Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, outubro 16, 2007

Champions League - Jornada 2: Dinamo Kiev 1 Sporting 2


Jornada europeia histórica para o Sporting em Kiev. A primeira vitória leonina fora de portas na Champions League foi conseguida com grande entrega e sacríficio, evidenciando uma maturidade e experiência para lidar com um ambiente hostil e adverso que realmente me surpreendeu. Não que tenha realizado uma exibição memorável – longe disso – mas quantas vezes não vimos já Real Madrid, AC Milan, Juventus, Manchester United, entre outros, ganharem jogos onde efectuaram exibições qualitativas abaixo do seu normal? Aliás, não foi dessa forma que o Manchester saiu de Alvalade na primeira jornada? Foi superior ao Sporting? Não, “apenas” marcou um golo e não sofreu nenhum! Em Kiev passou-se algo semelhante, mas desta vez superiorizou-se a equipa leonina, revelando a tal maturidade competitiva. Por norma, e o passado fala por si, o Sporting revela fragilidades, sobretudo a nível psicológico, gritantes! Fora de Alvalade o clube de Alvalade, mesmo apresentando atitude, revela consistente falta de personalidade e maturidade, como que temendo os seus adversários. Em Kiev pode ter sido dado o pontapé nessa malfadada tradição, revelando um Sporting que se quer e deseja mais europeu. A ida à final da Taça Uefa há duas épocas não pode ter sido por obra do acaso mas sim o ponto de partida para uma verdadeira afirmação entre os melhores clubes europeus. E matéria-prima, como se tem visto na última década – Sabrosa, Viana, Quaresma, Ronaldo, Nani, Veloso, Moutinho – não falta por aqueles lados.

Do jogo sobra ainda o primeiro golo oficial de Anderson Polga com o jersey leonino ao peito. E se é verdade que a primordial função de um central é defender, e nesse aspecto Polga é somente o melhor em Portugal e justificadamente um elemento que deveria fazer parte dos eleitos de Dunga para os jogos da selecção brasileira, é sempre um desejo de qualquer jogador (guarda-redes incluídos) marcar um golo. Está quebrada essa maldição, espero que Polga mantenha a excelência a defender e que faça um golito com um pouco mais de regularidade.

Segue-se a dupla jornada com a AS Roma, somente uma das três melhores equipas da Seria A italiana. Com o Manchester United já em velocidade de cruzeiro rumo à fase seguinte da Champions League, é bem provável que estes dois confrontos italo-portugueses revelem o segundo apurado para essa fase final. Não é expectável que a equipa transalpina ceda essa chance, mas vai ter de contar com um Sporting motivado e em força, sobretudo em Alvalade, onde contará com um novo relvado que fez muita falta. Um erro inadmissível de Soares Franco e seus pares, que não pesaram devidamente as consequências que tal acto poderia provocar, sobretudo porque a esmagadora maioria das equipas que visitam Alvalade fazem-no com o pensamento no empate e na perda de tempo e na destruição do futebol atacante da equipa da casa.


PS:

Como é evidente nas duas imagens acima, não há qualquer falta de Tonel sobre o guarda redes ucraniano, no lance do primeiro golo leonino. Mas, talvez por pura estupidez, não faltaram portistas e benfiquistas a questionarem o lance, talvez porque desejam acusar o Sporting de favorecimentos e deste modo branquear os lances que os favoreceram nos confrontos com o Sporting e que levou a perda de, pelo menos, 3 pontos para o conjunto leonino. O desporto-rei bem pode ser aquele que mais adeptos possui em Portugal mas não restam duvidas que a esmagadora maioria não percebe patavina do mesmo. Enfim, resta-me o consolo de me rir com tanta ignorância...


Soccerlinks - the soccer website directory