Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, setembro 12, 2007

Ricardo 1 Nuno Gomes 3

Hoje joga-se boa parte das possiblidades de apuramento de Portugal para a fase final do próximo Europeu de futebol a realizar na Suiça e Aústria. Não só no confronto com a Sérvia mas igualmente no duelo entre os dois primeiros classificados do grupo, Polónia e Finlândia. Não tem sido, de facto, uma fase de apuramento brilhante para Portugal, mas a expressão “fase de apuramento” diz tudo, não é aqui nem agora que se deseja o máximo de esforço, concentração e dedicação dos tugas. Alguém já viu um sprinter dos 100 metros fazer tempos abaixo dos 9.95s nos apuramentos antes da final da prova? Não, e a razão é óbvia. Passe a comparação, não tão despropositada quanto isso, o mesmo se verifica nestas fases de apuramento. E vejamos o exemplo de uma selecção de topo, a italiana. Apuraram-se à rasca para o Mundial de 2006 e o apuramento para o Euro2008 será igualmente por photo-finish! Mas o importante é estar presente quando o momento realmente importa, estar em forma, quer fisica quer mentalmente, em Junho de 2008 e durante 3 semanas. A memória de todos os portugueses que assobiam e criticam a selecção, é curta! Um dos melhores apuramentos de todos os tempos, se não mesmo o melhor, foi o que nos levou ao Mundial2002. Mas a verdade é que, em Abril de 2002, a escassos 2 meses do inicio da competição, apanhar 4-1 no Bessa frente à mesma Finlândia que agora nos incomoda (e só quem não segue minimamente o futebol europeu é que não se apercebeu do crescimento qualitativo do futebolista finlandês…), antevendo desde logo um péssimo Mundial, como se veio a verificar.

Contas feitas, o que interessa é o apuramento, mesmo que o mesmo seja conseguido com um 2º lugar e obtido somente no ultimo minuto do ultimo jogo, curiosamente frente á Finlândia mas em solo luso. O jogo de hoje frente à Sérvia não é vital para Portugal, ao contrário do que boa parte dos abutres desejosos de ver fracassar Scolari insinuam. É vital isso sim para a Sérvia que não pode dar-se ao luxo, sequer, de empatar! E, caso se confirme a vitória portuguesa, ficarão 3 candidatos para 2 vagas, sendo que Portugal terá um jogo a mais para realizar que os outros dois candidatos, Polónia e Finlândia. Afinal, onde está o drama?



Quanto ao jogo do passado sábado, o empate a 2 frente à Polónia, ficam algumas decepções e a constatação de algumas verdades indesmentíveis. A decepção passa naturalmente por constatar que Portugal não tem jogadores para 2 posições em campo: defesa esquerdo e ponta de lança. E, com tanta vontade em naturalizar brasileiros, não entendo porque não o fazem para posições onde eles, ao menos, sejam úteis. Como se viu em Bruno Alves, nasce mais um central para a selecção portuguesa! Para quê Pepe? Não vejo a mesma atitude e vontade em forçar Liedson para adoptar a nacionalidade lusa. Será porque não joga ou jogou de azul e branco? Se vamos adulterar o produto nacional, ao menos que o façamos com inteligência. Outra decepção desse jogo passa pela inoperãncia defensiva do meio campo português, culpado nos dois golos polacos, ao permitir remates de longa distância sem oposição. E aqui brilha Deco, curiosamente mal colocado nos dois remates! Está sem forma fisica, está bom para receber a bola parado a meio campo e avançar com ela. Mas é isso que queremos e precisamos?

A verdade indesmentível desse jogo é que há portugueses que adoram bodes expiatórios. E Ricardo, a par de Solcari, é o preferido! No primeiro golo, apesar da excelente defesa ao primeiro remate, para o lado como mandam as regras, fica com as responsabilidades, muito embora Deco, Petit e Maniche nada tenham feito para fazer oposição ao primeiro remate e o morcão do Miguel ter ficado a ver a banda passar na recarga que daria golo! E que dizer do segundo golo, o tal que Record chama de frango? Em primeiro lugar Deco faz figura de corpo presente e acobarda-se à primeira eminência de remate, encolhendo-se. E depois, se a bola fosse para golo, Ricardo teria feito uma excelente defesa, salvando os 3 pontos! E aqui termina a história do lance, ponto final. O que sucede a seguir só poderá ser entendido por frango pelos mesmos que acham que a selecção portuguesa de basket é fantástica! Acho que me faço entender…

Para terminar, e como leitor cada vez menos assiduo de Record, não posso deixar aqui uma velada critica. Li o mesmo no Domingo passado, em viagem para me entreter das quase 4 horas de tédio. E mais valia ter comprado a Caras ou outra coisa qualquer. Como é que se dá 1 a Ricardo e 3 a Nuno Gomes numa escala de 0 a 5? Viram o mesmo jogo que eu? Que todos os portugueses excluindo os lampiões narcisistas e hermafroditas (que ainda são uns largos milhares…)? Acabem lá com a lenda de que a Amelinha joga bem de costas para a baliza! Ele deve fazer algumas coisas boas de costas mas não é jogar futebol seguramente. Foi Zero! Mas um Zero na escala Kelvin! E ainda andou o filho do Saddam a vergastar uns infelizes amadores que jogavam na equipa iraquiana de futebol sempre que perdiam! Preferia, sem sombra de qualquer duvida, a ponta de lança de qualquer equipa que participa no Mundial de Futebol Feminino. Pelo menos, ao ver o falhanço que a Amelia fez apos desvio de Bruno Alves, sempre podia dizer: é mulher!

Para acabar, fica o recado para os tugas que se apresentarem no onze inicial frente á Sérvia, especialmente para o Deco: vejam a forma sentida e emocionada como “Os Lobos” escutam e cantam “A Portuguesa”. Se a vontade de não arranjar lesões para não regressar ao banco do Barcelona é assim tão grande, ao menos disfarça durante o hino. Para ar de tédio já bem basta a tua atitude em campo. Não ficava nada mal uma lesaozita com a camisola das quinas, sinal de esforço. Mais depressa corta o cabelo a Amélia…


1 Comments:

At setembro 12, 2007, Blogger Ricky_cord said...

O exemplo da atitude dos “lobos” em campo devia ser seguido pelas “vedetas” da selecção de futebol. Foi arrepiante ver aqueles homens a cantar o hino com tamanha alegria e vontade, havendo até alguns a chorar de emoção. E será que algumas das “pseudo-estrelas” do futebol abdicavam das suas férias para representar o seu país? Não me parece. São necessários mais apoios e atenção para este desporto.

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory