Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quinta-feira, abril 06, 2006

CASO INOCÊNCIO CALABOTE

Sou do tempo em que o FC Porto não tem razões de queixa das arbitragens e de quem manda nos arbitros. Bem pelo contrário! O futebol que vejo nos ultimos 20 anos foi dominado pelo clube portista, por mérito, também, mas igualmente devido a muitas manobras de bastidores, sobretudo nas arbitragens. Pior cego é aquele que não quer ver. E já se sabe como reage um portista a uma critica... fala em Salazar, em 25 de Abril e em Calabote. Ou seja, para eles o que se passa do 25 de Abril para cá é só honestidades e antes do Dia da Liberdade o seu Porto só não ganhava porque era constantemente prejudicado! A isto chama-se desonestidade intelectual ou pura estupidez! E como tive acesso a esta versão dos factos, apesar da fonte não ser uma fonte imparcial, sempre tem factos e não boatos ou lendas! Aqui fica um excerto de uma publicação (no final está link da mesma) que tenta dar a conhecer aos mais novos os factos daquela tarde de 22 de Março de 1959. Boa leitura!

"Onde se recorda a célebre arbitragem do Benfica-Cuf (7-1) da última jornada do campeonato de 1958/59 (ganho pelo FC Porto), jogo que, diz-se agora, o árbitro terá prolongado por dez minutos, à espera de um golo que daria o título ao Benfica. Nem o Benfica ganhou esse campeonato, nem o jogo demorou tanto: o árbitro deu não mais de três a quatro minutos de descontos, plenamente justificados pelas constantes perdas de tempo dos jogadores adversários. Basta reler os jornais da época…

Desde os anos oitenta, quando se acentuou o domínio do FC Porto sobre a arbitragem nacional, culminado, duas décadas depois, com a tardia “Operação Apito Dourado”, passou a ouvir falar-se muito no antigo árbitro Inocêncio Calabote e nos favores que teria feito ao Benfica num célebre jogo com a Cuf na última jornada do Campeonato Nacional de 1958/59 (22 de Março), terminado com o resultado de 7-1 e que teria tido, no dizer de quantos o recordam agora, dez minutos a mais, dados pelo árbitro à espera que o Benfica marcasse mais um golo que lhe daria o título. Nada mais falso.

Quando se chegou à 26ª e última jornada deste campeonato, marcado por inúmeros casos (ver texto à parte), FC Porto e Benfica estavam igualados em pontos e na primeira fórmula de desempate, já que haviam empatado os dois jogos entre ambos. O FC Porto tinha então uma vantagem de quatro golos na diferença total entre tentos marcados e sofridos, pelo que tudo se iria decidir na última jornada, nos jogos Torreense-FC Porto e Benfica-Cuf. Apesar de uma e outra destas equipas estarem em perigo de descer de divisão (o Torreense desceu mesmo e a Cuf acabou por ter que disputar o então chamado Torneio de Competência com os melhores classificados da II Divisão), é muito natural que tanto os jogadores da Cuf como os do Torreense tenham tido prémios especiais (e secretos) para dificultarem a vida aos dois candidatos ao título.

Rádios acesos e… seis minutos de atraso

Sem televisão a transmitir, era através da rádio que, num e noutro campo, os adeptos iam seguindo a marcha dos marcadores. E a grande questão, que dá origem a todos os exageros que hoje se propalam, residiu no facto de o jogo do Benfica ter começado seis minutos mais tarde que as tradicionais 15 horas, então o horário de início de todos os jogos. A nossa equipa demorou a entrada em campo o mais que pode, de forma a poder vir a beneficiar do conhecimento do resultado em Torres Vedras, facto que levou a que o clube fosse então (justamente) multado. Esses seis minutos (mais uns “pozinhos” no segundo tempo) juntos com os três a quatro minutos que o árbitro prolongou o jogo para compensar percas de tempo, levou a que o jogo da Luz tivesse terminado apenas mais de dez minutos depois do de Torres Vedras, tempo durante o qual a equipa do FC Porto esperou em pleno campo, para depois festejar a conquista do título. E foi essa longa espera, superior a dez minutos, que deu origem à lenda-Calabote, que tão aproveitada (e distorcida) tem sido ao longo dos tempos. O Benfica não foi em nada beneficiado com essa arbitragem. E o árbitro até teria tido todas as possibilidades de «dar» o título ao Benfica, já que o nosso clube marcou o seu último golo aos 38 minutos da segunda parte e, quando o jogo de Torres Vedras terminou, o Benfica ainda teve cerca de dez minutos (seis regulamentares e mais três a quatro de “descontos”) para marcar aquele que lhe daria o título.

O que disseram os jornais

Folheando os três jornais desportivos da época, nada faria supor que, várias décadas depois, o jogo fosse tão falado. Vejamos o que então se escreveu sobre o tempo de desconto, não sem que, antes, se recorde que, na altura, a missão dos árbitros era bem mais difícil, pois não havia cartões amarelos, o guarda-redes podia passear com a bola na grande área, batendo-a no chão as vezes que entendesse e a demora nos lançamentos da linha lateral não era castigada com lançamento a favor da equipa adversária. Mas vejamos o que disseram os jornais. Alfredo Farinha, em “A Bola”, foi bem claro: «O recurso sistemático aos pontapés para fora do rectângulo, a demora ostensiva na marcação dos livres e lançamentos de bola lateral, as simulações de lesionamentos, o uso e abuso, enfim, de todos esses vulgarizados meios de “queimar tempo” (…) dificilmente encontram, no caso de ontem, outra justificação se não esta: a Cuf não jogou, exclusivamente, para si mas também para uma outra equipa (a do FC Porto) que estava à margem da luta travada na Luz.» Mais adiante, na apreciação ao trabalho do árbitro, acrescenta Alfredo Farinha: «No que se refere ao prolongamento de quatro minutos, cremos ter deixado, ao longo da crónica, justificação bastante para o critério do Sr. Inocêncio Calabote.» No “Mundo Desportivo”, Guilhermino Rodrigues não comungava da mesma opinião, mas até considerou menor o tempo de desconto e acabou por o justificar: «Exagerado o período de três minutos que concedeu além do tempo regulamentar para contrabalançar os momentos gastos em propositada demora pelos cufistas.» No “Record”, em crónica não assinada (um antigo hábito do jornal), uma outra opinião: «Deu quatro minutos (…) pela demora propositada dos jogadores da Cuf – alguns deles foram advertidos – na reposição da bola em jogo. Não compreendemos porque não usou do mesmo critério no final do primeiro tempo, dado que aquelas demoras se começaram a registar desde início.» Esclarecedor…


Dois “penalties” indiscutíveis, Um só duvidoso

A acrescentar à fantasia dos dez minutos de descontos, há também quem fale nas três grandes penalidades que o árbitro assinalou a favor do Benfica. Os jornais foram unânimes em considerar indiscutíveis o primeiro e o terceiro e apenas o segundo deixou dúvidas. “A Bola”: «Quanto aos “penalties”, não temos dúvida de que o primeiro e o terceiro existiram de facto; dúvidas temos, porém, quanto ao segundo, pois Cavém, ao que se nos afigurou, não foi derrubado por um adversário, antes foi ele próprio que se descontrolou e desequilibrou.» “Record”: «Regular comportamento no julgamento das faltas. Só não concordamos com a segunda grande penalidade. A falta existiu, na verdade, mas só por ter sido executada fora de tempo merecia livre indirecto.» “Mundo Desportivo” (a propósito do segundo penalty): «Cavém obstruído quando perseguia a bola dentro da área. A falta só exigia livre indirecto.”

Já agora, recorde-se também a declaração de Cândido Tavares, treinador da Cuf, ao “Mundo Desportivo”: «O resultado justifica-se. Mas o árbitro foi demasiado longe na marcação das grandes penalidades. Não achei justo que assim sucedesse. Pena foi que não adoptasse agora no final o mesmo critério, não assinalando um autêntico “penalty” quando Durand derrubou Cavém. Era quanto a mim mais razoável.” Elucidativo! Se o árbitro tivesse desejado “oferecer” o título ao Benfica teria tido flagrante oportunidade…


FC Porto marcou dois golos no fim e Torreense acabou com nove

O outro jogo decisivo da última jornada deste campeonato de 1958/59 foi o Torreense-FC Porto. O FC Porto entrou com quatro golos de vantagem sobre o Benfica (na decisiva diferença total de golos) mas, ao intervalo, o Benfica já estava em vantagem: ganhava por 5-0 à Cuf, enquanto o FC Porto vencia em Torres Vedras por 1-0. Entretanto, na Luz o resultado foi fixado em 7-1 quando havia sete minutos para jogar, mas em Torres Vedras, a dois minutos do fim, o FC Porto fazia 2-0 e, a vinte segundos do final, Teixeira marcou o terceiro e decisivo golo. O Benfica jogou ainda dez minutos, mas não conseguiu o golo que lhe faltava. O Torreense, que sofrera o primeiro golo quando tinha um jogador fora de campo, lesionado, jogou com dez jogadores, por expulsão de Manuel Carlos, desde os 20 minutos da segunda parte, e ainda viu ser expulso outro jogador a seguir ao 2-0 (por pontapear a bola para longe depois do golo), sofrendo o 3-0 quando já só tinha nove homens em campo. Casos houve, pois, no jogo Torreense-FC Porto, com a arbitragem de Francisco Guiomar a ser contestada pelos jogadores locais…"
.
.
.
.
Mais informação em:

15 Comments:

At abril 09, 2006, Anonymous Anónimo said...

Depois desta lenga lenga toda, deve haver qualquer coisa que não esta acesa como os Radios e eu que pensava que os Radios estavam ligados ou será que nessa altura os radios funcionavam a pitrólio?

 
At fevereiro 12, 2007, Blogger Unknown said...

"Ou seja, para eles o que se passa do 25 de Abril para cá é só honestidades e antes do Dia da Liberdade o seu Porto só não ganhava porque era constantemente prejudicado!" O K ESTAS A DIZER E RIDICULO POIS TDS SABEMOS K O PORTO FOI PREJUCICADO PELO SALAZAR.... e olha k eu ate gosto do salazar, mas k o porto foi claramente prejudicado foi....

 
At dezembro 05, 2007, Anonymous Anónimo said...

Esta fabulosa tese é suportada pelo que esse "grande jornalista imparcial do jornal A BOLA" de nome Alfredo Farinha escreveu na altura...
Patetico!!

 
At março 19, 2008, Blogger vertical-align said...

Excelente fontes de pesquisa... a imprensa... em Portugal... em 1959... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Mas foi bom de ler, dá ainda mais gozo festejar o Tri. Saudações.

 
At abril 02, 2008, Anonymous Anónimo said...

"...E como tive acesso a esta versão dos factos, apesar da fonte não ser uma fonte imparcial..."

"Mais informação em:
http://www.slbenfica.pt/pdf/verdadesdeturpadas.pdf"

Quanto à fonte, e juntando a este sitio, o facto de este artigo se basear na imprensa portuguesa de 1959, está tudo dito.

Em relação ao facto de o Benfica ser beneficiado por Salazar - a título de exemplo - basta lembrar que foi o próprio Eusébio a assumir, em recente entrevista à RTP, que Salazar não permitiu que se trasferi-se para o estrageiro, por o considerar património do estado.

Mas va la, fica uma menção honrosa pelo seu esforço em escamutear a verdade...

 
At abril 02, 2008, Blogger El Pirata said...

OLha que tem piada, num blog de um sportinguista convicto, residente e natural da fantastica cidade do PORTO, fartinho até aos ossos de ouvir as carpideiras portistas falar em Salazar e Calabote quando têm um fabuloso vigarista no comando da sua nau quase tanto tempo quanto durou a ditadura (lol, tem piada, com tantos anos nao conheço nenhum democrata digno desse nome, até porque vai contra os principios democraticos, ou nao ha mais um portista com competencia para liderar, honestamente, o clube????...) resolvi, sem ter nada a ver com os dois clubes em causa, procurar noticias que diferissem dos 15 minutos de desconto e dos 6 penslties que todos os portistas falam desse jogo!!! Opah, ganhem juizo!

Para começar quem me dera equipas leoninas com jogadores da categoria soberba de um Figo tivessem ganho um campeonato! Sim, voces choram, mas esse campeonato de 59 foi pro vosso bolso! Os da decada de 90 nem vê-los pros lados de Alvalade. Como tal baixem o tom da arrogancia e ganhem mais sensatez, pensem pela vossa cabeça e nao pela do vigarista do vosso presidente, pelo menos uma vez na vida!


Adiante. Tem piada, querem ver que os casos que acontenceram no jogo do Torreense, com os da casa a acabar com 9 e com o Porto a marcar 2 golos no fim... nao existiram??? Sao ficçao da imprensa??? Quem tem essa convicçao que se atire ao Douro! Nao ha pachorra!

Quanto aos factos que ocorreram na luz frente à CUF, os tais 6 minutos de inicio de jogo de atraso relativamente ao do Porto para se ir sabendo o resultado em avanço... nao se faz isso ainda hoje? Nao tanto, mas daí a considerar esses 6 minutos como temp ode jogo é tao desonesto como o Pinto da Costa! No minimo...


Contas feitas, nao vejo artigos ou noticias das vossas fontes para contrariar o que aqui vem escrito. Só bate bocas, só cuspidelas para o ar... e a convicçao que agora é tudo honesto! Sabem o que é isso? É como condenar um criminoso e de seguida cometer crimes e assumir que nao os comete! Quanto muito tenham a honestidade de assumir a vossa posiçao, que nao diferirá da que tenho de vós: ai o benfica roubava e ganhava, agora é a nossa vez!

Mais vale serem honestos convosco proprios e rirem-se das sacanagens do vosso presidente que vos dá direito à festa anual em redor do estadio, festa essa ignorada por 95% da populaçao portuguesa. E provavelmente é isso que vos doi mais, a falta de reconhecimento de mérito. Por mim, enquanto por lá andar aquele Papa (moscas) nao revejo nas vossas vitorias somente merito, ha sempre a suspeiçao, propria de quem, qual ditadura, tem os mesmos homens nos mesmos cargos desde o tempo da Maria Caxuxa!

 
At abril 09, 2008, Anonymous Anónimo said...

é caso pa dizer ou és burro ou otario...bem fico me pelas duas ahaha
foste a uma fonte do slb? ahaha
ta boa ahahahah

eu sou do vitoria de guimaraes e nao sou tao tapado ahahah

 
At abril 09, 2008, Blogger El Pirata said...

podes nao ser tapado mas burro nao tenho duvidas.

E se es vitó... está tudo explicado :D

 
At abril 24, 2008, Anonymous Anónimo said...

1- Mas o jornais eram imparciais na época??
2- Foi irradiado porque? deve ter sido uma arbitragem porreira deve.

 
At maio 14, 2008, Anonymous Anónimo said...

Um ex-árbitro internacional falou abertamente da oferta de prostitutas por clubes europeus , entre os quais Sporting e Benfica .



As mulheres que amaram MR. King


Howard King, com 49 anos, era um árbitro de categoria. Costumava ser designado para os grandes choques entre os mais importantes clubes ingleses e entre os principais da Europa nas competições da UEFA.A sua primeira declaração ao referido jornal é esta :

"Quando precisava de uma rapariga dirigia-me a intermediários dos representantes do clube que me parecia mais vulmerável e dizia-lhes:" Este jogo é muito importante para vocês: carecem da qualificação e o árbitro serei eu, a menos que arranjem as coisas de forma a que possa levar a rapariga comigo garanto-vos que a vitória não será vossa ."



Estarrecedor, não é?!



"TEMOS DE VENCER AMANHÃ, MR.KING !"

Essas exigências, segundo MR. King revelou ao News of the worl, só tinham lugar quando os jogos que ia arbitrar envolviam clubes do continente. Uma das mais escândalosas propostas que recebeu verificou-se em Lisboa , antes de um importante encontro entre o Sporting e o Dínamo de Minsk. Confessa King

"Nessa noite levaram-me a um clube, em Lisboa, onde se encontravam muitas raparigas das mais belas e bonitas. O fulano que me acompanhava disse: "Escolha!" Respondi que não compreendia o que aquilo significava, mas ele esclareceu : " "E eu, claro, escolhi uma loira, alta, a mais bela mulher que vi em toda a minha vida ."

Isso foi em 1984. O Sporting venceu por 2-0. O árbitro inglês jura a pés juntos que não favoreceu nenhum dos clubes intervenientes. Disse, ainda que, depois do jogo, um delegado do D.Minsk entrou na cabine para entregar-lhe um presente mas encontrou-o abraçado a um antigo amigo português, um dirigente federativo: "As coisas em Lisboa eram boas em demasia !"

"A UEFA sabe perfeitamente o que se passa quanto a hospitalidades de quarto de cama mas nada faz para o impedir. Enviaram-me prostitutas em quase todos os países onde arbitrei: na Rússia, Alemanha, Portugal, holanda, Espanha, Dinamarca. Entre 1983 e 1993 arbitrei jogos que nevolviam clubes como Barcelona, Benfica, Sporting, Ajax, PSV, Hamburgo ou Bayern. Mandaram-me mulheres para os quartos em, pelo menos, 12 ou 15 ocasiões. Tratava-se de raparigas na casa dos 20 anos, quase sempre belas figuras. Não se comportavam directamente como subornadoras mas sabiam muito bem o papel que estavam a representar e, invariavelmente, diziam saber quem eu era. Isso fazia parte de um metódo que os clubes utilizavem na esperança de ganhar vantagens e experiência ."





ENTRA O BENFICA



Em 1992 MR. King regressa a Portugal para dirigir o Benfica- Sparta de Praga. Eis as suas afirmações :

"O valor dos presentes que me enviaram excedeu em muito o limite de 40 libras (cerca de 10 contos) a que estamos autorizados. Fui almoçar com o delegado da UEFA a esse encontro, que era, simultaneamente o presidente do Comité de Arbitragem da UEFA, que ao ver as prendas que eu recebera disse imediatamente: " Você está a colocar-se em situação dificil !" Claro que concordei, mas a arbitragem no dia seguinte não deu margens para reparos. Não lhe falei, no entanto, na rapariga que esteve comigo na noite anterior. Ela não me pediu dinheiro e eu , como é natural , nada lhe ofereci ."







Isto é o que estão a tentar branquear. Na década de 80 e 90 não havia escutas nem telemóveis? Esta entrevista saiu no jornal A Bola e ninguém quis procurar a verdade talvez porque o campeonato da 2ª circular não interessa-se a muita gente. Foi com esta entrevista que eu percebi porquê que o F. C. Porto andou 19 anos sem ganhar nada. Se isto acontecia para a taça UEFA é porque acontecia o mesmo no campeonato português. Os santinhos e donos da verdade deviam explicar isto e dar o mesmo tratamento que estão a dar ao F. C. Porto. Em Portugal é assim que funciona, o mérito é sempre do 2º e 3º classificado desde não seja o F. C. Porto, se isto fosse PORTOGAL IRIAMOS VER ONDE É QUE ANDAVAM ESSES DONOS DA VERDADE.



“Na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... MAS NUNCA DERRUBADO."

 
At julho 07, 2008, Anonymous Anónimo said...

