Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, agosto 29, 2006

Apresentação Leonina 2006/07



No jogo que serviu para apresentar aos sócios e simpatizantes leoninos a equipa que lutará pelos títulos ao longo da temporada 2006/07, o facto mais significativo foi a homenagem que a direcção leonina prestou a um dos maiores símbolos da história do clube de Alvalade: Luís Figo!

Figo, ao contrário das jovens estrelas que hoje em dia saem do clube de formação ao fim de uma época, com sorte duas, jogando algumas menos de 30 jogos (caso de Cristiano Ronaldo) ou, pior ainda, caso dos dois miúdos de 16 anos que o Chelsea surripiou ao Sporting, com promessas fantasiosas de dinheiro e sucesso fácil que inebriou os pais dos miúdos, gente sem princípios na vida, seguramente! Espero que tenham o mesmo sucesso que os ingratos Vasco Faísca, Paulo Costa, Alhandra, entre outros. Prescindir da hipótese de jogar no clube que lhes deu a formação (e que formação!) é de lamentar, e é por isso, e não só, que tenho enorme estima por Luís Figo que passou 5 brilhantes temporadas de verde e branco vestido! E não me venham com as teorias que ele saiu do Sporting a mal porque a existir um culpado esse é careca e vigarista: Sousa Cintra de seu nome! Luís Figo, mal pago tal como os restantes atletas oriundos da formação, assistiu à compra de Paulo Sousa e aos salários principescos e desejou o mesmo, numa altura em que ele era já uma peça essencial na equipa. Não só viu recusada tamanha pretensão como viu ainda chegar mais atletas a ganhar consideravelmente mais do que ele! O dinheiro não é tudo mas deve servir para premiar os melhores. Figo foi desconsiderado mas não alegou tretas para sair como fez o energúmeno do Paulo Futre. Figo foi um Homem e soube aguardar pelo momento certo! Fez uma temporada de 1993/94 de nível elevado e uma temporada 1994/95 fenomenal, onde só não levou a equipa à vitória no campeonato porque o futebol português era (e é…) dominado por uma poderosa máfia portista. E aí sim, com o final de contrato, pira-se para o estrangeiro onde, ao cabo de 11 épocas, sempre a titular e sempre em grandes clubes, conseguiu tudo o que desejou e a consagração mundial que a ele lhe era devida e onde em Portugal jamais teria alcançado. Figo não conquistou 15 Supertaças de cortiça mas foi eleito o melhor do Mundo em dois anos consecutivos, em 2000 pela imprensa e em 2001 pela Fifa! E, para que não restem dúvidas do seu sportinguismo, estamos a falar do sócio nº 24779… com as cotas em dia!

Segunda-feira, dia 21 de Agosto de 2006, em Alvalade, mais que um jogo de apresentação, foi um momento de consagração, onde os milhares de sportinguistas presentes no estádio e os milhões em todo o Mundo prestaram homenagem ao maior futebolista português de todos os tempos! Um momento histórico e que merece continuação na próxima temporada, seja com Figo equipado à Sporting, ou com uma última homenagem num jogo de despedida. E como o meu desejo é ver o meu único (e para sempre único) ídolo futebolístico jogar mais uma época de leão ao peito! É um desejo profundo mas não a qualquer preço. Porque, ver Figo a desgastar a sua imagem perante árbitros de nível sub-bosta como Bruno Paixão e todos os arguidos adeptos do FCP, ver Figo sujeitar-se ao esgoto que é a nossa liga, pensando bem, é de evitar. Por muito que isso me custe mais vale arranjar um jogo com os seus antigos companheiros do Sporting e Selecção Nacional contra os seus antigos companheiros de Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão. De um lado Carlos Queirós e Luís Filipe Scolari e do outro Johan Cruiff e Del Bosque. Era a despedida perfeita, em Alvalade, para um mito da última década e meia. E eu quero estar presente!

Soccerlinks - the soccer website directory