Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sábado, fevereiro 25, 2006

João Moutinho - o puto mostra a sua raça!



João Moutinho acaba de completar um ano de sénior. A notícia não é nada de especial, afinal de contas todos os ex-juniores completam um ano de sénior. Bem, pelo menos todos os que continuam a apostar numa carreira de futebolista! O que é especial é o facto de, nesse espaço de um ano, João Moutinho ter feito 50 jogos como sénior! Agora sim, já podemos falar de algo de especial!

E se eu disser que não ficamos por aqui? E se eu disser que esses 50 jogos foram efectuados numa equipa com tantas pretensões e com a grandeza do Sporting? Ah, pois é, fazer 50 jogos no primeiro ano de sénior no Vilanovense (sem desprimor para tal clube) é uma coisa, mas faze-lo num clube como o Sporting, é outra totalmente diferente! Mas não fico por aqui. Vamos lá a contas e percentagens, coisas que eu adoro.

No espaço de um ano, mais precisamente desde 20 de Fevereiro de 2005, Moutinho não falha um único jogo oficial com a camisola leonina ao peito, ou seja, 100% em presenças pois então!

Desses 50 jogos, 46 foram efectuados na condição de titular? Ou seja, 92% dos jogos efectuados pelo Sporting no último ano tiveram Moutinho na equipa inicial!

Em 35 desses 46 jogos, jogou os 90 minutos? Ou seja, em 76% dos casos em que foi titular, foi-o até ao final do jogo! Não é, como se pode ver, uma primeira nem segunda escolha para sair, quando as coisas estão a correr mal.

No total, João Moutinho acumulou 4201 minutos em jogo, o que equivale, em media, a 84 minutos em jogo! Ou seja, para alem de não falhar um jogo neste ultimo ano, ainda por cima joga quase sempre até ao final dos jogos!

Actualmente segue com uma incrível série de 32 jogos consecutivos, para o campeonato, sempre a titular, não cumprindo apenas 150 minutos dos 2880 minutos equivalentes a esses jogos! Isto tudo num miúdo prestes a cumprir os 19 anos de idade.

O que mais impressiona em Moutinho é a sua facilidade na condução do jogo, nunca desperdiçando tempo em fintas inúteis, jogando simples e ao primeiro toque. Juntem-lhe uma grande humildade e ausência de protagonismo, e estamos na presença de um protótipo de craque. Que ainda não é, convém ninguém esquecer-se disso, ele inclusive. Mas lá que tem um brilhante futuro em frente, não parecem existir duvidas. Recordar exibições como as executadas na banheira de Roterdão, onde se estreou nas competições europeias, e a fabulosa exibição em Alvalade frente ao Newcastle, onde foi eleito o melhor em campo, confirmam tudo o que aqui escrevi. Talvez não seja convocado para o Mundial da Alemanha, uma vez que certas vacas sagradas como Maniche, que há mais de 18 meses não alinha duas exibições convincentes seguidas, parecem de pedra e cal. Mas para a fase de apuramento para o Euro’08 conto ver João Moutinho com a camisola das quinas ao peito. Pelo que ele tem jogado não seria nenhum favor que lhe fariam, bem pelo contrário.

Soccerlinks - the soccer website directory