Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, agosto 30, 2006

Liga Bwin - 1ª Jornada



A primeira jornada da liga ficará recordada pela total incapacidade da justiça desportiva portuguesa, bem como do incompetente futuro ex líder da LFPF, major Valentão, em lidar com um caso aparentemente simples, durante 3 meses, deixando-o afectar a nova competição. Espero que Gilberto Madail, mandatado pela FIFA, exerça o poder e exclua o Gil Vicente dos campeonatos nacionais. É inadmissível a possibilidade das selecções nacionais serem excluídas das competições internacionais, bem como Sporting, Porto e Benfica serem penalizados com a ausência da Liga dos Campeões, e tudo porque um parolo presidente de uma associação regional mete a pata na poça e, incapaz de reconhecer o erro tenta, à força e com muita idiotice à mistura, fazer justiça à moda barcelense, presumo eu. Então esta de ir conhecer a capital, querer forçar a entrada no estádio, desejar visitar o zoo e enfiar constantemente a cabeçorra em frente de cada microfone que estivesse à vista, é de pasmar! E, qual comediante, ainda quer que lhe paguem as despesas do fim-de-semana! A única coisa que ajudava a pagar ao sujeito era umas aulas de português. Aliás, bem vistas as coisas, e como o Belenenses fez uma época patética, a justiça à Rei Salomão era tão simples quanto isto: Gil Vicente na distrital de Braga, Belenenses na Segunda Liga e Leixões na Primeira Liga! E meia dúzia de GNR’s já bem bebidos e com os cacetetes na mão à porta de casa do Fiúza para que, de cada vez que o tipo abrisse a boca, lhe tratassem dos dentes de borla!

Quanto aos jogos propriamente ditos. Tanto Sporting como Porto e Braga, as três equipas que mais deram nas vistas nos jogos de pré época, tiveram de suar mais do que o previsto e necessitaram de uma boa dose de ajuda da lady luck, não fosse o diabo tecê-las. Ao Sporting valeu-lhe um inspiradíssimo Deivid, nunca visto até aqui, que em 7 minutos virou o resultado que, em abono da verdade, caminhava a passos largos para uma derrota para os de Alvalade, não por mérito dos do Bessa que se limitaram a estacionar a betoneira em frente à sua área mas sim porque os putos leoninos, em especial Custodio, baquearam completamente! Estranhei bastante a péssima primeira parte, sobretudo porque o Boavista não fez um grande jogo, caramba!, bem longe disso! Os axadrezados criaram (oferecido mesmo assim, nem foi iniciativa própria…) um lance de golo e concretizaram-no e só voltaram a incomodar a defesa leonina nos últimos dez minutos! O Sporting irá perder pontos, irá perder jogos, inevitavelmente. O que espero eu é que o sucedido nos primeiros 60 minutos de jogo não se volte a repetir, ver uma equipa completamente à nora, sem ideias, presa na armadilha adversária sem tentar sequer lutar por uma reviravolta. Perder aceita-se, que remédio, mas sempre procurando a vitória e dando o melhor. Aquilo que eu e todos os demais vimos no passado sábado foi muito fraco, uma atitude de desprezo pelo adversário, dando de barato que quem perde 3-0 com o Palermo nunca fará frente a quem vence o Sevilha por 4-2! Pois é meus jovens leõezinhos, deixai-vos de fitas e tratai de fazer pela vida que não quero ficar mais um ano a ver navios, sobretudo porque, ao contrário de algumas equipas que chegam a campeãs sem saber como (nem Trapattoni sabe como…), esta jovem equipa leonina tem o que é necessário para triunfar. Removia era um pequeno caroço do meio campo, um tal de Custodio, que tenho a impressão que ainda será o cancro nas aspirações leoninas, espero estar enganado…

Mudando de ares, nas Antas triunfou, como previsto, o Porto A frente ao Porto B. A festa foi tal que até deu tempo para ovacionar o jovem Ivanildo do Porto B. Assim é que é bonito. Se falei no Deivid como factor lucky leonino, no jogo do Porto não pode passar em claro o golo de Quaresma. Em tantos anos de futebol nunca vi um golo assim, executado com o jogador deitado no terreno e com uma fabulosa colocação de bola! E, duvido seriamente, alguma vez assistirei a esta façanha novamente! O Porto venceu por um golo de diferença e, mesmo sem aquele chouriço, não tenho duvidas que venceria na mesma. Gostei igualmente da estupidez de Jesualdo Ferreira, confirmando as minhas suspeitas: os donos dos lugares cativos do relvado jogaram em detrimento dos que se encontram em melhor forma, casos de Tarik no lugar de Alan e Lucho no lugar de Ibson. Abençoado Jesualdo, vais-me dar muitas alegrias!

Quanto ao Braga apenas um comentário para dizer que a Carvalhização da equipa segue já em bom ritmo. Para já evitam um embaraçante empate por demérito dos madeireiros pacenses e, igualmente, pela mãozinha do árbitro que perdoou Nem da expulsão, ainda com o jogo empatado e já com o Paços em inferioridade numérica. Sinal que no Minho mora já uma equipa que vai tendo direito a mexer nos cordelinhos dos fantoches dos árbitros. Do mal o menos, a mandar alguém que mande o Braga e não o Boavista. E por falar em árbitros não posso deixar passar o penalti que ficou por assinalar sobre Liedson na primeira parte, único erro grave de Lucilio Baptista. Não percebo porque razão o Passarinho Loureiro tanto se irritou, ele que se irrite mas é com quem lhe gamou o treinador! E nas Antas passou em claro a expulsão do agressor de Quaresma, assim como uns cartões a Pepe e a Adriano, mas como o jogo era entre amigos as coisas passaram sem grande barulho. E assim vai o nosso futebol… ah, é verdade, Jardel lá marcou mais um golo! E pensar que o Passarinho Loureiro recusou o goleador brasileiro em troca de um Linz qualquer…


PS:

Esperei muito de Deivid durante um ano e, agora que parte para o futebol turco, fica a sensação que estaria pronto para retribuir o apoio e paciência que os adeptos sempre lhe deram. Nestes 12 meses Deivid participou em 35 jogos em todas as competições com a camisola leonina, marcando 12 golos (1 golo a cada 3 jogos, em média). Não é brilhante e a imagem que me deixa é a do jogo da Luz, em Janeiro passado, em que falha escandalosamente 2 golos, que poderia dar uma vitória de 1-5 no campo do eterno rival. Convenhamos que isso deixa marcas negativas mas ao ver a forma brilhante como entrou em campo frente ao Boavista no seu ultimo jogo (e ele já tinha consciência que seria o seu ultimo jogo de verde e branco), a forma como assiste com classe Nani e como marca com uma cabeçada perfeita, sobretudo a forma como revolucionou o futebol atacante da equipa… deixa saudades! Qual o verdadeiro Deivid? Agora já não interessa, que seja muito feliz e que nunca regresse para jogar nos rivais dos leões é o que desejo. Em tempo de crise o Sporting tem de vender para ir sobrevivendo, e em abono da verdade, é melhor sair Deivid que Moutinho, ou Nani, ou Liedson.

Soccerlinks - the soccer website directory