Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

domingo, julho 16, 2006

Balanço WC2006: I - Scolari



Portugal é um país mesquinho. O que Scolari e seus jogadores fizeram, fizeram-no contra um bloqueio minoritário mas mesmo assim inaceitável. Existe quem neste país teime em não dar crédito a quem o merece, enquanto que noutros países (inglaterra, espanha e até já brasil) anseiam pelo que temos. É o cúmulo do ridículo.

Em Portugal alguns erram, outros não. É a conclusão que se me oferece tirar ao ler quem ainda tem coragem de apontar os erros (evidentes) de Scolari mesmo após tudo o que conseguiu. É que parece que apenas a Scolari não é permitido cometer erros. Todos podem cometer erros menos ele, mesmo atingindo níveis para os quais não tem bases. Concluo que existe uma pequena franja de portugueses infalíveis (e não se trata de Cavaco Silva pois este aplaudiu a selecção). Não compreendo como estamos como estamos com tantos infalíveis. Scolari comete erros como qualquer pessoa, mas os seus verdugos recusam reconhecer-lhe o mérito do que atinge. O que atinge passa a ser automaticamente o "mínimo aceitável face ao que tinha nas mãos".

Enfim... quem tiver paciência que os coma pois eu já não a tenho. Repito: identificando as limitações e erros de Scolari agradeço-lhe de forma sentida as alegrias imprevistas que me ofereceu tanto no Euro 2004 como agora no mais significativo Mundial 2006. E a quem tiver dúvidas sugiro o seguinte exercício: comparem o número de vitórias de Portugal, em qualificações e torneios, desde o início do Euro 2004 até ao final deste Mundial 2006 com os gigantes mundiais, nomeadamente os 7 que já foram campeões do mundo, e digam-me quantos ficam à nossa frente em termos de produtividade nos últimos 2,3 anos.

Scolari, como se esperava, criou um grupo forte, unido e muito solidário. Por mais do que uma vez se conseguiu perceber que dentro do terreno de jogo reinava um grande espírito de união e sacrifício, criado em prol do colectivo. E, como que calando quem afirmava que Portugal não entusiasmava, a FIFA atribuiu a Portugal o prémio “Equipa com Futebol mais Atraente”. Enfim, quem quiser que os ature, eu prefiro outras coisas bem mais interessantes que fazer da má lingua e inveja uma forma de vida.

1 Comments:

At julho 17, 2006, Blogger LOM said...

Algumas frases deste texto parecem-me bastante familiares...

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory