Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, julho 26, 2006

A despedida de Pauleta


Pauleta fica na história do nosso futebol pelo facto de ter marcado um record de 47 golos pela selecção nacional, por ter alcançado 88 internacionalizações (está no top 5 de Portugal) e ainda pela curiosidade de nunca ter jogado na primeira divisão portuguesa! Um português atípico, com raro sentido de baliza quer nos clubes quer na selecção.

Mas está longe de ser um ídolo incontestado. Foram muitos os que o criticaram durante o Euro2004 e agora, aquando do Mundial2006. E, embora tenha feito um bom Mundial2002, sendo um dos raríssimos jogadores portugueses que saíram de cabeça erguida dessa competição, a verdade é que, enquanto enchia a barriga de golos durante a qualificação para as grandes competições, tinha um forte bloqueio mental durante as mesmas! Aqui fica o registro:

Em fases de apuramento:

Euro2000: 2 golos

Mundial2002: 8 golos (2 à Holanda)

Euro2004: 14 golos (1 à Inglaterra, Holanda e Suécia)

Mundial2006: 11 golos

Total em fases de apuramento: 35 golos!


Em competição:

Euro2000: 0 golos

Mundial2002: 3 golos

Euro2004: 0 golos

Mundial2006: 1 golo

Total em fases finais: 4 golos!


Não resta dúvida, Pauleta bloqueou sempre nos grandes momentos. E, se tem chegado a um clube de topo europeu… também fracassaria. É isso que separa os bons dos fora de série. Pauleta é e será sempre um bom jogador, infelizmente para os portugueses, que desejaram um homem-golo nos últimos dois anos, o açoriano será sempre recordado com o elo mais fraco de uma grande geração.

E, mesmo levando em conta os 47 golos, que podem ser apresentados como atestado de competência, é necessário verificar o valor das vítimas de Pauleta. Mais uma vez aqui fica o registro:


Selecções Sub-Zero:

Azerbeijão – 2 golos
Andorra – 3 golos
Kuwait – 4 golos
Luxemburgo – 4 golos
Liechtenstein – 2 golos

Total: 15 golos (representam 32% do total de golos de Pauleta)

Selecções Amadoras:

Chipre – 3 golos
Estónia – 1 golo
Albânia – 1 golo
Lituânia – 3 golos
Estónia – 1 golo
Cabo Verde – 3 golos
Canadá – 1 golo
Angola – 1 golo

Total: 14 golos (representam 30% do total de golos de Pauleta)


Selecções de 2ª Divisão Mundial:

Escócia – 2 golos
Tunísia – 1 golo
Noruega – 1 golo
Grécia – 1 golo
Letónia – 3 golos
Rússia – 1 golo

Total: 9 golos (representam 19% do total de golos de Pauleta)

Selecções de Nível Mundial

Croácia – 1 golo
Suécia – 1 golo
Polónia – 3 golos

Total: 5 golos (representam 11% do total de golos de Pauleta)

Selecções de Topo

Holanda – 2 golos
Brasil – 1 golo
Inglaterra – 1 golo

Total: 4 golos (representam 8% do total de golos de Pauleta)


Conclusão a retirar da análise:

Pauleta marca muito a equipas sem significado (63% dos seus golos) e apenas 9 dos seus 47 golos foram marcados a equipas de valia igual ou superior a Portugal. E, como curiosidade, temos ainda o facto do homem-queijo ter marcado 1 golo à Selecção Grega, 1 golo em 3 confrontos com os gregos e, sem surpresas, não é difícil adivinhar quando foi: num encontro de carácter amigável! Nem tendo apetência a facturar contra equipas insignificantes deu capacidade de superação a Pauleta no momento em que mais precisamos dele: final do Euro2004 frente à Grécia!


Adeus Pauleta, obrigado pelas fases de qualificação mas, confesso-te, não sentirei saudades.

4 Comments:

At agosto 03, 2006, Blogger Bulhão Pato said...

Concordo genericamente com a apreciação, mas veremos se os substitutos de Pauleta terão arte para marcar às equipas mijonas. Afinal, nos últimos anos, Portugal qualificou-se sempre para as fases finais de grandes competições porque, ao contrário do que sucedia no passado, não esbanjou pontos com os pequenos obstáculos. Agora, sem Pauleta, veremos se os Nuno e os Hélderes também o fazem.

 
At agosto 07, 2006, Blogger El Pirata said...

o problema é mesmo esse, nao acredito que os avançados disponiveis consigam fazer o papel de Pauleta na fase de qualificação para o euro'08. Como tal é bom que Deco, entre outros, comece a acertar mais vezes nas redes adversarias...

 
At novembro 17, 2006, Blogger El Pirata said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At outubro 14, 2007, Blogger Pedro Marques said...

Pauleta marca muito a equipas sem significado (63% dos seus golos)

..bla, bla, bla..belas contas q fizeste p ai..e ja te passou pela cabeça q se calhar mais de 63% dos golos q a selecção marcou em jogos com o Pauleta na equipa, foram contra equipas sem significado??
qts golos marcou portugal a Brasil, Holanda, França, etc? e que percentagem desses foram apontados pelo Pauleta? se calhar tb era interessante encontrares essa percentagem...

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory