Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

segunda-feira, abril 03, 2006

Liga BetandWin - 29ª Jornada


Não é por acaso que Lucilio Baptista, Pedro Henriques e Paulo Baptista são os escolhidos para ilustar a jornada 29. São eles o rosto desta jornada. Comecemos pelo Lucilio.

Em Guimarães, no jogo crucial para o Sporting se assumir definitivamente como grande candidato à vitória final no campeonato, e contra os prognósticos de muita gente que via em Lucilio Baptista um fiel escudeiro leonino, as maiores dificuldades que foram colocadas aos leões não foram aplicadas pelos jogadores edversários nem pelo publico vimaranense fanático, mas sim pelas incorrectas decisões do arbitro e seus assistentes! Senão vejamos:

- 3 foras de jogo mal assinalados na primeira parte, em lances em que os atacantes leoninos ficavam isolados ou em vantagem numerica

- 1 penalti evidente cometido por Cleber sobre Koke, já na segunda parte

- 1 golo anulado a Liedson que, ao contrário do que dizem os comentadores da Tv, deixa fortes duvidas quanto à posição irregular do atacante leonino. Estar em linha relativamente à posição da bola quando esta é rematada por Sa Pinto não é fora de jogo. E câmaras colocadas na diagonal da jogada. e não na vertical da mesma, deixam, no minmo, duvidas quanto ao lance. Não certezas absolutas, como as que os comentadores (já regresso a eles…) denotaram possuir!

- 1 lance mal interrompido por saída de bola do terreno de jogo, quando Carlos Martins a domina em cima da linha de fundo! A jogada prosseguiu por pés de Deivid e ficava o jogador leonino com somente um defesa e Liedson! Iminente jogada de golo mal anulada! E um verdadeiro insulto ao esforço de um jogador que “deu o litro” para impedir a saída da bola! Há certos bandeirinhas que nunca chegarão a auxiliares! Panascas!

Como se pode deduzir foram erros a mais para somente um jogo. Lucilio Baptista esteve mal, safando-se no entanto de uma terrível arbitragem pelo facto de não ter admoestado Anderson Polga e Nani. Existiram motivos? Não, nenhuns! Mas não tenho duvidas que, caso esse arbitro estivesse comprado, te-los-ia exibido! Foi apenas uma má arbitragem, que no entanto poderia ter corrompido a verdade do jogo.

Avançando para o Restelo. Se é verdade que o Benfica se pôde queixar de um penalti por assinalar a seu favor no jogo com a Naval (2 pontos a menos, segundo contas do Veiga), que dizer das arbitragens em Vila do Conde (3 pontos ganhos quando, no máximo, levavam 1), em casa com o Braga (penalti de Petit por marcar…) e, para cumulo, 2 penalties nitidos por marcar no jogo do Belenenses! Ou seja, por causa de um penalti no tal jogo com a Naval, o Benfica acumulou 9 pontos nos ultimos tres jogos quando, no máximo, teria conseguido 3 ou 4 pontos! Somando os tais dois pontos tão chorados no jogo frente à Naval daria um total de 6 ou 7 pontos nas ultimas 4 jornadas, ao invés dos 10 pontos conseguidos! Porque está calado Veiga? E o LFV? Será porque têm vergonha na cara para falar? Não, isso de certeza que não têm, senão não teriam aberto a boca este ano, depois do que se passou na epoca passada.

Quanto ao jogo do Porto. Era à partida um jogo acessível, frente a um adversário desfalcado e com os pés metidos na cova. Tão acessível era que os jogadores portistas se fiaram na virgem (não estou a falar do Paulo Baptista) e quase nem corriam. O caso do jogo dá-se aos 44 minutos quando o GR Paulo Jorge se lesiona. Com uma primeira parte sem problemas e a decorrer a passo por falta de vontade dos portistas em fazer pela vida seria de esperar zero minutos de desconto! Pelo menos é assim na Liga dos Campeões! Têm pressa? Corram na segunda parte! Excelente politica dos arbitros europeus. Mas não, cá o nosso Paulinho achou que uma assistencia ao GR que não durou mais que 90 segundos, era merecedora de 3 minutos de compensação! Se a questão era compensar os adeptos pela porcaria de jogo, então 3 minutos eram de facto muito pouco! Eu devo ser bruxo por ter adivinhado, logo ali, no que ia dar! Só não adivinhei que a pouca vergonha fosse tão grande! Como assim? Eu explico. E posso explicar correctamente porque eu passei os 3 minutos, não a ver 22 estarolas a correr atrás de uma bola (perdão, 21 estarolas e o Quaresma, que é, definitivamente, um caso aparte na mediocridade geral) mas sim a olhar pro relógio. Pois passo a descrever: aos 3 minutos do desconto anedótico dado, o Gil ganha um livre no meio campo portista. Tranquilamente demoram o seu tempo a executar o mesmo, aos 3.20m a bola é aliviada da area portista e aos 3.40m a bola sai pela linha lateral, no meio campo gilista! Atentem bem, 40 segundos depois do tempo dado. Apreciei a pressa dos portistas, como se estivessem no fim do jogo. Escusado será dizer que aos 4 minutos a bola entrava na baliza. Fantástico! Não esquecer que Paulo Baptista assinala os 3 minutos de desconto já após a lesão do GR gilista! A partir daí, e como para ver palhaços vou ao circo, mudei de canal e aguardei pelas noticias de uma goleada portista. Mas não, mesmo assim foi necessario reduzir o adversário a 9, mais um penalti inexistente, para o beberolas do comentador, todo exaltado, anunciar que o Porto tem o melhor ataque e a melhor defesa. Como se isso fosse um tratado válido para anunciarmos desde já o campeão!

Por falar em beberolas retomo o jogo de sabado, em Guimarães. Que Carlos Carvalhal é um treinador rasca, já não restam muitas duvidas. Que não consegue esconder o seu portismo, sobretudo quando as suas equipas jogam contra o fcp ou quando as suas equipas jogam contra benfica e Sporting, também é por demais evidente. O que eu não esperava era que a SportTv o contratasse. Pelo conhecimento que tenho do mundo do ténis, sei que os comentadores televisivos têm ao seu dispôr um bar na respectiva cabine. E não faltam relatos de muitos comentários feitos já bem regados. A SportTv deve, certamente, ter um bar ou mesmo uma adega na sua cabine de transmissão! É inacreditável como o Carvalhal consegue debitar disparates a uma velocidade estonteante. Exemplos? No lance entre Polga e Saganowski! Ainda antes da repetição já reclamava penalti e depois, mesmo vendo que o encosto é minimo, a queda aparatosa e que a bola já estava nas mãos de Ricardo, o bebado de serviço clama por falta, ainda com mais convicção. É nesta altura que excluo a cerveja como liquido causador de tal efeito. O pior vem depois, quando Koke é derrubado na area. Um lance sem espinhas que, mesmo após 3 repetições merece do comentador a seguinte bordoada: “é um lance dividido, muito duvidoso”! Confirmam-se as minhas suspeitas, a borracheira de Carvalhal é de bagaço rasca misturado com alcool etilico! Só um gajo em avançado estado de decomposição pode vomitar tamanhos disparates, ainda para mais tendo a responsabilidade de comentar o jogo na tv e não na tasca lá do bairro dele.

Deixando de lado os arbitros e os comentadores bebados (uma vénia para o maior bebado da tv, o Gabriel Alves, que conseguiu ver dois penalties pro benfica e equilibrio no jogo entre benfica e barcelona… és o maior oh Gabriel!) uma nota de destaque para um grande jogo de futebol em braga, entre o Sporting local e o Nacional. Grandes jogadas, inumeras oportunidades de golo e um golaço de Delibasic. Assim dá gosto ver futebol. O arbitro? Nem sei quem era, quando não dá nas vistas é que é bom, não?


E pronto, faltam somente 5 dias para decidir o vencedor do campeonato 2005/06. Espero que o sonso do Guilherme tenha um pingo de decência na nomeação do arbitro pro clássico de Alvalade e que, esse arbitro nomeado, tenha uma arbitragem isenta, imparcial e digna. Os protagonistas são os jogadores, deixem-nos decidir o campeonato. A eles e a Paulo Bento e Adriaanse cabem as responsabilidades! Como tal é bom que, em caso de derrota, possamos todos apoiar as nossas criticas nas decisões dos treinadores e nas (más) decisões de alguns jogadores, ao invés de termos como justificação a arbitragem! E não, não é desculpa nem mau perder, como se constatou neste ultimo fim de semana. Um arbitro pode decidir um jogo. Espero que tal não suceda no próximo fim de semana.

Soccerlinks - the soccer website directory