Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quinta-feira, abril 19, 2007

Obrigado Panini


Faleceu há não mais de 15 dias Franco Cosimo Panini, o criador das miticas colecçoes de cromos da minha infância. Faleceu em Modena, aos 70 anos, o responsável por muitas (e boas) recordações do meu tempo de menino, das cadernetas de cromos, sobretudo as de futebol (especialmente as das grandes competições internacionais), dos cromos impossíveis de sair (e todos conheciamos alguem que conhecia alguem que o tinha… e não o trocava por nada!), da compra das carteirinhas de 5 cromos a 20 escudos, do maço de cromos repetidos, da troca no recreio da escola, nos 10 minutos de intervalo, da colagem (e recolagem até à perfeição) dos cromos, da lista dos que faltavam (até atingir a mitica contagem de 30… quando já podia pedir por correio!), enfim, uma montanha russa de emoções bem guardadas para sempre!

A minha primeira colecção (é melhor dizer do meu pai já que ele é que os colava e guardava religiosamente a caderneta para ninguém a estragar, ou seja, a colecção era minha mas ele é que se divertia…) foi uma do Dartacão! Seguiram-se outras, sobretudo BD, a do Robin Hood (que era uma raposa!) foi a que ficou guardada nas recordações da memória, mas as colecções sérias começaram com o euro’88 e, sobretudo, Italia’90! A única que completei por completo foi a do Euro’92, na Suécia, que guardo religiosamente.

Ficam os bons momentos, fica inclusivé a última colecção, incompleta, a do Mundial’98 na França. Já sem troca de cromos, apenas particular. Talvez daí o meu abandono, a falta de interesse. Talvez um dia mais tarde, com crianças a cuidar, retome esta paixão. Obrigado Panini pelas recordações eternas.

terça-feira, abril 17, 2007

Wembley ou Brent?


É já a 19 de Maio que se o novo estádio de Wembley retoma a tradição de receber a final da Taça de Inglaterra, este ano com um gostinho especial para os portugueses, uma vez que veremos Ronaldo frente a Mourinho.

Mas o que mais me intriga é o facto de ninguém do norte de Inglaterra, de Manchester a Liverpool, passando por Newcastle, ter apelidado o novo recinto de estádio de... Brent! E Brent porquê? Ora, porque é a autarquia em cujo mapa o estádio se insere! É de loucos dizer isto, não? E isto vindo de um país celebre pelo silly humor dos Monthy Python, nem esses se lembraram de tal tonteria.

Nós por cá temos um ex-vendedor de fogões, especializado em falências até conseguir usurpar o trono de um clube de bairro, que se lembrou de apelidar o estádio nacional do País em estádio de um municipio! Contem essa a um inglês e ele, provavelmente, desatará a rir e não acreditará que hajam seguidores de tal mentalidade mesquinha, parola e provinciana. Mas como dizia o outro, eles andam aí... e até fazem listas para o manter no poder, qual Salazar agarrado à cadeira.

E esta hein?...

terça-feira, abril 03, 2007

Alex Del Piero - Génio Fiel

Grande jogador, eterno juventino. Que desperdício ver (ou não ver...) este brilhante jogador actuar na Serie B italiana. Mas o amor à camisola e a dedicação à Juventus merece reconhecimento e admiração, numa era em que o dinheiro e a fama ditam leia. Não que Del Piero ganhe mal na Juventus, muito pelo contrário, mas passar um ano afastado dos grandes palcos do futebol europeu é algo que a esmagadora maioria dos jogadores não estaria disposta a abdicar. Um craque, em todos os sentidos.


domingo, abril 01, 2007

O Clássico dos V(e)igaristas!

E chegou o dia, dirão os portistas! O dia que mais anseiam, o dia em que jogam contra o SLB! É SLB isto, é SLB aquilo, é SLB quando Quaresma faz uma trivela, é SLB quando o Bob Marley larga as muletas, é SLB em todas as crónicas do careca, enfim... é hoje! E os benfiquistas, apesar de andarem sempre à cusca do que faz o Rei da Selva, gastando mais de um milhão de euros num moicano de cabelo oxigenado apenas para chamar a atenção de gente superior, também aguardavam ansiosamente por este confronto, porque alguém os mentalizou que o titulo fica ganho hoje! Oh Santa ignorância, esquecidos estarão da visita do pilha galinhas lá pra finais do mês à capoeira! Será, evidentemente, a degola dos inocentes, mas deixai-los Senhor viver na vã ilusão que são os maiores, os vencedores... deixai-los inclusivé pensar que são o 20º clube mais rico do mundo (só se for em sócios com maiores taxas de alcool no sangue...), isto apesar da conceituada revista Forbes (a mais entendida no assunto!) desconhecer, inclusivé, que existe um clube chamado Benfica! Enfim, é o clássico dos tristes, liderados de um lado por um vigarista e do outro por um veigarista e um aprendiz de vigarista!


