Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sábado, fevereiro 17, 2007

A Comunicação Social Portuguesa



Todos sabemos o “poder” que os 6 milhões possuem nos orgãos de comunicação social do País, seja nos jornais desportivos, seja na TV, publica ou privada. Já nem vou mencionar o facto de qualquer jogo treino do Benfica com uma equipa da 5ª divisão luxemburguesa merecer honras de directo na RTP, antecipando inclusivé a hora do noticiário da noite, somente o programa de maior audiência do Canal 1 da RTP! É evidente que a maioria dita as leis e qualquer jogo do Benfica é líder de audiências. Vivo bem com esta realidade, não me incomoda minimamente. Já o facto dos jogos da Taça de Portugal terem exclusivamente directos dos jogos do Benfica já me parece ridiculo, mas é o País que temos.

Resolvi tocar neste assunto pelo que sucedeu neste ultimo fim de semana. É o meu ponto de vista, não pretendo generalizar a minha opinião nem pretendo incluir o sentimento dos portistas neste meu desabafo. Em causa está o jogo do Sporting com o Nacional e a prestação de serviços da TVI, que transmitiu o jogo em directo e do jornal Record e OJOGO, e respectivas crónicas sobre o mesmo. Não estão em causa os erros arbitrais de Duarte Gomes (2 a favorecer os leões e 1 a favorecer o Nacional) mas sim a postura dos jornalistas dos respectivos orgaõs acima mencionados.

Comecemos pela TVI. É por demais conhecida a sua intima relação com o Benfica, sobretudo nos comentadores escolhidos para comentar os jogos. Repito, não me incomoda nada que um sujeito benfiquista enalteça, qual Camões, os feitos, supostos ou imaginados, do clube da ave de rapina, o que não me agrada mesmo nada é ter de aturar até ao vómito um sujeito nojentinho com apelido de Querido Manha e que é um grande manhoso sem escrupulos. Eu acredito piamente que o Querido Manha ainda estivesse com uma azia fabulosa pelo facto do seu benfiquinha ter acertado 4 vezes nos postes e mais não sei quantas no negrão da baliza boavisteira, mas a derrota portista (momentos antes de comentar o jogo de Alvalade) deveria ter acalmado a azia do sujeito. Bem pelo contrário, como é seu hábito, desprezou totalmente toda e qualquer iniciativa atacante do Sporting, vibrou até ao orgasmo com o golo do Nacional e salientou, com a convicção dos vigaristas dementes, o mérito ao intervalo da derrota leonina! Eu aceito este tipo de demências em tascas, em convivio de amigos; recuso-me é aceitar este comportamento numa televisão que quer ser reconhecida pela imparcialidade e ser lider de audiências! Se um dia um futuro canal Benfica transmitir jogos do Sporting, não teria qualquer problema que 2 lampiões vomitassem ódio aos leões. Agora numa televisão generalista é, no minimo, inconcebível e intolerante!

Mas o pior ainda estava para vir. Se foi possível ouvir a voz de alegria do Manha no golo do Nacional ou no penalty falhado por Liedson (assim como a sua tremenda indignação pela marcação do mesmo), a voz arrastada e choramingona quando assistia ao desmoronar do Nacional com 5 golos encaixado é de meter dó e de envergonhar um canal que se diz lider de audiências! Fez questão de dizer em todos os golos do Sporting que se tratavam de claro demérito da defesa; esquecendo o trabalho fabuloso de Liedson no 3-1 ou a técnica e classe do 5-1. Um nojo, um ultraje, uma aberração! E isto não é de hoje, apenas atingi o meu limite de paciência. Ainda me doi o braço com a quantidade de manguitos que dirigi à Tv por cada golo leonino, tamanha a raiva em que me encontrava. Mas soube-me tão bem!

Quanto à TVI estamos conversados. Sobra o Record e OJOGO. E não menciono ABOLA, que é sobejamente conhecida como a biblia lampiã, porque a ela não tive acesso no domingo. Mas o que se passou com o Record, jornal que tinha a minha simpatia, chega e sobra para expressar a minha indignação. Mais uma vez, e talvez devido à azia da exibição lampiã não ter dado um golito para a conta (a falta que fez um Costinha na baliza…), a crónica do jogo do Sporting escrita por um Antonino qualquer, chega a bradar os céus. Mas o que realmente me fez “saltar a tampa” foi a classificação atribuida aos jogadores. Assim não admira como o Simulão seja sempre lider no ranking das pontuações daquele jornal. Então o Bueno que joga somente 30 minutos, marca 4 golos em 19 minutos, merece nota 4 numa escala de 0 a 5?!?!?!? Alguém que me explique este tipo de critérios aberrantes, sobretudo porque como ex leitor regular fartei-me de ver carradas de notas 5! E, a justificação para tal, é suficiente para dar uma carga de porrada no autor da mesma: Bueno leva 4 por causa do golo mentiroso, mas se se esforçar pode ser que um dia mereça nota máxima! Eu, o Bueno e todos os sportinguistas, estamo-nos literalmente a cagar para as vossas notas e considerações! Ao menos OJOGO, jornal portista mas que, qual puta, tende a prostituir-se para se manter viável economicamente, atribui nota 9 numa escala de 0 a 10! Merecidíssima! E o ridiculo não fica por aqui. Para o Record, Tonel, Moutinho e Veloso mereceram nota UM!!!! Só como comparação, OJOGO dá nota 7 a Moutinho!


Que pouca vergonha meus senhores. Até quando vamos viver em Portugal com comunicação social PARCIAL e TENDENCIOSA? Que vendam kits Benfica, que encham 10 páginas com o treino do chinês lampião, que entrevistem o Barbas e ofereçam fotos do milhafre, tudo bem. Mas, se não conseguem escrever e/ou comentar isentamente e imparcialmente os adversários do benfiquinha então, no caso da TVI, ponham música clássica de fundo no lugar dos comentários e, no caso dos jornais, enchem a secção de 4 páginas dedicadas ao Sporting com fotos de top models. Se não conseguem ser sérios ao menos não sejam vigaristas. Ou é pedir demasiado?

Soccerlinks - the soccer website directory