Liga BWIN Jornada 18: Belenenses 1 Sporting 0
Este Sporting desmotiva o mais profundo crente dos seus adeptos, o que já por si é um feito digno de registo! Mais uma exibição a roçar o ridiculo, mais uma vez o insipido losango, que tantos pesadelos me provoca! Se já provou ser ineficaz, e mesmo sabendo da ausência de extremos de qualidade no plantel, não conhecerá Paulo Bento outras tácticas? Será que ninguém lhe empresta o Championship Manager para ele se entreter?
Já se sabe que a culpa não é unicamente do sistema, seja de jogo seja o implementado no futebol português. Nunca o foi, não sou estúpido para pensar que em 20 anos o Sporting devia ganhar 20 campeonatos! Mas é razoável que se pense, perante as evidências, que existe corrupção instalada no futebol português. E não é, seguramente, quem acabou de cá chegar que é o corrupto! Enfim, voltando ao jogo do Restelo…
Não é somente o sistema de losango o culpado das sucessivas más exibições e piores resultados da equipa leonina. A motivação dos jogadores é fraca, o empenho demonstrado diminuto, a entrega e determinação quase nula! Situação idêntica só quando “fizeram a cama” ao Peseiro! Será essa a intenção? Não creio, mas então não sei qual o motivo para o constante desinteresse patenteado pelos jogadores, sobretudo nos primeiros 45 minutos de jogo de cada partida. O jogo frente ao Porto foi a excepção que confirma a regra, mas mesmo esse foi mais sorte que mérito! É preciso encontrar o antidoto para curar este male que afecta praticamente todos os jogadores.
A época ainda vai a tempo de ser salva. Aproximam-se as fases decisivas da Taça de Portugal, da Liga e da Uefa. São 3 competições onde se espera que o Sporting faça boa figura. Pode ser um exemplo “à Liverpool”, incapaz de ser competitivo em provas de formato pontual, mas em forma quando tudo se decide em um ou dois jogos. Já se sabe que, numa prova como um Campeonato, é importante ter um plantel competitivo, com mais do que 13 ou 14 jogadores de qualidade, e sabe-se igualmente que, em teoria, quanto maior for a capacidade financeira de um clube, melhor apetrechado e mais competitivo será! Ou a gestão do plantel é feita de forma ruinosa, ou mais dinheiro será sinónimo de mais e melhores jogadores, Ora, sejamos francos, na situação actual, o FC Porto, em teoria, não tem rival no campeonato. E assim se manterá enquanto Sporting e Benfica não resolverem os seus problemas financeiros. O Sporting tem feito por isso, o Benfica, incrivelmente, gasta dinheiro sabe-se lá vindo de onde. Mas isso é problema deles, não meu. O que convém realçar é que, ou o Sporting tem os seus melhores jogadores em boa forma, quer fisica quer mental, como na época passada, ou então dificilmente conseguirá fazer frente a um plantel do FC Porto com melhores soluções. E é aqui que se vê a falta que fazem o Veloso da época passada, o Romagnoli da época passada e o Liedson da época passada. Já para não dizer Caneira, Tello e Nani, que ainda não foram convenientemente substituidos. Mesmo Alecssandro, sendo um tosco, marcou 8 golos no campeonato na passada temporada. Que dizer de Purovic e Djaló até ao momento? Enfim…
Teve o Sporting sorte frente ao FCP, uma semana depois viu Ze Pedro marcou um golaço e, para azar, envia duas bolas aos postes! Mesmo jogando pouco e mal, lá está, a sorte não está sempre virada para o mesmo lado. Sim, ao contrário do que pensam os portistas que se lamentaram toda a semana, se fosse o Sporting uma equipa sortuda, sem dificuldades teria saído do Restelo com o 2-1 ou mesmo o 2-0 a seu favor. Mas, como se viu no golo de Adriano em Paços Ferreira na penultima jornada da época passada… a sorte costuma estar do lado dos que mais se queixam da falta dela. Como dizia o ministro… é fazer as contas!