Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, agosto 30, 2006

JVP, marca registrada!



João Vieira Pinto é, actualmente, o jogador com mais jogos disputados na Primeira Divisão Portuguesa, somando, após a sua estreia pelo Sporting de Braga, 444 jogos em 18 épocas!

Foi Raul Aguas, a 29 de Janeiro de 1989, que lançou para a ribalta, então um miúdo com 17 anos, mas a caminho de se tornar, dois meses após, campeão mundial de juniores. E, a confirmar tratar-se de um jogador de excepção, sagrar-se-ia bi campeão mundial de juniores em 1991, um feito inédito a nível mundial!

Foi curiosamente num Sporting de Braga vs Boavista que JVP debutou na Primeira Divisão. Hoje, à entrada da sua 18ª época em Portugal, a 16ª consecutiva, JVP orgulha-se não só por ser, claramente, um dos melhores jogadores mundiais com 35 anos (alguém duvida?), como pelo facto de só ter rival em Vítor Baia no que ao numero de jogos no principal, e mesmo assim a distância considerável, 405 para 444 jogos!

Embora seja da minha opinião que JVP perdeu uma excelente oportunidade de conseguir singrar e obter maior reconhecimento num campeonato estrangeiro, a verdade é que, por onde passou, deixou sempre uma imagem de grande profissionalismo, dedicação e brilhantismo. Não é qualquer um que chega a capitão dos dois maiores rivais de Portugal, Sporting e Benfica! Podia já ter largado o futebol, arranjado um cargo engravatado e bem pago num qualquer clube, mas JVP (afinal de contas quantos jogadores ficam tão conectados com uma sigla como ele, qual marca registrada?) não troca os relvados até sentir que é inferior aos demais companheiros e adversários. E, pela amostra, Braga e o futebol português não se vão ver livres de JVP nos tempos mais próximos. A caminho dos 500 jogos, força João Pinto, o povo agradece!

PS:

Para além de contar 444 jogos para o campeonato, JVP tem 65 participações nas competições europeias, 80 internacionalizações pela selecção e 55 jogos na taça de Portugal. Quanto a golos, e apesar da sua aparente debilidade física para aparecer na área adversária, contabiliza 110 golos no campeonato nacional, 15 golos nas competições europeias, 23 golos na selecção nacional e 19 golos na taça de Portugal. Ao fim e ao cabo, tudo somado, perfaz a bonita soma de 644 jogos 167 golos como profissional. Digno de registro, sem dúvida!

1 Comments:

At setembro 04, 2006, Anonymous Anónimo said...

Realmemte é um grande jogador, foi pena ter saido do Sporting, pois o João Pinto ainda esta capaz de fazer grandes epocas

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory