Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, julho 26, 2006

Uma história leonina


Peyroteu tinha 29 anos e, em plena forma técnica e física, era sócio de uma loja de artigos desportivos. Viu-se surpreendido, por algum motivo desconhecido, por uma dívida que poderia levá-lo à falência. Naqueles tempos não havia a facilidade de crédito actual nem os futebolistas ganhavam ordenados pomposos, mas poderia Peyroteu sacudir a água do seu capote e deixar avançar a falência, com os prejuízos que tal medida implicaria aos seus fornecedores e credores. No entanto, como homem respeitável e de honra, propôs à direcção do Sporting que promovesse a sua festa de despedida solenizada num encontro de futebol.

Ora a festa de despedida envolvia a sua retirada definitiva. E embora contrariados por ver partir tão cedo a sua maior estrela, os dirigentes leoninos não vacilaram. Finalizado o jogo com o Atlético de Madrid, Peyroteu recebeu o produto das bilheteiras e desapareceu para sempre dos campos de futebol. Como curiosidade fica o pedido do presidente do Atlético de Madrid para que Peyroteu jogasse em Espanha, confirmando-se somente a sua retirada dos relvados portugueses. Em vão, Fernando Peyroteu era homem de palavra, não houve volta a dar.

Serve esta história real para recordar um dos cinco violinos leoninos que serão recordados eternamente pelos sportinguistas. Não é para qualquer um ser recordado por adeptos que nunca o viram jogar, quase 60 anos após a sua despedida. Mas são estas pequenas histórias que também fazem um clube. Tal como Portugal não é somente castelos e descobrimentos, também o Sporting não é somente uma sala de troféus! Porque a história é feita de homens, de lendas e de feitos extraordinários. E aí o meu Sporting é um mundo por descobrir.



Soccerlinks - the soccer website directory