Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

domingo, fevereiro 25, 2007

Sonhos desfeitos


Existe um programa na Sic Noticias, Perdidos e Achados, que tem por objectivo pegar em antigas reportagens jornalisticas e saber o que sucedeu na vida dessas pessoas. O mesmo reporter e respectiva equipa partem para o terreno com o trabalho anterior como pista, para realizar uma nova peça jornalistica. O desta semana vem a propósito para ser mencionado aqui, neste blog de futebol, porque foi sobre sonhos de futebolistas adolescentes. Há 7 anos atrás foi feita uma reportagem na SIC sobre as camadas jovens, sobre os sacrificios que muitos jovens se sujeitam para alcançar o seu sonho de fazer uma carreira no futebol, sendo que foram destacados miudos que sairam de casa dos pais para irem viver para os lares que alguns clubes de futebol possuem. Na peça realizada em 2000 foram destacados miudos com 13 e 14 anos, no caso João Tiago (Benfica), João Pimenta e Edgar Marcelino (Sporting) e Daniel Carvalho e Bruno Lemos (Boavista).

É preciso ver que todos estes miudos foram escolhidos para a reportagem pelo enorme potencial que, na epoca em questão, possuiam. E, no caso de Edgar Marcelino, cuja carreira igualmente seguia, era um diamente em bruto. Curiosamente aparece na reportagem, no lar dos jogadores do Sporting, um puto a jogar PS, ao lado de Edgar: Cristiano Ronaldo. Não foi ele alvo do interesse do jornalista porque, verdade seja dita, Cristiano Ronaldo, 3 anos antes de saltar para a fama, era apenas um entre muitos, com talento mas sem algo que deixasse entender o sucesso vindouro, sobretudo de forma tão repentina. Já Edgar Marcelino era o lider natural dessa geração, dessa equipa de juvenis.

Actualmente Edgar joga no Chipre, depois de falhar em Penafiel e Guimarães, já sem ligação ao Sporting. Porque falham uns, previamente destinados ao sucesso, e singram outros? É aqui que entra em jogo o lado psicológico de cada um, seguramente. Mais do que habilidade, que até aos 17 anos é o factor de desequilibrio, é a vontade de vencer, o caracter, a forte personalidade, grande autoconfiança, que faz uns agarrar a sua oportunidade e outros desperdiça-la. Pior, como se observa na reportagem, é quando não se tem uma oportunidade sequer para desperdiçar. João Pimenta faz parte do plantel da Naval, João Tiago está no Fátima, Daniel Carvalho no Sanjoanense e Bruno Lemos, à epoca grande esperança das balizas axadrezadas, caiu nas tentações dos gangs juvenis e cumpre pena de prisão, após assalto à mão armada, praticado quando tinha poco mais de… 16 anos!

Edgar e João Pimenta jogaram com a estrela do Manchester United no centro de estágios do Sporting, há sete anos atrás; partilharam treinos, algumas brincadeiras. O sonho era o mesmo, mas só um deles o conseguiu. Mais de 90 por cento dos jovens que ingressam nos centros de estágio dos grandes clubes são dispensados quando chegam aos séniores. Preparar os miudos para uma vida extra futebol não é obrigação dos clubes que desejam somente craques a custo zero e que servem de bandeira para o orgulho da formação de cada clube, mas é triste ver reportagens como esta, e faz-nos questionar a justiça de separar crianças dos seus pais para, 5, 6, 7 anos depois, devolvê-los com carimbo de fracasso marcado na pele. É certo que para muitas familias o sucesso do seu filho pode ser o seu bilhete de lotaria para a saida de uma vida miserável, mas a que custo? Por quantos “Simão Sabrosa” de aldeias transmontanas que, com 11 anos veem viver para um lar em Lisboa e “Cristiano Ronaldo”, de um beco sem saida da Madeira que, com 13 anos aterram em Lisboa… e têm sucesso… fracassam outros?


Cristian Ponde, um miudo romeno de 11 anos, faz parte da equipa de infantis do Sporting. Este miudo é capaz de ser o exemplo do que melhor serve o jovem (e sua formação, quer desportiva, quer como ser humano) e a sua familia. Em 2005 o Sporting contratou o futuro craque ao Olhanense, após conversa com os pais do miudo que desejava frequentar a academia leonina. Mas não foi abandonado à sua sorte em Lisboa. Pelo menos enquanto for possivel conciliar, o jovem romeno fará a sua vida normal em Olhão com a sua familia e jogará, aos fins de semana, pelo Sporting que, pelo menos até 2008, mantem parceria com o Olhanense na formação do jovem. É esta a melhor via para o correcto desenvolvimento do jovem? No que a uma carreira futebolistica diz respeito, dentro de 7 anos teremos resposta. No que ao desenvolvimento como ser humano diz respeito, ter a familia e amigos por perto, quando se tem 10 e 11 anos, só pode fazer bem, seguramente. Formação sim, mas com dignidade pelos direitos da criança. Porque, aos 10 anos, o que é Cristian senão um criança rodeada de sonhos?

2 Comments:

At fevereiro 28, 2007, Blogger andre_vedder said...

Não perca hoje (28-02-2007) o campeonato ITALIANO, taça de ESPANHA, taça da ALEMANHA, taça da GRECIA e taça de PORTUGAL, todo o futebol na vossa televisão por satélite, basta entrar em:

WWW.FUTEBOLNATV.BLOGSPOT.COM

Abraços

 
At maio 23, 2009, Anonymous marcos souza said...

sou do brasil moro em um estado muito pequeno chamado sergipe + tbm tem muito futebol por aqui...por isso to mandando esse recado. jogo muita bola pode ter certeza sou magro 1.70mc 40 quilos abilidoso rapido esperiente em muitas coisas ...pq no estado q eu moro nao tem muita renda em dinheiro nao ai nao posso sair pra jogar em outras cidades estados por causa do dinheiro tbm meus pais ja mim falarao q se for o q eu gosto posso seguir em frente...se tiver enteresados em falar com migo só e mim add no. orkut, marcos_joga+@hotmail.com
msn, marcos_1992_2010@hotmail.com
ou ligar 079 88257820... sim tbm tem um colega meu q joga pa karai posso ate levar ele fala com migo depoix ae viu abraçao

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory