Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Liga BWIN Jornada 18: Belenenses 1 Sporting 0

Este Sporting desmotiva o mais profundo crente dos seus adeptos, o que já por si é um feito digno de registo! Mais uma exibição a roçar o ridiculo, mais uma vez o insipido losango, que tantos pesadelos me provoca! Se já provou ser ineficaz, e mesmo sabendo da ausência de extremos de qualidade no plantel, não conhecerá Paulo Bento outras tácticas? Será que ninguém lhe empresta o Championship Manager para ele se entreter?

Já se sabe que a culpa não é unicamente do sistema, seja de jogo seja o implementado no futebol português. Nunca o foi, não sou estúpido para pensar que em 20 anos o Sporting devia ganhar 20 campeonatos! Mas é razoável que se pense, perante as evidências, que existe corrupção instalada no futebol português. E não é, seguramente, quem acabou de cá chegar que é o corrupto! Enfim, voltando ao jogo do Restelo…

Não é somente o sistema de losango o culpado das sucessivas más exibições e piores resultados da equipa leonina. A motivação dos jogadores é fraca, o empenho demonstrado diminuto, a entrega e determinação quase nula! Situação idêntica só quando “fizeram a cama” ao Peseiro! Será essa a intenção? Não creio, mas então não sei qual o motivo para o constante desinteresse patenteado pelos jogadores, sobretudo nos primeiros 45 minutos de jogo de cada partida. O jogo frente ao Porto foi a excepção que confirma a regra, mas mesmo esse foi mais sorte que mérito! É preciso encontrar o antidoto para curar este male que afecta praticamente todos os jogadores.

A época ainda vai a tempo de ser salva. Aproximam-se as fases decisivas da Taça de Portugal, da Liga e da Uefa. São 3 competições onde se espera que o Sporting faça boa figura. Pode ser um exemplo “à Liverpool”, incapaz de ser competitivo em provas de formato pontual, mas em forma quando tudo se decide em um ou dois jogos. Já se sabe que, numa prova como um Campeonato, é importante ter um plantel competitivo, com mais do que 13 ou 14 jogadores de qualidade, e sabe-se igualmente que, em teoria, quanto maior for a capacidade financeira de um clube, melhor apetrechado e mais competitivo será! Ou a gestão do plantel é feita de forma ruinosa, ou mais dinheiro será sinónimo de mais e melhores jogadores, Ora, sejamos francos, na situação actual, o FC Porto, em teoria, não tem rival no campeonato. E assim se manterá enquanto Sporting e Benfica não resolverem os seus problemas financeiros. O Sporting tem feito por isso, o Benfica, incrivelmente, gasta dinheiro sabe-se lá vindo de onde. Mas isso é problema deles, não meu. O que convém realçar é que, ou o Sporting tem os seus melhores jogadores em boa forma, quer fisica quer mental, como na época passada, ou então dificilmente conseguirá fazer frente a um plantel do FC Porto com melhores soluções. E é aqui que se vê a falta que fazem o Veloso da época passada, o Romagnoli da época passada e o Liedson da época passada. Já para não dizer Caneira, Tello e Nani, que ainda não foram convenientemente substituidos. Mesmo Alecssandro, sendo um tosco, marcou 8 golos no campeonato na passada temporada. Que dizer de Purovic e Djaló até ao momento? Enfim…

Teve o Sporting sorte frente ao FCP, uma semana depois viu Ze Pedro marcou um golaço e, para azar, envia duas bolas aos postes! Mesmo jogando pouco e mal, lá está, a sorte não está sempre virada para o mesmo lado. Sim, ao contrário do que pensam os portistas que se lamentaram toda a semana, se fosse o Sporting uma equipa sortuda, sem dificuldades teria saído do Restelo com o 2-1 ou mesmo o 2-0 a seu favor. Mas, como se viu no golo de Adriano em Paços Ferreira na penultima jornada da época passada… a sorte costuma estar do lado dos que mais se queixam da falta dela. Como dizia o ministro… é fazer as contas!

Taça da Liga - Fase Final: Sporting 3 Penafiel 0

Como era suposto, a partir do momento em que se soube do sorteio da fase final da Taça da Liga, Sporting e Vitória de Setúbal apuram-se para a primeira final da prova, a disputar no elefante branco do Algarve. Foi um sorteio deveras injusto quer para Beira-Mar, quer para Penafiel, mas é assim a vida. Engraçado será, numa futura edição, estarem os 3 grandes presentes e verificar se algum deles tem tamanho azar de defrontar os rivais nos seus estádios!

Quanto ao jogo entre Sporting e Penafiel, a história resume-se à total incapacidade dos penafidelenses criarem situações de ataque, enquanto as mesmas sucediam junto à sua baliza, sendo sem surpresas que Romagnoli, a passe de um Izmailov inspirado, inaugura o marcador! O segundo também não tardou, da autoria do russo e, imaginava-se por essa altura, estavam instaladas as condições para uma goleada à antiga! Puro engano, mas dificilmente algum sportinguista caiu nesse engano: por muito pouco que o Penafiel estivesse a jogar, a motivação leonina, quase por completo ausente esta temporada, voltou aos níveis habituais, próximo de zero, e o resto do encontro foi entediante, monótomo, aborrecido, até que Izmailov, sempre ele, assinala o seu segundo golo, o último de um encontro sem história, a confirmar que a Taça da Liga, para ter futuro como competição, necessita que as principais equipas participem nela até esta fase ou, em alternativa, que se modifique o modelo competitivo. Agora assistir a 2 jogos como o Sporting vs Beira-Mar e Sporting vs Penafiel é que era, de todo, escusado! Nem para amigável de pré-época, quanto mais para aceder à final de uma competição que se quer séria e duradoura!

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Liga BWIN Jornada 17: Sporting 2 FC Porto 0


Jogo incaracterístico, inédito, estranho. Numa das raríssimas ocasiões, daquelas que valem a pena ser registadas e anunciadas aos 4 cantos, uma vitória moral, num jogo em que o Sporting é interveniente, não é atribuída aos de Alvalade! Tirando a selecção portuguesa da década de 90, não há equipa com mais vitórias morais que o Sporting. Não conheço, dificilmente alguém conhece. Aliás, alguém acredita que outra equipa, com um ponta de lança que tinha acabado de marcar 55 golos numa época, e com extremos como Quaresma e Cristiano Ronaldo a servi-lo… acabe a época a 25 pontos do campeão? Sim, aconteceu, mesmo descontando o facto de me estar a referir ao campeonato dos supermercados (Thanks Sir Ferguson, nice remark, the best i’ve ever seen about the definition of Sistema!).

Pois bem, o bizarro aconteceu em Alvalade! Para espanto de todos o Sporting fez metade dos remates, cantos, cruzamentos, ataques e ganhou por 2-0! Obviamente que o mais certo é pairar no ar o espectro de uma arbitragem caseirolas, assim ao estilo “Martins dos Santos nas Antas do século passado”! Não, mais um bizarrismo, não só o árbitro não teve mais erros que o cabeça de alfinete que arranjou um atraso de bola para o GR na 2ª jornada da prova, como inclusivé perdoou uma expulsão barbara a Bruno Alves e permitiu que Pedro Emanuel o insultasse nas barbas com todos os nomes e, para fim de festa, fez de conta que não viu o pontapé de Farias na cabeça de Rui Patrício! Contas feitas fica metade do corpo de Vukcevic em fora de jogo no lance do segundo golo, a bóia de salvação a que se agarrarão todos os portistas que, sendo incapazes de vislumbrar o rasto de corrupção que tresanda a podre e dura há 3 décadas do seu presidente, conseguem ter olho de falcão quando lhes interessa. Criaturas divinais estes portistas, a merecer um estudo aprofundado. Já a criatura Jesualdo não merece tanto, é um bicho que morde a mão a quem já o alimentou, não reconhece o dono, não dá mérito a ninguém e, no fim, mesmo tendo 10 vezes mais dinheiro para construir um plantel… agarra-se à sorte e ao árbitro. Por alguma razão o cigano o ignora, mas igualmente por alguma razão vai embora o cigano e permanece o incompetente. Um rebuçadinho para quem souber a resposta…

Contas feitas venceu quem acertou na baliza. E é bom que fique claro que a baliza não tinha rodinhas ou que andava alguém a empurrá-la! Lucho Gonzalez falhou porque a sorte e o azar fazem parte do jogo. A sorte que permitiu ao Porto sair de Braga com os 3 pontos, num jogo em que o empate já era lisongeiro, num jogo em que o Quaresma marca dois golos de livre, por sinal os únicos até ao momento e, por sinal, mais depressa volta Plutão a ser planeta que o cigano repete a gracinha, nem no mesmo mês quanto mais no mesmo jogo. E que dizer da forma como decorreu o clássico da primeira volta? Eu estive lá, não esqueço o contentamento de ver os últimos quinze minutos do jogo, em que o fair play portista consistiu em queimar tempo com supostas lesões e perdas de tempo na marcação de faltas e pontapés de baliza, perante a alegria de uns adeptos que estão viciados em vitórias a qualquer custo! Agora saboreiam uma derrota que, de facto, deve saber a chocolate. Porque jogaram bem, muito bem, porque foi perante um adversário histórico, que ainda por cima não fez do fair-play uma treta! Saboreiem lá a vitória moral que, para variar, também não vos faz mal.


Sorte? Sorte teve o Sarkozy!





Taça Liga - Fase Final: Sporting 3 Beira-Mar 0

Não havia grande margem de manobra para os leões após a derrota de Setúbal, na primeira jornada da fase final da Taça da Liga. O sorteio ditou, felizardamente, que o Sporting disputaria a 3ª jornada da prova em casa, e contra o Penafiel. E, como se sabe pelas regras, o sorteio é puro e aleatório, sem condicionantes. Teve sorte o Sporting, para o ano serão outros seguramente.

Mas voltando à margem de manobra dos leões. Recebendo o Beira-Mar após a derrota frente ao Vitória sadino, restava ao Sporting vencer, de preferência por números expressivos, já que o primeiro critério de desempate é o número de golos marcados! Olhando para os 3-0 finais, chega-se à conclusão que os dois objectivos foram alcançados. O que fica por contar foi a dificuldade com que os mesmos foram conquistados.

Muita luta, entrega, dedicação e calma. Sobretudo calma e pachorra para aturar a falta de fair-play e vontade desportiva dos homens da equipa de Aveiro. É incrível como se chega a esta fase da prova e se abdica de lutar, mesmo sendo um David contra Golias, mas lutar pelo orgulho e dignidade dos seus adeptos, pelo orgulho de estar numa fase final! Por muitos outros motivos mas estes são evidentes! Eu vi o Sporting perder a final da Taça Uefa mas fez uma campanha brilhante e na final fez uma grande primeira parte e na segunda, mesmo perante o descalabro, lutou sempre até ao último apito do árbitro com toda a réstea de forças que possuiam, contra a infortunidade mas com fé e orgulho! Nada, mas mesno nada disto se viu nos homens do Beira-Mar. Uma anedota de equipa, um insulto para o futebol! No final, após sofrerem o primeiro golo, a estratégia anti-futebol desmoronou-se e não entraram mais de 3 porque não calhou e porque faltou tempo!

Será que se tivessem optado por jogar futebol teriam levado uma dúzia? Não, de certeza absoluta, nem 5! Provavelmente teria o Sporting ganho na mesma por 3-0 mas a imagem deles seria outra completamente diferente. Inclusivé, da forma como a equipa leonina está a jogar e com o jogo importantíssimo no fim de semana frente ao FCP, se o Beira-Mar tem feito pela vida e arriscado um pouco mais, teria hipóteses de fazer tremer os alicerces verde-e-brancos. Mas não, mentalidade parola e tacanha, jogar pro zerinho e valha-nos Nossa Senhora da Aflição. É por estas e por outras que não vão estar na Primeira Liga no próximo ano. E ainda bem, acrescento eu!

Taça de Portugal: 5ª Eliminatória: Sporting 4 Lagoa 0

Vitória aguardada, mesmo encarando a má fase que atravessa a equipa leonina. Talvez até mesmo pela má fase, não havia espaço de manobra para atitudes à “Porto contra Atlético, da taça da época passada”! A diferença de potencial das duas equipas foi suficiente para que, mesmo sem brilhar, o Sporting conseguisse chegar à goleada, iniciada com um golo brilhante e genial de João Moutinho e que até contou com o regresso de Liedson aos golos. Ou seja, um passeio no parque, que não serviu inclusivé para elevar a moral da equipa!

