Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

segunda-feira, maio 22, 2006

O Fim do Black-Out



Na leitura on-line de dois jornais desportivos deparei com duas entrevistas relativas a duas personalidades do FCP. Qual o meu espanto, tanto mais que não li em lado nenhum que o famoso "preto-fora" tinha sido abolido pelo inenarrável presidente portista. Mas é sempre bom ouvir (e ler) o que os artistas, do jogo que tanto nos diz, têm para dizer! Deveria sair um decreto para proibir todos os "pretos-fora" que são decretados todas as epocas. É uma vergonha. Quem se deve manter calado e sossegado são os presidentes e restantes dirigentes desportivos, assim como empresários e dirigentes federativos e associativos. Para quem tanto fala em ditadura... nada como agir como um ditador! Adiante. Aqui ficam uns excertos das respectivas entrevistas.


Adriaanse:

P: Num livro sobre o Ajax de Van Gaal, de que o Co Adriaanse fez parte, percebe-se como o individualismo é combatido e como as tentativas de destaque, a cor das botas, o penteado, o automóvel, são consideradas prejudiciais. Não é o seu pensamento?

R: Também é um processo evolutivo. No futebol actual, os jogadores são estrelas de cinema. Quaresma é uma estrela de cinema. Estão todos os dias nos jornais, na televisão, todas as semanas mudam de penteado, guiam carros caros e aparecem acompanhados por mulheres bonitas. Não se pode combater isso. Eu prefiro jogadores mais normais. O Paulo Assunção não usa brincos, chega sempre a tempo, nunca, nunca se atrasa. Mas também precisamos de Quaresma. As pessoas gostam de espectáculo e ele tem algo de especial nos pés. Um gesto de Quaresma pode dar em golo. Decidiu muitos jogos para nós. Porém, também é preciso ensiná-lo. 'OK, Ricardo, és um jogador especial, gosto de ti, as pessoas gostam de ti, mas não é espectáculo para 90 minutos e se estiver 0-0 tens de jogar para a equipa. Se estiver 3-0, podes dar o teu show. Porta-te bem'. O golo do Jorginho em Alvalade foi o mais importante de toda a época, mas a atitude do Quaresma também podia ter sido decisiva. Se o árbitro lhe tivesse dado vermelho, e devia ter dado, passaríamos a jogar com dez e o Sporting talvez ganhasse e talvez acabasse campeão na nossa vez. Foi preciso dizer ao Ricardo 'não voltes a fazer isso, estás a ganhar-nos o campeonato com as tuas acções, com os teus cruzamentos, mas também podes perdê-lo'. Tem de aprender. Se aprender, será um jogador melhor.

P: Há quatro extremos melhores do que Quaresma nos convocados da selecção portuguesa?

R: Figo e Ronaldo são melhores. Figo tem muita experiência.

P: Há mais dois.

R: Pois, o Boa Morte e o Simão. O Simão é muito experiente e muito bom nos livres. Muito bom. Fez muitos golos para o Benfica. Mas o Quaresma estará na selecção, com toda a certeza, no prazo de um ou dois anos.

Diego:

"Pinto da Costa merece respeito pela idade e pelo currículo, dado que fez muito pelo futebol e em particular pelo FC Porto, mas não significa que não erre",

"Quando saí do Brasil não vim rotulado de revelação, mas sim de realidade com títulos alcançados e vim para o FC Porto não por dinheiro, que era o mesmo do Santos, mas para tentar a sorte e seguir os meus objectivos",

“Quando o meu pai fez aquelas declarações ouvi o presidente dizer que não se devia contestar as decisões de um treinador, mas isso é o que ele está a fazer agora. A contestar as decisões de um treinador campeão do Mundo e com um currículo invejável. Está a contestar um treinador com a autoridade e o direito de escolher aqueles jogadores que acha que são os ideais para disputar o Mundial.”


Que mais há a dizer? São dois artistas, na sua profissão, e que não têm papas na lingua. Diego é um prodigio, não é nenhum best of under 17, mas tem categoria para qualquer equipa mundial. Não singrou no Porto mas era já um internacional senior brasileiro. E se-lo-á novamente, nao tenho duvidas. E, com o comentario sobre Scolari, marcou um golaço. Embrulha e leva pra casa oh srº Nuno...

Quanto a Adriaanse, o unico lamento a fazer é o facto de termos passado 6 meses sem tantas palavras inteligentes. O mundo do futebol não é feito somente de vencedores, existem tambem aqueles que, não ganhando trofeus, ganham a admiração dos adeptos. Se é verdade que Adriaanse conseguiu o titulo nacional, tambem nao deixa de ser verdade que fez por o merecer. Não pelos adeptos, nao pelo presidente, mas por ele proprio. Já era tempo de juntar a tanta sabedoria e inteligência empirica os titulos! E que Pinto da Costa ganhe juizo (algo improvavel) e deixe o homem falar! Já são tão poucos os que dizem algo de jeito, que é crime amordaçar Adriaanse.

3 Comments:

At maio 26, 2006, Anonymous Anónimo said...

Brazil Phuto

 
At maio 31, 2006, Blogger André Kaustico said...

Agora é que te apahei. por isso é que tens andado desaparecido. ès um traidor. Vai mas é escrever no blog:P

 
At junho 02, 2006, Blogger El Pirata said...

Olha o Kaustico :)

Benvindo ao meu retiro espiritual! Foi criado aquando dos disturbios no Tribunal acerca do numero de posts semanais...


Aqui tanto ponho 3 num dia como 1 numa semana! Mas como podes ver sao os mesmos que coloco no Tribunal, virgulas incluidas :)

Mas aparece por aqui sempre que te apetecer, afinal de contas alguns assuntos que acabo por nao falar no Tribunal sao colocados aqui. Basta ver no post acima deste, por exemplo...

Abraço ;)

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory