Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sexta-feira, maio 19, 2006

O Dilema Quaresma



Existem duas hipóteses para ver o problema Quaresma e a sua não inclusão no grupo de jogadores que Scolari convocou para o Mundial'06.

A primeira hipotese, ou como eu lhe chamo, a hipotese Obi Wan Kenobi, mostra que Quaresma pertence ao lado bom da força e está a ser castigado pelo malvado e pérfido Darth Vader, tambem conhecido entre os amigos como Scolari. Nesta primeira teoria Ricardo Quaresma é o injustiçado, perseguido por uma guerrilha entre dois homens (o já referido Darth Vader e o Yoda, mais conhecido nos seus bares de alterne como Srº Nuno) que não olham a meios para encherem os seus egos.

Ricardo Quaresma foi, entre Agosto 2005 e Março 2006, o melhor jogador da liga portuguesa. Se é notória uma quebra de forma na recta final do campeonato, também é evidente que, sem a sua preciosa contribuição, o Porto teria nulas hipoteses em sagrar-se campeão. Ou, pelo menos, tantas hipoteses quantas as que o Benfica tinha em ser campeão europeu (sonhar nao custa e, sobretudo, não doi...)! É um extremo puro, que joga e finta com os dois pés e cruza com grande precisão. Juntando a tudo isto ainda consegue ter boa relação com a baliza, sobretudo quando tudo parece perdido! Tendo as faixas laterais grande importância no modelo de jogo de Scolari, e convocando o brasileiro 4 extremos... é dificil entender qual o País que se dá ao luxo de prescindir do talento de um jovem explosivo. E a pergunta serve igualmente para o Barcelona...


A segunda hipotese, ou como lhe chamo, a hipotese Revenge of the Sith, mostra um inocente Quaresma que é atraído para as forças do Mal. Afinal o jovem cigano tem culpas no cartório e determinadas atitudes precipitaram a sua não convocação, de forma a manter os restantes 22 jogadores em harmonia.

Recuando uns 2 mesitos, no ultimo jogo preparatório da selecção, Ricardo Quaresma foi convocado! Qual seria o interesse em convocar o jogador para esse jogo se não houvesse intenção de o levar ao Mundial? No entanto certos acontecimentos posteriores precipitaram o final que todos conhecemos: a não convocação de Quaresma! Espanto? Vejamos: Quem não se recorda de ver, nas ultimas semanas, o anuncio da GALP, onde Postiga, Ronaldo e... Quaresma, comemoram a conquista do Mundial? Foi um golpe publicitário interessante, mas extremamente arriscado para o cigano! Quem lhe disse que estava convocado? Na altura tive clara noção que esse spot era um risco, se não mesmo uma provocação. A culpa não é de Quaresma, mas aceitar participar era o mesmo que dizer ao Scolari: "prepara-te que já vou a caminho!"

É motivo suficiente para não convocar um atleta? Não creio. No entanto o bad boy cometeu outro deslize (como se consegue fazer tanta asneira em tão pouco tempo, isso não sei)! Que lhe passou pela cabeça para que, em plenos festejos do titulo, e sabendo perfeitamente que estava a ser filmado, gritar a plenos pulmões: "slb slb filhos da puta slb"! Conhecendo a doutrina de Scolari, que impede a existência de focos de conflito no balneário, e sabendo que 3 ou 4 benfiquistas com o cognome "filhos da puta" seriam convocados... foi uma tremenda esperteza a atitude de Quaresma, não?

Mas não ficam por aqui os erros juvenis. Insultar Co Adriaanse, com palavras e gestos ofensivos, no momento da sua substituição no jogo do titulo, em que apenas um prudente Vitor Baia conseguiu domar a fera, é um mau exemplo de respeito pelas decisões do treinador. Se Luis Figo, por ter saído a resmungar directamente para o balneário, foi cruxificado pela opinião publica portista, porque razão tamanho branqueamento? Parece que afinal Scolari vê os jogos do Porto pela tv...

Bem, tudo somado temos motivos para a convocação e para a não convocação. Se fosse eu o treinador levaria o jogador, mas dando-lhe plena consciência que não estaria para aturar amuos nem tropelias de alguém que não tem ainda "status quo" no planeta futebol! Mas compreendo a atitude de Scolari. As razões que acima indiquei não andarão longe da verdade.

1 Comments:

At setembro 27, 2008, Anonymous Anónimo said...

parabens meu kuaresma!!!!....sei k fixexte anus ontem...mas so tiva agora a opurtunidade de te dar us parabens!!!amutiii<4

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory