Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, outubro 31, 2007

Liga BWIN Jornada 8: Nacional 0 Sporting 0



Exibição muito triste e descolorida do Sporting nesta deslocação à ilha da Madeira, colocando-o já a 9 pontos do lider FC Porto, após somente 8 jornadas! Muito embora já tenha disputado os dois jogos teoricamente mais complicados (deslocações aos campos dos principais adversários, FC Porto e SL Benfica), e tenha cedido um empate em Alvalade frente à equipa sensação da prova, V.Setúbal, até ao momento havia a apontar algumas exibições frouxas e de fraco empenho. Mas desta vez, perante um adversário que se tem revelado acessível e de fraca qualidade, exigia-se a vitória!

Não sou de beatificar treinadores e/ou jogadores. Sou muito crítico porque a verdade é que todos eles são uns priveligiados da sociedade em que vivemos. Se é verdade que tiveram de lutar muito e abdicar de muita coisa para alcançarem o topo do futebol, a verdade também nos diz que são bem recompensados. São pagos muito acima da média das restantes profissões e, em abono da verdade, podem errar constantemente que, por norma, a culpa é do árbitro, do campo, da sorte, do tempo, de problemas psicológicos ou do divórcio! Pois bem, esses problemas todos os restantes mortais têm, e ainda têm poucas ou nenhumas possibilidades de terem um luxuzito por ano (quanto mais por semana!!) e, sobretudo, dois ou três erros levam ao despedimento! Um exemplo. Quando vemos a Amélia Gomes com um cabelinho impecável, a sacar pra cima dos 100 mil euros mensais, e a ser protegido quando falha golos atrás de golos, dá-me vontade de rir! Seria desculpável a um engenheiro mandar abaixo uma ponte por erro de contas? A um médico um fracasso numa operação por erro num corte? A um juíz na avaliação de um julgamento de um pedófilo? Não, de forma alguma. Por isso não aceito que se desculpe um guarda-redes constantemente frangueiro, um defesa sem sentido posicional, um médio incapaz de criar “fio de jogo”, um avançado perdulário! Há limites! Tem de haver limites!

Isto tudo para resumir a exibição miserável do Sporting na Madeira. Não que levasse ao despedimento colectivo, mas há que responsabilizar estas situações. Não se pode passar a mão pelo pêlo e esperar pelo melhor na semana seguinte. Eu pelo menos não penso assim, não sou apologista do 8 e do 80. Nem são bestiais nem bestas, mas o mínimo exigível é 100% de esforço, devoção e dedicação, enfim, o lema do clube, catano! Num País em crise e que vive o futebol como oxigénio para sobreviver, é um insulto e uma falta de respeito apresentar-se em campo com total displicência.

E vamos aos nomes que a culpa não morre solteira. Não comigo! Paulo Bento não pode “emprenhar pelas orelhas”! Não se pode viver de um modelo de jogo, incapaz de conhecer as potencialidades dos seus jogadores e adaptá-las a diversos modelos, consoante as situações de cada encontro. Isso do losango é lindo mas quando corre bem, o que tem sido raro. Não se pode ser treinador de um clube de topo e repetir o mesmo erro vezes sem conta! Já todos sabemos que a matéria prima é de qualidade mediana, destacando-se pouco mais de que uma dúzia. Mas é suficiente para se apresentar melhor futebol e, sobretudo, uma ideia que um adepto veja que resulta de algo criado no treino semanal! Isto do pontapé para a frente e muita correria sem sentido é indesejável e triste. Já me deliciei a ver alguns jogos esta época mas tenho de reconhecer que a maioria me deixou apático e desolado. E eu até tenho um elevado grau de tolerância, acredito que muitos sportinguistas estejam mais aborrecidos do que eu! Como tal mister, mais trabalho e menos tranquilidade se faz favor! Tranquilos em excessos já andam esses marmanjos, está na altura de apertar com eles!

Quanto aos jogadores, a minha antipatia por Abel e Ronny é por demais conhecida. Não os suporto. Ponto. No entanto o Abel sempre compensa quando sobe no terreno, arrancando cruzamentos de nível. Já Ronny é um zero absoluto. Duvido que tivesse lugar noutra equipa da Liga. Não sabe defender, nem atacar, é o escolhido para bater cantos e livres e, no entanto, o Sporting não cria qualquer perigo nesses lances. Culpa dele e de Paulo Bento que insiste nesse projecto de jogador que me tira do sério. A colocação de Miguel Veloso a central foi uma jogada bem pensada mas mal executada. Compreendo que Paulo Bento tenha desconfiado de Gladstone (que esteve péssimo frente ao Fátima no Restelo), no entanto ao deslocar Veloso do meio campo, fragilizou esse sector, por sinal vital para a manobra atacante da equipa. Não há no plantel jogador com melhor visão de jogo e colocação de bola que o Miguel Veloso (talvez Romagnoli mas mais em curta/média distância), capaz de criar desequilibrios num passe para as costas dos laterais adversários. Foi um erro colocá-lo a central e insistir até tão tarde no jogo nessa opção. A verdade é que o Sporting, nos 20 minutos que teve Veloso solto, criou ocasiões suficientes para ganhar o desafio, por sinal as únicas em todo o jogo! A demora de Paulo Bento pode ter custado esses dois pontos…

Falta ainda mencionar um miudo de quem gosto particularmente mas que me anda a provocar uma comichão tremenda: Yannick Djaló! Onde anda o puto da época passada, que começou por espantar a trupe lampiã no Guadiana e se revelou em grande estilo, acabando a temporada com 5 golos no campeonato? Confesso que esperava mais, mas o que não esperava era isto: uma nulidade desde Agosto! Crise de confiança? Eu aconselhava-o, até para ganhar a confiança dos adeptos, um corte de cabelo. Aquelas tranças não o impedem de jogar e marcar, mas dão uma imagem aos adeptos de um jogador que se preocupa mais com a aparência do que em dedicar-se aos treinos. Em vez de tantas horas a trabalhar nas trancinhas podia ficar mais meia hora nos treinos a aprimorar o remate! Aí sim, se a crise de confiança se mantivesse poderia ter garantido todo o apoio e conforto dos adeptos. Deste modo não, chegou a hora de dar o lugar a Purovic, jogador que me deixa desconfiado pela falta de talento até ao momento demonstrado, mas que merece mais que uns minutos por jogo.


Soccerlinks - the soccer website directory