Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, agosto 29, 2006

A Liga Inglesa



O Campeonato Inglês, Premier League desde os meados da década de 90 do século passado, é um dos mais vibrantes campeonatos mundiais e, para além da sua emotividade, competitividade, capacidade para atrair alguns dos melhores atletas mundiais e excelência de recintos e adeptos, têm ainda a seu favor a grandiosidade da sua história, que conta já 118 anos, em vigor desde 1888!

Se em Portugal, por exemplo, que conta já a bonita soma de 72 campeonatos, só se conheceram 5 equipas vencedoras, em Inglaterra o caso muda de figura, dando-se o caso até de clubes que chegaram ao titulo e que disputam actualmente 3 ou 4 divisões abaixo da Premiership ou, infelizmente, cessaram a sua existência! Apesar da enorme legião de adeptos que os maiores clubes, casos de Manchester United, Arsenal e Liverpool, o futebol em Inglaterra tem a particularidade de conseguir reunir, por exemplo, num jogo do segundo escalão, entre o Burnley e o Wolverhampton, cerca de 30 mil adeptos! E isto é algo de absolutamente extraordinário e significativo uma vez que, embora a população inglesa seja 5 ou 6 vezes superior à nossa, não se dá o caso de aglomerar as suas preferências clubistas apenas em clubes candidatos ao título! E isso é de invejar, sem dúvida! Ser-se adepto do Chelsea e aguardar 50 anos por um novo titulo é de enaltecer. Ser-se adepto do Nottingham Forest, bicampeão europeu na década de 70, e manter-se fiel mesmo quando o clube se encontra duas divisões abaixo da ribalta é extraordinário. E não me refiro apenas aos adeptos que viveram a década de glória, refiro-me à enorme quantidade de miúdos que, acompanhados pela família, vibram por um clube que está longe da glória dos títulos que, por norma, fascinam os mais novos. Que pena em Portugal as cidades de Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga, Setúbal, Amadora, entre outras, não conseguirem criar elos de ligação entre a população e o seu clube mais representativo. Quando um clube como a União de Leiria consegue encher o estádio com as visitas de Sporting e Benfica e registra uma média inferior a 3 mil adeptos (10% da capacidade do estádio) nos restantes jogos, algo vai mal, muito mal. E o que é engraçado é que existem muitos, mas mesmos muitos, clubes das divisões distritais, com médias superiores a 3 mil adeptos. Ou seja, o que vai mal para que um clube da principal divisão nacional captar tão poucos adeptos. E quem diz Leiria poderia falar igualmente em muitos outros, em especial o Boavista que nem na festa do título encheu o estádio!

Mas regressando à liga inglesa ficam aqui algumas curiosidades de uma competição secular! O Everton é a equipa com mais jogos disputados na primeira divisão, são já 4030 jogos, sem dúvida um motivo de orgulho para os seus adeptos. Já o Liverpool, apesar de estar afastado do título há 15 anos (e apesar de tudo ainda lidera a tabela dos títulos, com 18 conquistas…), é ainda a equipa com mais pontos conquistados na principal liga, contabilizando 5931 pontos em 3646 jogos (atribuindo a pontuação moderna de 3 pontos por vitoria e 1 por empate). No top ten encontram-se, por ordem ascendente, o Manchester United (5340 pontos em 3283 jogos), Arsenal, Leeds, Aston Villa, Tottenham, Newcastle, Wolverhampton e Burnley. Curioso verificar que estes dois últimos clubes, há tanto afastados das luzes da ribalta, apareçam tão bem classificados, já para não falar do 4º lugar do Leeds United, a atravessar uma grave crise mas com uma história que impede os adeptos de olhar para o futuro com grande pessimismo.

Como curiosidade final fica a posição do Chelsea, apenas 14º classificado na tabela de pontos da história Primeira Divisão, com uma média de 1,39 pontos/jogo. O Liverpool, líder da tabela, conta com uma média de 1,63 pontos/jogo. O presente é para ser vivido mas o passado não pode ser ignorado e, nem o Chelsea é um clube de top-5 inglês nem o Leeds pode ser menosprezado pela sua situação actual. E é por possuírem e respeitarem estes conceitos que existe uma tão grande diversidade de adeptos em Inglaterra, uma vez que a noção de que 3 clubes têm a hegemonia de 99% dos feitos do futebol local é uma utopia irrisória. E isso é extremamente saudável. E já nem vou falar da sua competição State of the Art, a majestosa e mais antiga competição mundial de clubes, a Taça de Inglaterra, que conta para cima de 30 diferentes vencedores.

Soccerlinks - the soccer website directory