de Katsouranis sobre Romagnoli que daria origem a penalti favorecendo o Sporting (incluindo cartão amarelo ao grego que viu somente um em todo o jogo e só em penalties teria visto outros dois… ele há coisas do caneco…), o Sporting já tinha equilibrado o encontro após inicio pressionante do Benfica. Começou nesse momento a noite negra do major do apito, não errando somente na não marcação de penalties como na não exibição, em variadíssimas ocasiões, de cartões amarelos a jogadores encarnados que se excediam nas entradas faltosas, abusando da boa vontade do arbitro nesse capitulo. Infelizmente, como é habitual, quando decidiu exibir o cartão amarelo quebrou a sua vontade e não fez vista grossa à primeira falta leonina merecedora de cartão! Critérios…

Até ao intervalo, após esse lance de penalidade, o Sporting tomou conta do jogo e, tivesse Djaló inspirado, e o golo teria surgido naturalmente, muito embora o comentador da SportTv, que tinha visto um inicio avassalador do Benfica, falava agora em jogo equilibrado. Ser “ceguinho” não devia dar direito a entupir os ouvidos de pessoas sérias com disparates mas é o que há, na TVI ainda conseguem ser pior, se calhar deveria dar graças…

A segunda parte começou cautelosa mas depressa as equipas decidiram apostar na conquista dos 3 pontos, afinal de contas o único resultado que realmente interessava. E, quando o jogo perdeu o contacto com o meio campo e decorria alternadamente nas duas áreas, eis que surge o caso do jogo. E, tal como o deliberadamente do Dragão, mais um caso bicudo e em prejuizo leonino. Temos a fama de nos queixarmos mas a verdade é que mesmo assim continuam a prejudicar-nos!

É mão na bola de Katsouranis? Obviamente! E pelos mais variadíssimos motivos. Em primeiro lugar a bola não foi chutada à queima roupa. Por incrivel que pareça, a bola veio de um lançamente lateral! Deste modo o grego tinha todo o tempo do mundo para evitar o contacto. Em segundo lugar o grego poderia ter razão se estivesse estático a olhar para a lua! Mas não esteve parado, bem pelo contrário, movimenta-se e de repente pára e permite que a bola pare o seu movimento a caminho da àrea. E aqui é que entra a intenção do inocente do grego. É evidente que, ao não tocar na bola, Romagnoli ilude Katsouranis. E, com essa simulação (propositada ou não foi excelente!), desposiciona o jogador benfiquista que, de repente, se apercebe da correria de Miguel Veloso, a aparecer nas suas costas e que se isolaria à entrada da àrea. Com toda a sua ratice e experiência, o grego move-se na diagonal e posiciona-se, a tempo, de evitar que a bola passe! Só que o fiscal de linha, que estava excelentemente colocado, vê a marosca. Ilibo Pedro Henriques de não ter visto porque estava encoberto pelo corpo do grego, mas não posso ilibá-lo por não ter aceite a indicação do seu auxiliar! Algo nunca visto! Todas as campanhas posteriores para minimizar esta situação só demonstram o clubismo doentio de quem tem o dever e obrigação de passar por cima das suas paixões e ser isento. É penalti e é evidente! E custou ao Sporting 2 pontos, já que o grego era igualmente expulso! E vir falar em penalties sobre cebolas ou pretos anões é tão ridiculo que não merece qualquer comentário. O lance de João Moutinho é forçado e ainda fora da area como a imagem documenta e, muito embora ninguém tenha visto nada no lance em que Ronny falha o remate na bola e onde o cebolão uruguaio desliza pelo corpo do brasileiro, parece que a contra informação forçou tal lance para que surja um 2-2 em penalties por assinalar! Que falta de vergonha, que falta de vergonha! A vitória poderia ter caído para qualquer um dos lados mas como os lances de penalti são para assinalar assim como as respectivas sansões disciplinares, não restam dúvidas que dificilmente se pode ignorar o roubo da Luz. Voam mais 2 pontos e não tarda começa a surgir a imagem de um campeonato decidido por equivocos anti-Sporting, a igualar o feito da mão de Ronny da epoca passada. Assim também era tri campeão de F1, mesmo correndo de triciclo! Ganhem vergonha!


Soccerlinks - the soccer website directory