Dois jogos, duas goleadas de 4-0, é este o percurso até ao momento do detentor do troféu. É bem verdade que doram resultados frente a dois adversários que se encontram situados duas divisões abaixo da dos leões, mas não deixam de merecer registo. A próxima eliminatória, os 1/8F, frente ao Maritimo em Alvalade, já exigirá outro tipo de atitude e de dificuldades. Com o campeonato perdido não restam alternativas ao Sporting que não passem pela conquista das Taças Nacionais, as 3! A Supertaça já cá canta, a Taça da Liga está a caminho, não há desculpas para falhar na Taça de Portugal. A juntar a isso uma presença na Champions League da próxima temporada, via 2º lugar do campeonato e uma presença na Taça Uefa desta época, no minimo, nos 1/8F, ou seja, eliminando o Basileia, e a época estará safa. Nenhum sportinguista menospreza o campeonato nacional, e com tristeza o vê escapar, mas a verdade é que TODOS ambicionam 4 ou 5 troféus em Agosto e não é por ganhar somente um que se poderá gabar-se de tal feito. Não é Jesualdo?...

Liga BWIN Jornada 16: Académica 1 Sporting 1

Mais um jogo de campeonato, o que desde logo, a fazer fé no que tem sido este campeonato para o Sporting, significa mais perda de pontos! E assim foi, aos 93 minutos, e sem ter feito nada que tal justificasse, a Académica por intermédio de Pavlovic empata o encontro e retira dois pontos ao conjunto de Alvalade. Passam a 14 a desvantagem para o líder da prova, permanecem em 3 pontos a desvantagem para o segundo classificado. Contas feitas, e se dúvidas ainda existissem, resta ao Sporting lutar por um segundo lugar na prova, que tem mais do que honra, tem muito dinheiro associado, dinheiro esse que faz imensa falta ao clube, como atestam as parcas e miseráveis compras de reforços nos últimos anos! Assim é de facto complicado competir contra clubes com orçamentos 3 a 4 vezes superiores, com poder de compra inigualável para a realidade portuguesa. É má a equipa leonina, quando comparada com a do FC Porto? Depende, se estamos a falar de provas a eliminar, em que o resultado é conquistado em 90 ou 120 minutos, apesar de ter menos qualidade, tem a suficiente para fazer frente a qualquer equipa nacional! Sem dúvidas de quaisquer espécie! No entanto, quando a prova dura 9 meses, com outras provas a intermediar, aí sim, é evidente e só não vê quem não quer: o dinheiro compra qualidade, qualidade faz a diferença! Porque não estão Quaresma e Lucho no Sporting? Não é por incompetência ou falta de inteligência de quem comanda o Sporting, e quem disser o contrário não percebe nada de futebol. Não estão porque o Sporting não tem capacidade económico/financeira para os adquirir e sustentar! E o caso de Quaresma é evidente, uma vez que se não fosse assim o jogador, aquando do regresso a Portugal, teria equipado novamente de verde e branco. Tal não sucedeu porque o Sporting não teve sete milhões de euros para assumir a clausula de preferência! São desculpas? Não, são factos, e contra factos não há argumentos! Desculpas andava a dar Wenger sobre a capacidade financeira do Chelsea. Quando falamos de Chelsea, Manchester United, Arsenal e Liverpool, é ridiculo desculparmo-nos com uns milhões extra de Abramovich para justificar insucessos! Até porque uma equipa não consegue comprar 200 jogadores e como tal há qualidade suficiente espalhada por esse Mundo fora para se arranjar um grupo de 18 a 22 jogadores com qualidade para lutar pelos títulos. E Wenger provou-o, assim que se deixou de tretas e desculpas! Tem agora uma bela equipa, jovem e relativamente barata. Quanto ao Sporting, não faz o mesmo por uma simples razão: não está com a saúde financeira do Arsenal, o que lhe permitiria manter os jovens craques formados, e não está num campeonato suficientemente atractivo para impedir que as suas jovens estrelas se deixem seduzir pelo estrelato de outras provas! O Sporting não tem dinheiro, mas uma equipa que pudesse contar com um meio campo com Moutinho, Martins, Veloso e Viana, e com Quaresma e Ronaldo nas alas a servir Liedson… quem a pararia, pelo menos em Portugal? Ninguém, nem com muita fruta e rebuçadinhos à mistura!!

Como tal parem de falar em superioridade de uns e incapacidade de outros! A incapacidade leonina relativamente a quem lidera é somente a nível de euros; o que um tem em excesso, ao ponto de poder esbanjar a comprar jogadores para emprestar de modo a fazer concorrência desleal e moralmente ilegal, não tem o outro. E, já agora, um ponta de um corno de sorte! Como ganhou o Porto em Coimbra? De penalti infantil! Como ganhou o Benfica em Coimbra? De frango em frango! Assim não há treinador nem equipa que resistam…


Soccerlinks - the soccer website directory