Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, março 08, 2006

A farsa americana



Apesar deste ser um blog sobre futebol, este assunto, o doping, nao pode ser esquecido.

Nos ultimos tempos, sobretudo no desporto norte americano, temos vindo a assistir à queda de variadíssimos idolos, sobretudo no atletismo, onde Tim Montgomery e Marion Jones foram recordistas e vencedores de variadissimas medalhas, mas que se sabe agora conseguiram as excelenes performances com a ajuda dos laboratórios famarceuticos BALCO. Não fico admirado, um Paìs que tem acesso a tanta tecnologia acaba por ter acesso igualmente a todo e qualquer tipo de inovação no doping, e nao duvido que esse acesso é do conhecimento de muita gente com responsabilidades. No final sao os atletas que acabam arruinados mas sao apenas os fantoches.

Tenho serias duvidas nas vitorias de Lance Armstrong, confesso. E acredito piamente que, caso o futebol fosse um desporto aceite pelos norte americanos, os casos de doping triplicariam. Já para nao dizer que os atletas com maiores capacidades fisicas seriam, naturalmente, norte americanos. É uma cultura de doping, e nesse aspecto agradeço que se mantenham longe do futebol, que ja tem problemas que cheguem. Por outro lado, com os americanos, de certeza que muita regra caquetica seria abolida e o espectaculo teria novas regras com o sentido de motivar as audiencias. Um exemplo? As video conferencias para tirar duvidas em lances que o arbitro nao consegue ajuizar.

No entanto este post é devido à entrevista dada por Barry Bonds, um dos maiores idolos da historia do beisebol americano, à revista Sports Illustrated. Nela Bonds confessa o uso de esteroides ao longo da carreira. Ou seja, confessa que alcançou o sucesso nao apenas devido a uma elevada dedicação e esforço mas por meios ilicitos. O desporto norte americano é prodigo em idolos com pes de barro, mas estranhamente todos se safam em beleza. A justiça portuguesa é fraquinha mas a americana nao serve de exemplo para ninguem. OJ Simpson safa-se numa boa, Kobe Bryant viola e ainda se sente violado e agora o Bonds ainda vai merecer um telefilme para se perceber que o pobre coitado foi obrigado a dopar-se para ajudar a salvar a bambi das garras do lobo mau. Só mesmo na America...

Soccerlinks - the soccer website directory