Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

LIga BetandWin - 24ª Jornada


A jornada fica marcada pela péssima imagem futebolística do clássico da Luz. Perdoem-me a franqueza mas se é aquilo que valem duas das melhores equipas portuguesas, então muito pouco vale o nosso campeonato! Miserável primeira parte e ridícula segunda, com dezenas de passes errados, más construções de jogadas, muitas faltas, pouca imaginação, e péssimas finalizações nas escassas ocasiões de golo. Foi, sem duvida alguma, o pior clássico que me recordo de ter visto. Tenho pena dos infelizes que gastaram 30, 40, 60 euros. Se fosse um deles ter-me-ia deslocado à esquadra da PSP mais próxima e apresentava queixa de furto.

Vítor Baia não merecia. E digo-o porque admiro há muito o guarda-redes tripeiro. No entanto a minha admiração por ele não se confunde com insultos aos seus rivais, nomeadamente Ricardo. E, para grande satisfação minha, anda muita gente a engolir verdadeiros sapos vivos! Tenho pena que isso signifique colocar em causa a continuidade de Baia como jogador, porque ele tem ainda muito valor, mas actualmente Helton é melhor, e Baia sabe-o. Tal como soube ser digno e não armar espalhafato quanto à sua situação na selecção. Vítor Baia é um grande Homem, muito digno, provando-o ontem mais uma vez, ao assumir a responsabilidade. Agora aguardo que todos os mentecaptos que têm voz na imprensa assumam com dignidade que Ricardo é actualmente melhor e merece o lugar que ocupa na selecção. Eu sei que é pedir demasiado, mas se já houve quem visse um porco a andar de bicicleta…. Porque não acreditar que todos os Tavares Teles deste País tenham um assomo de dignidade? Eu acredito!

Voltando ao jogo da jornada (e digo isto em termos mediáticos obviamente…). Adriaanse voltou a perder para Koeman, o que não é novidade nem para um nem para outro. É evidente que Koeman é superior ao velhote Co, que tendo à disposição tanto talento, só conseguiu derrotar o Inter de Milão (com dois golos às tabelas…), de todos os jogos importantes que fez! E recordo que conto os outros 5 jogos da CL, os dois jogos com o Benfica, os dois com o Braga e o jogo com o Sporting! É realmente muito pouco. Vai-lhe valendo não falhar com os fracos, sendo que só se é campeão derrotando precisamente os fracos! Nisso Adriaanse tem o seu mérito. Ou será que o mérito dele reside no talento superior de alguns jogadores portistas? Eu acredito mais nesta hipótese, Adriaanse, a ser campeão, será um dos mais fracos da história do futebol português.

Ainda sobre o jogo, de destacar o facto do Porto ter criado uma ocasião de golo (remate de Lisandro interceptado (e ia para golo!), e o Benfica também somente uma (falhanço da Amélia Gomes, só com Baia pela frente!). O golo nem é para aqui contabilizado, por razoes obvias. Pela estatística do jogo, vê-se que o Porto teve mais remates e pontapés de canto, bem como mais posse de bola. Então porque falhou a equipa portista? Simples, basta ver como jogou o Sporting nesse mesmo estádio há um mês. Não é afunilando o jogo, e tentando jogar para os pontas, muito estáticos, que se derruba aquele muro central. Muito jogo flanqueado, muita troca de bola, muita rotação entre os jogadores (caso de Liedson que fez nesse jogo as posições 7,9,10 e 11), e assim se confunde aqueles que alguns estarolas consideram “uma grande defesa!” O Sporting não marcou 8 na Luz porque não calhou! Então porque não teve o Porto mais que uma oportunidade de golo? Paulo Bento pode ser um principiante, mas além do banho táctico a Koeman, acabou de dar novo banho táctico a Adriaanse. Fábio Capello disse há pouco mais de um ano que o melhor dos treinadores era igualmente o maior dos ladroes. O que quis ele dizer com isso? Que observando como jogam os rivais também pode um treinador adversário aprender e muito! Mourinho assumiu uma vez que copiou a execução de um livre de Camacho! Só lhe ficou bem. Porque não imitou Adriaanse o modelo de Paulo Bento, que tão fantástico resultado obteve? Está aberta a discussão.

Ainda sobre o clássico da Luz, não posso esquecer a má arbitragem de João Ferreira. Prejudicou as duas equipas com o péssimo critério disciplinar, uma vez que aos 20 minutos já deveriam ter sido mostrados 4 amarelos, dois para cada lado. Deixou abusar nas quezílias e as coisas só não se complicaram porque os próprios jogadores souberam conter-se nas picardias. Na parte final fica um evidente penalti sobre Petit por marcar e já na primeira parte uma mão de Pepe, se cometida por Sá Pinto, era penalti evidentíssimo! Mas isso já sou eu a delirar, concerteza…

Quanto ao Sporting. Mais uma vez um resultado folgado, mas que equivale a um jogo de sofrimento. A Académica fez muito mais no passado sábado para vencer do que na primeira volta. Mas o futebol é mesmo assim, e os estudantes não se podem queixar porque levam três pontos à conta do Sporting. Querer seis já era pedir muito não? Vão bater à porta de Benfica e Porto, que eles também têm muito para oferecer certamente. Então se repetirem esta exibição frente ao Porto (levar com 5 nas Antas, e logo de uma equipa que marca poucos golos, foi ridículo!) é garantido! O Sporting marcou o primeiro golo em posição legalíssima (insisto na ideia da semana passada, na Porto Editora há muita literatura futebolística para todos os que acreditam existir fora de jogo…), o segundo golo é pura classe do melhor avançado a actuar em Portugal, e o terceiro surge num lance inacreditável de Pedro Roma. Se é verdade que Liedson o puxou pelo braço, também é verdade que quem manda é o arbitro e que aos 88 minutos, não seria necessária tanta pressa do GR porque o jogo estava morto e enterrado! Vai pagar caro pela agressão e é bom que ganhe juízo, afinal já leva 35 anos! E Liedson já veio fazer ver que pretendia mesmo ver o cartão amarelo. Ou seja, se culpas há a apontar, essas são para o árbitro que deveria punir Liedson! Mas para isso era preciso que Pedro Roma se queixasse, e não fizesse de juiz e carrasco! Assim sai mais um penalti para o Sporting e mais um 3-0! Ah, e já agora, alguém me recorda o último frango de Ricardo? Creio que com Paulo Bento tal ainda não sucedeu. Tal como a evidente melhoria de Anderson Polga. Tudo isto tem o dedo do mister. Ainda vai chegar a besta (todos acabam por lá chegar), mas para já é bestial. E que assim se mantenha até Maio.

Quanto à restante jornada, um nome sobressai. Ou melhor, uma sigla, uma marca registrada, e de qualidade reconhecida por todos os portugueses, nestes últimos 15 anos. JVP. Quem não sabe o que significa? João Vieira Pinto. Aos 35 anos está a realizar uma época extraordinária, a todos os títulos fantástica. Não sei qual a percentagem de mérito de Marisa Cruz, mas lá que o grande artista está em grande forma não há duvida. Foram tantos os abutres que lhe fizeram o enterro após o Mundial da Coreia, muitos deles frustrados pelo título que o ex. menino de ouro ofereceu ao Sporting, que andam agora a engolir uns grandes sapos por tudo o que de nojento escreveram. Alias, é minha convicção que entre todos os mentecaptos que insultaram e denegriram Ricardo para endeusarem Baia e todos os que enterraram JVP ainda vivo, não há sapos que cheguem! Ah, mas que satisfação a minha!

Quantos aos restantes, destaque para o Guimarães que continua a somar pontos, para o Couceiro que por esta altura já deve perceber porque saiu do Porto e para o Alves da Madeira, que começa a ver a Europa por um canudo. Para a semana sou bem capaz de assistir a um triunfo portista com algum prazer, o que será uma situação raríssima! Mas ver o trombil do Alves compensará seguramente.

Já agora, e para acabar, sabem quem lidera a lista para melhor jogador da Liga, no jornal Record? Nuno Gomes! Se é verdade que esse jogador leva 14 golos, convém não esquecer que a grande maioria dos mesmos foram obtidos nas primeiras doze jornadas da prova. E a pontuação é feita jogo a jogo! Já para não dizer, num aparte importante, que o mesmo jogador leva zero golos em sete jogos da CL! E para concluir a minha argumentação, ontem Nuno Gomes valeu um redondo zero, opinião partilhada pelas dezenas de benfiquistas que na bancada abanavam a cabeça sempre que o guedelhudo perdia um lance. Mesmo assim Record deu-lhe nota 2, num máximo de 5! Ou seja, um 40%, coisa menos coisa. Justo? Obviamente que não, mas acredito que para o jornal líder do mercado já está encontrado o melhor jogador da prova. Esta crítica estende-se a todos os outros jornais, com escolhas muito partidárias, a maior parte das vezes. Pior cego é aquele que não quer ver. Os adeptos, mesmo clubistas, não são estúpidos. Para isto mais vale fazerem como em Espanha e associarem-se de vez a um clube, como faz a Marca e o Sport, com Real Madrid e Barcelona, respectivamente. Falsos moralistas é que não. E parem lá com a treta da “grande defesa benfiquista” que já cheira mal.

Soccerlinks - the soccer website directory