Esta imagem é daquelas que vale bem mil palavras carago! Dois fundamentalistas da pior especie! De um lado Leonor Putão, uma espécie de exemplar feminino que debita (e escreve) uma quantidade de barbaridades por minuto capaz de deixar mumificado qualquer ayatollah. Do outro o MST, a quem Scolari se referiu de "O escritor de Bosta", que tem a mania de se refugiar na sua condição de cronista adepto (ou seja, parcial) para poder delirar à vontade, sem constrangimentos, assumindo a politica do antes quebrar que torcer, ou seja, a partir do momento em que é assumidamente contra algo, mantém-se, qual burro, na sua! Exemplos? Adriaanse, Scolari, méritos dos adversários (algo inexistente no vocabulário miguelista). Mas então que fazem juntos, numa pose tão carinhosa, os dois fanáticos? Bem, lá no fundo, há mais a uni-los que a separá-los! Afinal de contas não são eles sobejamente conhecidos por ostentar e celebrar os despojos da roubalheira que os seus vígaros dirigentes conquistam?

É que o que eu digo: é 1 de Abril mas ninguém com bom senso se espanta em ver estes dois juntos, assim como não seria de espantar (e já houve tempo em que eram grandes amigos) ver Veiga, PC e LFV juntos na tribuna da Luz. Quanto ao jogo, para mim tanto pode ganhar, como o outro, como podem empatar. O que eu quero ver não é futebol mas sim zaragatas, confusão e um par de pernas partidas, seja lá quais forem! Futebol? Se quiser ver futebol mudo de canal, quero é ver a policia de choque malhar nos SD, quero ver a Carolina na claque dos DV, quero ver PC sentado no banco portista, escorregar na relva e partir uma perna! Quero circo e nada melhor que o palco da Luz para o ver... não é Rei Artur?

Portugal na rota do Euro'08

Portugal cumpriu mais duas das catorze etapas de apuramento para o Euro2008. Ao fim de 6 jogos (ou seja, 43% da fase de apuramento), Portugal encontra-se em 2º lugar (lugar que concede a passagem à fase final da prova a realizar na Suiça e Aústria), a 5 pontos do líder, Pólónia, que tem mais um jogo realizado. Este resumo serve para fazer um breve ponto da situação: a meio do apuramento, Portugal encontra-se bem posicionado para carimbar a passagem à fase final. Ponto parágrafo!

Quanto aos jogos disputados recentemente. Em Alvalade, estádio talismã, a selecção nacional fez a melhor exibição pós Mundial 2006, com uma vitória gorda sobre a Bélgica (4-0), assente sobretudo no brilhante jogo colectivo pós intervalo, uma vez que a primeira parte, na qual Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma jogaram para a bancada e não para a equipa, é algo a não repetir! Temos a felicidade de possuir dois talentos inatos mas que têm de ser domados, como muito bem dizia Boloni. O talento, se não for para ser aplicado em função da equipa, é um enorme desperdício! E é por isso que me congratulo por ter Luis Felipe Scolari no comando da Selecção, um homem que sabe defender os interesses da equipa acima dos interesses individuais de cada um dos jogadores. Para quem tanto amaldiçoou treinadores incompetentes como Artur Jorge e Antonio Oliveira, Scolari é um benção divina! E por mim ficava mais 10 anos!

Na Sérvia, Portugal mostrou à Europa futebolística que é realmente um caso sério. Não é qualquer equipa que joga na Sérvia com à vontade e com o domínio quase por completo do jogo. Faltou sobretudo cabeça no período de tempo entre o golo português e os 30 minutos, muito embora Portugal tenha contra-atacado sempre com perigo e tenha, inclusivé, ficado um penalti por marcar sobre Simão Sabrosa! Um empate no terreno do mais directo (teoricamente) adversário, é sempre um resultado aceitável, no entanto fica a sensação que poderíamos ter alcançado a vitória com um pouco mais de astúcia. Mas é preciso entender Scolari, que já tinha cedido pontos à Polónia e não podia correr o risco de ver a Sérvia, num lance fortuito, conquistar os 3 pontos. Eu compreendo que os anti Scolari arranjem pretexto em qualquer empate ou vitória minima para malhar no seleccionador, mas essa cambada são saudosistas dos tempos de Artur Jorge e Oliveira, e por isso não merecem consideração nem respeito.

O que resta de calendário sustenta a minha opinião. Portugal ainda tem a receber os seus mais directos adversários, Polónia, Sérvia e Finlândia e tem ainda dois jogos a fazer com a Arménia, o patinho feio do grupo. O que convém não descurar são os jogos no Cazaquistão e Arzebeijão, onde os perseguidores de Portugal têm falhado e onde Portugal não poderá falhar! Como em qualquer competição, é com os ditos pequenos que se ganham as provas. Mas eu confio nesta equipa e quem a dirige. Força Portugal, rumo aos Alpes!

Soccerlinks - the soccer website directory