Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, agosto 29, 2006

Convocados de Scolari para o Apuramento Euro 2008



A lista de convocados de Luís Filipe Scolari para a missão de apuramento para o Europeu de 2008, a disputar-se na Suíça e Áustria conheceu algumas novidades relativamente aos convocados para o ultimo Mundial.

Com as saídas confirmadas de Luís Figo e Pedro Pauleta, Scolari mantém fora desta primeira convocatória Maniche, que tarda em atinar, Miguel e Jorge Andrade por lesão, Hugo Viana por mau momento de forma e Paulo Santos porque chegam 2 guarda-redes. Até aqui tudo bem, apesar de não entender muito bem a insistência em Luís Boa Morte, jogador que teima não exibir na selecção nacional os atributos que fazem dele um dos extremos mais temidos da Premiership inglesa. As novidades são as chamadas de Ricardo Rocha, que apenas por uma vez (curiosamente na primeira convocatória elaborada por Felipão…) vez parte dos eleitos do técnico brasileiro, de João Moutinho e Carlos Martins, dois médios leoninos que estão a atravessar excelente momento de forma e estão a atingir o momento certo para se tornarem, ou não, apostas firmes para a Selecção Nacional, e de Hugo Almeida e Ricardo Quaresma, dois jovens que entrarão para os lugares deixados vagos por Figo e Pauleta.

Aqui ficam os primeiros homens seleccionados para a árdua tarefa que se espera terminará no apuramento para o próximo europeu de futebol:

Guarda-redes:

Ricardo (Sporting)
Quim (Benfica)

Defesas:

Fernando Meira (Estugarda)
Caneira (Sporting)
Nuno Valente (Everton)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Ricardo Costa (FC Porto)
Ricardo Rocha (Benfica)

Médios:

Deco (Barcelona)
Petit (Benfica)
Carlos Martins (Sporting)
João Moutinho (Sporting)
Costinha (Atlético Madrid)
Tiago (Lyon)

Avançados:

Cristiano Ronaldo (Man. United)
Hélder Postiga (FC Porto)
Quaresma (FC Porto)
Hugo Almeida (Werder Bremen)
Boa Morte (Fulham)
Nuno Gomes (Benfica)
Simão (Benfica)

No entanto, e devido às recentes lesões de Quaresma e Simão, a equipa vai partir particularmente desfalcada para o duplo confronto que a aguarda, tanto mais que não abundam extremos de qualidade acima da média em Portugal. Não seria este um bom momento para que Luís Figo desse um jeitinho à sua anunciada reforma? Depois do que fez no passado fim-de-semana na Supertaça Italiana, com mais uma assistência e um golo, porque não ajudar a selecção, pelo menos nas alturas onde não existem alternativas credíveis? Em bem sei que muito invejoso não deseja tal solução, tanto mais que isso poderia impedir derrotas da selecção de Scolari, mas como português, e acreditando que a esmagadora maioria dos portugueses está com a selecção, espero que este meu desabafo seja pensado e discutido entre Scolari e Figo. Com somente Ronaldo para uma das alas, e sem um ponta de lança eficaz e sem a meia distância de Maniche, creio que poderemos passar um sério mau bocado! E, não é demais recordar, o excelente entendimento que Figo e Nuno Gomes revelam em campo.

Seja o que for decidido, espero e desejo a vitória portuguesa nos jogos de apuramento, bem como no amigável frente à Dinamarca. Para mim, seja quem for o comandante, sejam quais forem os jogadores, só a vitoria nacional me serve. Força Portugal!


PS:

É uma pena a lesão de Quaresma, mas é a prova que Scolari conta com ele, ao contrário do que muitos desejariam! E, com Scolari a mandar, vamos ver Quaresma jogar mais para a equipa e com menos trivelinhas e trivelonas! Será com o serviço de Quaresma na selecção que o Porto conseguirá uma boa maquia numa futura transferência, porque para brincas-na-areia os tubarões europeus preferem escolher os originais, os brasileiros.

PS2:

Entretanto foi convocado Nani para ocupar um dos lugares de extremo deixados vagos por Simão e Quaresma. Apesar de não ser a minha solução ideal, aceito-a e acredito no valor de Nani para não se deixar intimidar pelo momento, tal como tem sido habito do jovem leão neste ultimo ano de novas experiências.

Soccerlinks - the soccer website directory