BELO post e vem dar provas que Calabote não passa de um mito empolgado por um senhor que so tem a ganhar com a guerra Porto-Lisboa. tudo serve para desculpar o Pinto da Costa até as mulheres do Mr.King depois de sabermos quem é Reinaldo Teles o qual é o seu ramo e onde foi o Pintinho buscar a Carolina... 25 anos é muito até para uma empresa qt mais para um clube de futebol. agarrar o poder de um clube para gerar a sua riqueza sem que haja um unico opositor é mmuito mau sinal e só não vê quem não quer... ja nem falo de fruta,quinhentinhos e calheiros,etc,etc... as fontes que aki se referem são sem duvida mais crediveis que a Palavra de Corrupto que voces portistas veneram. eu tenho vergonha de ter presenciado uma direcção com um tal de Vale e Azevedo no meu clube mas mais vergonha tenho de um país que teme um presidente de um clube que nada fez por este país que não tenha caminhos obscuros.

 
At agosto 31, 2009, Anonymous Anónimo said...

LOL.... ora aí está. Este senhor, baseado em provas irrefutaveis oriundas do SLB (ou afiliados) provou aqui, sem margem para dúvida, que afinal é tudo mentira e que AFINAL o FCP é que foi beneficiado nessa jornada. É pá, sinto-me honrado por ter lido isto. Ter estado 'á sombra' do génio literário deste senhor.
Depois de ter produzido tão elevada peça escrita proponho agora que suba a uma das torres de iluminação do estádio do SLB, se regue com gasolina, acenda um fósforo e se atire abaixo a arder (não sei porquê sempre gostei de ver merda arder... tenho que falar com o meu Psicanalista).


Ps. Se na queda conseguir atingir o Vieira ficamos agradecidos.


Obrigado caro senhor.

 
At fevereiro 21, 2010, Anonymous Anónimo said...

Opah mas k culpa têm os Benfiquistas do nosso ex ditador ter bom gosto e ser do Benfica?ao menos meteu o futebol portugues no mapa logo nakela altura,,,e voces portistas...nao valem uma merda,anos e anos de resultados adulterados,hoje em dia ke se prima pelo fair play...se os jogos antigos nao tem importancia, a relação Salazar Benfica tambem não,olhem mas é pa merda feita hoje em dia que até na PJ ele puxa cordelinhos,,,a sério...fikem la com o vosso orgilho de merda pk kd o pintinho morrer...limpem se

 
At fevereiro 21, 2010, Blogger Viriatus said...

Parabéns! Isto está ao nível de um trabalho das novas oportunidades que dá equivalência ao 9ºAno. Ou então você não deve ter mais de 15 anos. É que fizesse um trabalho de pesquisa mais aprimorado, introduziria variáveis como a censura que era efectuada a todas as publicações, rádios, televisão, as perseguições a jornalistas (semelhante mas pior do que aconteceu a Mário Crespo ou Manuela Moura Guedes), a PIDE, etc. Então você acredita mais no que saía nos jornais da Alemanha entre 32 e 45 ou no relato das pessoas? Cá para mim, você também pensa que não houve holocausto...só porque os jornais da época não falaram nisso! O relato das pessoas que viram o jogo no estádio diz que foram 10 minutos, tire você agora as suas conclusões! Quanto à rádio, lembre-se que nenhuma estava isenta, tanto que a revolução de Abril começou precisamente com a ocupação de uma rádio! A sua grandiosa pesquisa histórica acaba de uma forma brilhante: remete para um ficheiro .PDF do site do SLB! Parabéns!

 
At setembro 28, 2011, Anonymous Anónimo said...

O TRISTE DE MUITAS DESTAS ESTÓRIAS, QUE NÃO LI TODAS, (NEM 5% DELAS) É QUE TODA A GENTE DE FUTEBOL E PELO FUTEBOL, PERCEBE MUITO E DEGLADIAM-SE. PELA POLÍTICA QUE NOS ATIRA PARA O CAIXOTE DO LIXO,QUE NOS ACHINCALHA E NOS SUGA ATÉ AO TUTANO, NÃO SE INTERESSAM. DÁ MUITO TRABALHO PENSAR!

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory