Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Taça Liga - Fase Final: Sporting 3 Beira-Mar 0

Não havia grande margem de manobra para os leões após a derrota de Setúbal, na primeira jornada da fase final da Taça da Liga. O sorteio ditou, felizardamente, que o Sporting disputaria a 3ª jornada da prova em casa, e contra o Penafiel. E, como se sabe pelas regras, o sorteio é puro e aleatório, sem condicionantes. Teve sorte o Sporting, para o ano serão outros seguramente.

Mas voltando à margem de manobra dos leões. Recebendo o Beira-Mar após a derrota frente ao Vitória sadino, restava ao Sporting vencer, de preferência por números expressivos, já que o primeiro critério de desempate é o número de golos marcados! Olhando para os 3-0 finais, chega-se à conclusão que os dois objectivos foram alcançados. O que fica por contar foi a dificuldade com que os mesmos foram conquistados.

Muita luta, entrega, dedicação e calma. Sobretudo calma e pachorra para aturar a falta de fair-play e vontade desportiva dos homens da equipa de Aveiro. É incrível como se chega a esta fase da prova e se abdica de lutar, mesmo sendo um David contra Golias, mas lutar pelo orgulho e dignidade dos seus adeptos, pelo orgulho de estar numa fase final! Por muitos outros motivos mas estes são evidentes! Eu vi o Sporting perder a final da Taça Uefa mas fez uma campanha brilhante e na final fez uma grande primeira parte e na segunda, mesmo perante o descalabro, lutou sempre até ao último apito do árbitro com toda a réstea de forças que possuiam, contra a infortunidade mas com fé e orgulho! Nada, mas mesno nada disto se viu nos homens do Beira-Mar. Uma anedota de equipa, um insulto para o futebol! No final, após sofrerem o primeiro golo, a estratégia anti-futebol desmoronou-se e não entraram mais de 3 porque não calhou e porque faltou tempo!

Será que se tivessem optado por jogar futebol teriam levado uma dúzia? Não, de certeza absoluta, nem 5! Provavelmente teria o Sporting ganho na mesma por 3-0 mas a imagem deles seria outra completamente diferente. Inclusivé, da forma como a equipa leonina está a jogar e com o jogo importantíssimo no fim de semana frente ao FCP, se o Beira-Mar tem feito pela vida e arriscado um pouco mais, teria hipóteses de fazer tremer os alicerces verde-e-brancos. Mas não, mentalidade parola e tacanha, jogar pro zerinho e valha-nos Nossa Senhora da Aflição. É por estas e por outras que não vão estar na Primeira Liga no próximo ano. E ainda bem, acrescento eu!

Soccerlinks - the soccer website directory