Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quinta-feira, janeiro 10, 2008

“E o Burro Sou Eu?” Awards 2007

Na primeira edição da gala dos burros, os candidatos são:

Candidato Nº1 – Jesualdo Ferreira




Após 60 anos, a maioria dedicada ao futebol e ao seu estudo, consegue chegar a campeão. Não, não foi em Braga ou no Boavista, clubes onde a sua suposta sabedoria e anos de dedicação poderiam dar frutos (na única chance que dispôs, em 2005, borrou a pintura, não conseguindo mais que um banal 4º lugar, quando o 1º esteve à mão de semear!) mas sim no FCP, clube onde já se tornou evidente que qualquer cepo vira campeão; não é a cadeia TESCO que Sir Ferguson apreguou (numa lúcida e descomprometida observação…) mas não anda longe. Mas Jesualdo tem mérito e não é por isso que o incluo na lista de candidatos. Seria injusto e prepotente da minha parte. Jesualdo é candidato porque mostou a verdadeira face na hora do tão ansiado sucesso, qual Moisés após 40 anos a atravessar o deserto – e no caso de Jesualdo foram mesmo 40 anos a xuxar! É para mim incompreensível que alguém acredite que, numa prova onde se disputam 90 pontos em 30 encontros, se declare vencedor da contenda por ter sido o líder da mesma durante 90% do percurso, por ter sido o primeiro a chegar aos 40 pontos, aos 50 pontos, aos 60 pontos. É como mandar parar uma corrida de 10.000 metros à entrada da última volta porque seria injusto o corredor da frente perder a corrida depois de liderar durante 15 ou 20 voltas! Mas isto cabe na cabeça de alguém? Não, não cabe, e foi um acirrado, raivoso e estupidificado Jesualdo aquele que deu a face em Maio de 2007, completamente desorientado por ter perdido 9 pontos para o perseguidor Sporting e agarrado ao facto de ter a felicidade de ver a canela de Adriano empurrar uma bola perdida para dentro da baliza do Paços de Ferreira. Sem essa dose extra de felicidade e o campeonato tão bem comandado ao longo de tantos meses seria perdido para a squaddra de Paulo Bento, que andou sempre atrás do prejuizo mas que nunca desistiu, nem quando viu adversários ganharem com golos metidos com a mão! É triste Jesualdo que, ao fim de tantas décadas de espera pelo sucesso, tenhas caído na vulgaridade de fazeres ronha por não te darem mérito. E suplicar, e exigir, e berrar por protagonismo! Se visses bem como ganhaste a prova, que se tivesse as clássicas 34 jornadas, terias visto por um canudo, não apresentarias o desplante de, nas primeiras palavras após o final do jogo frente ao Aves (Aves esse que disse que ia participar na festa do campeão, isto só mesmo em Portugal…), exigir ao jornalista que te desse os parabéns e exigir reconhecimento pelo mérito de venceres a prova… porque a lideraste desde o início!! Mas há prémio semanal de liderança? Enfim, um velho caduco, estilo garimpeiro, que quando encontra a tão sonhada e desejada pepita de ouro, já está tão doente que culpa o Mundo pelo seu insucesso. A tua falta de fair play e de grandeza de espirito revelaram-te perante o País.

Há ainda a salientar, para o meu favorito a ganhar o prémio, o facto de desprezar Tarik, quando chegou ao Porto, somente pelo facto de ser uma escolha de Adriaanse, a última grande decisão do holandês, como agora se comprova, e o desprezo (que continua…) a Adriano, o sujeito que esteve para ser dispensado e que deu a Jesualdo o título! E que dizer da sua preponderância para inutilizar todo e qualquer miúdo saído das camadas jovens portistas? Isto vindo de um ex selecccionador nacional de jovens??!? Agora se compreende porque, depois de Queiroz e Vingada, se iniciou um deserto de sucessos nas camadas jovens nacionais. Antes de Couceiro já havia muita porcaria. Porque razão talentos como os de Vieirinha, Paulo Machado, Helder Barbosa, Castro, Bruno Gama e Ivanildo não têm lugar entre o plantel? Serão melhores Lino, Kaz, Ceh, Mariano, Edgar, Farias, entre outros?


Candidato Nº2 – Gatos Fedorentos







Que fique esclarecido que sou um fã do humor dos Gatos. E que me delicio com a paródia que fazem a elementos relacionados com o Sporting. A primeira rábula a Paulo Bento foi sensacional. Agora… a segunda? A terceira? Oh meus amigos, tinha uma clara ideia de vocês serem, ao contrário do Herman José, completamente independentes! Eu bem sei que 3 são lampiões até à medula ossea, e que até têm camarotes oferecidos pelo presidente Orelhas, mas nas palavras do mestre Herman: não habia nexexidade! Mas a atitude dos 3 lampiões ainda tolero, afinal para quê gozar com o glorioso se o próprio sozinho já é motivo de gozo quanto baste? Seria o mesmo que andarmos a retocar obras do Da Vinci. Mas e o Quintela, o lagarto do grupo, porque não faz ele umas rábulazitas sobre o slb? Têm receio de perder audiência dos 6 milhões? Só de quem, afinal, não é tão esperto quanto aparenta! E até nem era dificil, aqui fica um conselho para uma rábula simples e barata: arranjem umas orelhas à rato Mickey, um bigode à Pai Natal mas bem sujo, e uma cabeleira à Marco Paulo mas acizentada. Depois de vestir os acessórios bastaria ao Quintela abrir a boca e soltar uns “uh ah humm humm ah uh, o Benfica mete medo a muita gente, hum ahh uh humm”, e era garantido: saberia logo quem era o sujeito que estava a ser imitado e era risota garantida! Porque andar a medir os segundos de pausa dos discursos de Paulo Bento tem tanta piada como perguntar ao Mantorras se o joelho dele perteceu ao Savimbi! É piada de mau gosto e rasca. E acho que conseguem fazer um pouco melhor.



Candidato Nº3 - FIFA World Player of the Year

Káká é um jogador brilhante, do melhor que o futebol tem a apresentar. É o melhor do Mundo? Não creio, mas também, sinceramente, dificilmente encontro um nome em 2007 para definir como o melhor entre os melhores. Analisemos Káká ao pormenor. Recusou participar na Copa América, título que o Brasil, mesmo sem ele, arrecadou. Ou seja, é bom mas não tão imprescindível quanto isso, basta ver que até esteve presente na derrocada brasileira de 2006 e não foi preponderante! Serie A italiana pelo Milan? Bem, uma verdadeira miséria! E não mencionem os 8 pontos de atraso com que iniciaram a prova que isso não justifica os outros 25 pontos de atraso! Nem justifica o facto do AC Milan não ganhar em San Ciro, para o campeonato, desde Abril! Como pode o melhor do mundo deixar isso suceder? Ah, parece que foi essencial na conquista da Champions League. Sobretudo apartir da fase a eliminar. Bem, não deixa de ser verdade, mas atribuir tal galardão por meia duzia de jogos quando o troféu diz respeito ao ano civil, parece ridiculo! Afinal não há prémio para o Melhor da Champions? E o mesmo para o Melhor do Europeu e para o Melhor do Mundial! Atribuir um prémio de valia individual a um jogador pelo que fez em tão reduzido numero de jogos, quando ao longo do ano participa noutros 50 (ou mais) jogos, é uma tolice! E, para os mais esquecidos, foi Clarence Seedorf e a sua categoria que vergou o Bayern Munique nos QF da CL da temporada 2006/07. Se formos por esse caminho, porque não foi eleito Zagorakis o melhor do Mundo em 2004? Afinal foi campeão europeu pela Grécia! Ou Deco, ou Ricardo Carvalho, que venceram a CL e ainda foram finalistas do Europeu! Meditem nisto, que vale a pena. O “nosso” Cristiano Ronaldo, mesmo tendo vários defeitos como excesso de individualismo e poucas assistências, o que para um extremo é um crime, fez um ano fantástico, sempre prego a fundo, acabando com um Dezembro assombroso. Não lhe dava o prémio, mas nunca o colocaria atrás de Káká! Para mim este ano o prémio seria uma espécie de prémio carreira, se a ideia era premiar um vencedor da Champions League então premiava Clarence Seedorf, na alta roda do futebol mundial desde 1995, quando foi campeão europeu pelo Ajax! E já em 2004 teria entregue o prémio a Thierry Henry, que nunca o consquistou! Enfim, critérios estranhos estes que só premeiam jogadores de Itália e Espanha, mais precisamente Real Madrid, Barcelona, Juventus e AC Milan…

Candidato Nº4 - Luis Filipe Vieira

Este sujeito teve um ano para esquecer. Engraçado é que mais depressa colam esse rótulo a Soares Franco que ao orelhas. E não sei porquê. Por outro lado não é dificil adivinhar o que seria dito se o Sporting tivesse um barraqueiro vendedor de couratos como seu dirigente. Enfim, o que interessa mesmo é verificar a total incompetência do senhor para comandar um clube, que se diz grande, mas que mais parece um Alverca do bairro de Benfica! Com que então Simão e Manuel Fernandes não saiem? E a equipa, mesmo sem esses dois, é a melhor do Mundo! E Fernando Santos não sai! E Camacho é apenas um amigo, que por acaso vou visitar 15 dias antes da época começar! E Veiga é um vigarista! E que dizer da aposta virada para a auto-promoção em Vanessa Fernandes, Nelson Evora e Telma Monteiro? Somente três dos nomes mais sonantes das modalidades amadoras de Portugal? Não se aposta na modalidade, caçam-se é os melhores, que por sinal precisam tanto do Benfica como precisa o deserto de mais areia, e cola-se o rótulo da aguia aos sucessos dos atletas! Que vergonha oh Vieira, os sucessos deles, sobretudo porque são de secções de modalidades onde o Benfica vale, tradicionalmente, ZERO!, são de Portugal! Enfim, um barraqueiro que, lá porque bebeu da fonte do PC, se julga tão malandro como o original. O pior é que não basta ser malandro, também é preciso perceber do assunto. Ainda se o futebol tivesse algo a ver com droga dentro de pneus…


Candidato Nº5 – Carlos Queirós


Até tinha por ele uma consideração elevada. E mantém-se, muito embora severamente beliscada. Queirós tem todo o direito em falar de Miguel Veloso, que por sinal passou a jogar uma merda desde essa conversinha, mas não tem o direito de se julgar soberano para mandar postas de pescada para o Portugalzinho. Este Portugalzinho foi quem o lançou no sucesso, este Portugalzinho produziu um treinador, Mourinho, em tudo superior a Queirós, este Portugalzinho acha, e com razão, que Queirós anda a aquecer o lugar de sucessor de Ferguson, mas que nunca lá colocará o traseiro! Queirós é, no fundo, um Jesualdo mas com talento. Não quer dizer que signifique algo bom, quer dizer apenas que, se um é uma toupeira cega, o outro vê alguma coisa. No entanto, não deixa de ser uma simples toupeira…

Candidato Nº6 – Claques Futebol


E para acabar as bestas. Mantenho-me apenas nas que interessam, a Juve Leo, os Diabos Vermelhos (acho que os NN Gays já não existem…) e os Super Dragões. Foi um ano em grande: uns resolvem invadir AG, ameaçando tudo e todos, recusando legalizar-se; outros resolvem insultar equipa, treinador e dirigentes, fazem greves (reinvidicando alguma coisa?) e ostracizam a camisola dos jogadores, comportando-se como nem claques rivais teriam coragem; outros, por outro lado, e numa altura que, finalmente, a PJ do Porto resolve trabalhar, são relacionados com os gangs da Ribeira, os mesmos que espalham o terror pela noite da cidade. Contas feitas, para quem são úteis? Sim, se não o fossem há muito teriam sido extintos! No caso da Juve Leo é por demais conhecida a relação entre membros da claque e a familia de João Rocha, ex-presidente leonino e cabeçilha na luta pelo derrube do poder, eleito, em Alvalade. Já os SD, como bem se sabe, foram criados por PC e são a sua guarda pretoriana, encarregues de todo o jogo sujo que o presidente portista não abdica de forma alguma, seja para bater em jornalistas (Marinho Neves), seja para agredir politicos (Ricardo Bexiga). Até quando esta palhaçada?

Contas feitas, o prémio cabia bem nas mãos de Jesualdo, até porque com a mistura do seu ar de sonso com o de catedrático sabidolas, enganou muito boa gente. E, quando PC o define como profundo conhecedor de futebol, está o caldo entornado. Parabéns Jesualdo, és o asno de ouro de 2007!

1 Comments:

At janeiro 24, 2008, Anonymous Anónimo said...

* gostei muinto do que ai está escrito mas acho que as pessoas em questão,(cá para mim valem 0.0.0.0.0.0.0.0.0 grandes merdas*

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory