Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, agosto 22, 2007

Liga BWin - Jornada 1


Para a história da primeira jornada fica o despedimento de Fernando Santos do cargo de treinador do Benfica o que, em abono da verdade, só desprestigia o clube e quem o dirige. O trabalho (mediocre) de Santos já tinha deixado a sua marca em 2 anos de FCP, na única epoca em Alvalade e na temporada transacta no mesmo Benfica que, contra todos os factos, decidiu conserva-lo. Ora, se o fez, porque razão despedi-lo ao cabo de 2 jogos oficiais na nova temporada? Camacho não estava disponivel em Maio? Junho? Julho? Luis Filipe Vieira “bebeu” muitos ensinamentos quando compadre de PC, mas tem de aprender que manter um treinador e renovar-lhe contrato só funciona quando o trabalho do treinador não é o único factor na obtenção dos resultados. E, pelo que se tem visto desde o desencadeamento do processo Apito Dourado, nunca houve tanto despedimento lá para as bandas das Antas! Ou seja, e como em quase tudo, o povo é que sabe. E o povo, seja azul verde ou vermelho, nunca encontrou competências em Fernando Santos para treinar algo mais que candidatos à Europa. Foi um tiro no pé do presidente encarnado, que mantem um estilo à PC, numa era em que o futebol português precisa de tudo menos estilos à PC. Enfim, não é dificil perceber que, dentro de 9 meses, as culpas ao (provavel) insucesso encarnado sejam atribuidas à pre temporada desperdiçada. Nada que me tire o sono, estou suficientemente feliz só pelo facto que nenhum ex jogador leonino vai reforçar os rivais directos.

No Bessa o Leixões conseguiu o resultado positivo quando já ninguém esperava e quando já não o merecia. Sim, fez uma primeira parte superior ao Benfica mas na hora da verdade contentou-se com o nulo e defendeu-o sem convicções atacantes. Valeu-lhes a sobranceria benfiquista, parecida com a que o Sporting apresentou em Aveiro na epoca passada (3-3), muito embora, nesse jogo, o Sporting tenha lutado pelo 4-2. No sabado passado o Benfica fiou-se que o jogo acabava com 1-0 no marcador e deixou “correr o marfim”. Culpa de Fernando Santos mas igualmente (sobretudo) dos jogadores, onde incluo Nuno Gomes que, com as suas falinhas mansas, esquece-se que ganha balurdios para justificar maus resultados com falta de tranquilidade. Não tem estofo este Benfica.

Em Braga não houve surpresas, ou melhor, a vitoria do Porto até surpreeende pelo que se tem visto nas ultimas tres epocas. É o Porto dependente de Quaresma? Vejamos: Quaresma jogou pouco ou nada frente ao Sporting… o Porto jogou pouco ou nada frente ao Sporting. Quaresma esteve brilhante frente ao Braga (muito embora Mallo tenha ficado mal na fotografia no primeiro golo, ao estilo do GR do Copenhaga no primeiro golo de Rui Costa…)… o Porto ganhou, apesar da exibição colectiva do resto da equipa ser apenas suficiente. Com somente dois jogos não se pode fazer grandes registros estatisticos, mas há um padrão. E se é verdade que Quaresma é pago principescamente para resolver os jogos, parece-me evidente que só um cigano não chegará. Veremos já no próximo domingo. Curioso igualmente é o facto dos reforços portistas, tão elogiados durante a pre epoca, não terem lugar na equipa. Ou não são tão bons como os pintaram, ou a táctica de Jesualdo é mesmo fé em Quaresma e bola para a frente.

Em Alvalade não houve surpresas, no seguimento do que vinha realizando desde Março passado, o Sporting atropela mais um adversário e, como é habitual, sem dar mostra de grande esforço! O que me espantou sobretudo foi a tentativa de criar casos num jogo de sentido único, onde o resultado peca por insuficiente. Penalti de Polga sobre Lito? Sim, se o arbitro visse a forma como Lito domina a bola com a mão, não teríamos caso. Inexistência de falta sobre Liedson no penalti convertido por Moutinho? O “Record” publica uma foto onde se vê perfeitamente a camisola do levezinho esticada até ao seu limite elástico! Liedson é preso por ter cão é por não o ter. Se cai é porque é espalhafatoso, se não cai é porque não foi falta! Coerência, é o que falta em muita mente, mas isso não é nada que deva ser realçado já que o futebol move paixões e a paixão é inimiga da razão.

Uma palavra final para Braga, Guimarães e Belenenses. Fizeram excelentes resultados na pre epoca, encheram os seua adeptos de esperança, mas os resultados do primeiro jogo a sério da temporada foram decepcionantes. No caso do Braga há dois atenuantes chamados FCP e Quaresma, mas a verdade é que o futebol apresentado foi pobre e sem ponta de ambição. Mas acaba por ser interessante para desmistificar os resultados dos amigáveis, sobretudo quando são todos colocados ao mesmo nível. De que adianta dizer que o Guimarães está invencível se jogou praticamente somente contra adversários de ligas inferiores? Cria-se um falso estatututo e tudo se desmorona quando a competição se inicia. Veremos dentro de 10 dias, ao cabo da terceira ronda, quantos pontos somarão estas tree equipas, as que mais se destacaram na pre-epoca, fora do nucleo duro dos tres grandes. Há no entanto que dar os parabens pelas exibiçoes belenenses, sobretudo no Teresa Herrera, mas tudo ficou já para trás e agora que se inicia a prova, a ver vamos quem são os reais candidatos. O Maritimo, tão apagado na pre epoca, revelou-se quando realmente interessa. Assim como Makukula, a minha grande esperança para ponta de lança de Portugal. Veremos quem confirma o estatuto conquistado.
.


Clube da Jornada: Sporting

Decepção da Jornada: Paços Ferreira

Jogador da Jornada: Quaresma (FC Porto)

Golo da Jornada: 2º Golo Quaresma (FC Porto) contra o SC Braga

Equipa da Jornada:


Soccerlinks - the soccer website directory