Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sábado, fevereiro 25, 2006

Analise Chelsea vs Barcelona



O jogo entre Chelsea e Barcelona foi tudo o que os adeptos esperavam. Bem, tudo talvez não, porque não esperava ver o Chelsea ser tão escandalosamente prejudicado no seu próprio terreno por uma tendenciosa arbitragem do norueguês Terje Hauge.

Antes de mais, uma palavrinha sobre o relvado. Os comediantes resolveram apelida-lo de Stanford Beach (parodiando o nome do estádio Stanford Bridge), mas a verdade é que se provou mais uma vez que mais importante que um bom relvado é estarmos na presença de bons executantes! Fui ver o último Porto vs Sporting e fiquei estupefacto com a falta de jeito da maioria dos 22 jogadores para fazerem passes certos a mais de 10 metros de distância! Por amor de Deus, esses caraças passam a vida, desde os 8 anos, a dar pontapés na bola, treinam toda a semana e, em relvados perfeitos como o é o das Antas… fazem essas cagadas???? Por isso é que eu digo, o relvado do jogo estava péssimo, mas olhem que não se notou nada na qualidade de jogo.

Passando por cima desta introdução, e voltando à arbitragem, é inaceitável como se expulsa Del Horno naquele lance com Messi. Não vou ao ponto de dizer que Messi forçou o contacto, mas lá que se aproveitou do mesmo para rebolar no chão, ninguém tem duvidas. E, mais escandaloso que essa expulsão, foi a dualidade de critérios do arbitro, que foi tão rigoroso nesse lance mas que se esqueceu depois de fazer o mesmo a Oleguer, mas sobretudo, a Puyol! Inacreditável como este jogador não viu o segundo amarelo, ainda com o jogo empatado a uma bola, com uma entrada duríssima sobre Robben!

Um aparte. De certa forma fico contente porque o que Mourinho fez a Anders Frisk foi uma canalhice, uma vez que Drogba mereceu o segundo amarelo e porque, como já se sabe, por norma a equipa que joga em casa tem uma ligeira protecção dos árbitros. O que se passou o ano passado em Nou Camp foi total normalidade, sobretudo quando comparado com o que sucedeu na passada quarta feira em Stanford Bridge. Será uma trama da arbitragem europeia contra Mourinho, que provocou o fim da carreira de Frisk? Que, recorde-se, abandonou a arbitragem aos 42 anos, porque não estava para viver com o espectro da morte da mulher e filhos, uma vez que recebia, desde o tal jogo, varias ameaças de morte da família! Inaceitável o que fez Mourinho! Eu se fosse árbitro, assim que pudesse, lixava o Mourinho. Sou sincero, havia de pagar pela enorme boca que tem.

Voltando ao jogo. Até esse lance de expulsão, o jogo estava equilibrado e, apesar do domínio na posse de bola do Barcelona, tal não significaria que isso chegaria para ganhar o jogo. Até porque todos nós sabemos bem como o Chelsea é mortífero em contra ataque ou, como consegue, num espaço de 15/20 minutos, extrema pressão sobre a defesa adversária, que pode ser traduzida em mais que um golo! Como tal tenho a certeza que essa decisão errada foi fulcral no desfecho do jogo. Bem como a dualidade de critérios, seguida depois desse lance. Já agora, convém também não esquecer que Messi sofreu um penalti de Terry, mas quando esse lance sucedeu já muita água e sobretudo asneira arbitral tinha (o)corrido. Os erros não podem ser compensados com outros erros. E nesse jogo o Barcelona ganhou claramente nos erros. Isso para já não esquecer que não estamos a falar de uma equipa qualquer, com um trio de ataque fabuloso, composto por Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi, uma dupla magica e, para compor o tridente, Samuel Etoo, um goleador mortífero. Com estes três jogadores, juntem-lhes mais 8 jogadores com algum nível, e temos uma candidata a vencer tudo! Sem estes três, temos uma equipa perfeitamente mediana. E, já agora, convém não esquecer que são todos eles jovens lobos famintos por títulos e distinções! Os outros, os galácticos, já foram como eles, mas agora descansam sob a fama alcançada, fama essa que foi obtida com brilhantes jogos e muitos títulos, é bom não esquecer! Muitos, os palermas, gostam de o fazer. Vamos a ver o que faz este trio mágico do Barcelona quando tiverem 30 anos! Fazem o mesmo que os galácticos, ou há duvidas? Se há coisa que me aborrece seriamente são os palermas. E há tanto por aí encartado, valha-me Deus…


Aguardo com ansiedade o dia da segunda mão dos 1/8 finais da CL. Ou melhor, aguardo ansiosamente os dois dias que antecedem esse jogo. O show Mourinho vai ser divinal. E, apesar de não apreciar muito o estilo do pequeno Mouro, confesso que me daria enorme satisfação ver o Chelsea eliminar o Barcelona em pleno Camp Nou.

Soccerlinks - the soccer website directory