Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, março 14, 2007

Já temos arbitro!


O primeiro clássico de 2007 já tem arbitro designado: Pedro Henriques. Dirão muitos que é um arbitro de Lisboa. O que interessa aqui é a competência, mas é interessante verificar que, por exemplo, o "portuense" Paulo Costa afinal de contas é de Aveiro mas registra-se como arbitro na AF Porto. Vá lá saber-se porquê...

Adiante, o que me interessa sobretudo é saber quem são Hernâni Fernandes e José Lima. E, vá lá, ao menos estes dois sujeitos, que serão os homens do pau na mão (chamar-lhes arbitros assistentes é dar-lhes protagonismo que de forma alguma merecem!) estão identificados. Porque não é Pedro Henriques que a mim, sportinguista, me preocupa. Preocupa-me saber quem é o observador do arbitro em questão e, já agora, quais as suas relações com Pinto da Costa, ou alguém próximo a ele! Isso sim é o Sistema! Isso e dar protagonismo aos palermas dos bandeirinhas.

Há muitos anos atrás, quando ainda acreditava na pureza do futebol português, enquanto observava um calendário de jogos do campeonato nacional, e sabendo que o Sporting estava a uns 10 ou 12 pontos do Porto (e isto no tempo dos 2 pontos por vitória), faltando cerca de 10 jornadas para o fim do mesmo, virei-me pro meu pai (portista) e disse-lhe com a maior das ingenuidades que, como ainda haviam uns 20 pontos em disputa, o Sporting ainda poderia ser campeão! Naturalmente que o meu pai se riu perante a convicção de um puto em pensar que a sua equipa ganharia tudo até final e que os seus adversários desatariam a esbanjar pontos!

Hoje, e pelo que se tem passado nos últimos 20 anos, é certo e sabido que equipa que lidera à entrada das últimas 6 ou 7 jornadas, ganha o campeonato! Talvez apenas o Benfica de Cesar Brito tenha escapado a esta maldição. Ou seja, para o Sporting, mesmo que ganhe no Porto e veja o mesmo Porto perder na Luz, o titulo é somente uma distante miragem. O que não implica que TODOS os sportinguistas exijam total dedicação e empenho nos jogos que faltam, sobretudo nas deslocações ao Porto e Luz.

É por esse motivo que me congratulo ter sido escolhido Pedro Henriques e não, por exemplo, Olegário Benquerença, um sujeito extremamente desagradável e que, ainda na última visita do Sporting ao Porto, prejudicou de forma grave e severa, a equipa leonina, a qual estava por mérito próprio já qualificada para a final da Taça de Portugal. Um escândalo que não será seguramente repetido. Para pena do Olegário como se pode ver...


Soccerlinks - the soccer website directory