O Verdadeiro Pesetero
Esta notícia já tem um par de meses seguramente, guardei-a no computador porque me fez sorrir ao pensar como o ser humano é mesquinho e hipócrita por natureza. E se o ser humano já é assim então, se for catalão, há a acrescentar a esse rol de defeitos a estupidez mentecapta. Sim, vou voltar a falar de Luis Figo, não há como evitar esse tema quando se tenta conjugar na mesma frase palavras como Barcelona, salários, contratos, renovações. Um parêntesis prévio para relembrar aos esquecidos a situação de David Beckham no Real Madrid, que foi um negócio excepcional para o clube no que a receitas extraordinárias diz respeito, uma vez que o direito de imagem do jogador pertencia ao clube (não por inteiro mas o suficiente para que os salários pagos a Beckham saissem das receitas que o clube encaixava com a sua imagem, e ainda sobrava troco…). Não vou aqui discutir a validade dessa contratação em termos desportivos, embora David Beckham seja claramente um mal amado, uma vez que é visto por uma larga maioria como um pretty boy e não como um atleta de eleição, capaz de colocar a bola a qualquer distância com uma perfeição notável! Tomara todos os aspirantes a futebolistas terem o mesmo talento que Beckham! Mas regressemos ao assunto Barça/Ronaldinho Gaucho.
É notória a queda de forma e de rendimento do brasileiro nesta epoca. Em abono da verdade na epoca passada Ronaldinho apostou forte e feio na Champions e na final da mesma foi vergonhoso como o jogador jogou para si próprio, cavando livre atrás de livre à entrada da àrea, sempre à procura da glória pessoal e não colectiva. O Mundial 2006 comprovou isso mesmo. Pelo que li no inicio de Abril passado, Ronaldinho Gaucho já tinha faltado a 81 (oitenta e um!) treinos de conjunto, ficando-se pelo ginásio. Ora, quem vê esse Bugs Bunny sempre a rir-se e com peso em excesso, não é dificil imaginar o tal “treino de ginásio”, pois não? Fazendo as contas por alto, e considerando o inicio de Setembro como principio de epoca em Espanha, conto uns 212 dias até inicio de Abril. Descontando férias de Natal e dias de folga, não exagero se considerar 180 dias. Desses há ainda a descontar jogos no Barcelona e selecção, ficando uns 130 dias. O que quero dizer é que, contas feitas em cima do joelho, as 81 faltas a treinos devem dar uma média aproximada de 1 treino e 1 falta, quanto muito 1,5 treinos e 1 falta. Convenhamos que é um mau exemplo para os candidatos a craque, e é (ou deveria ser) um forte handicap para, na hora de negociação de contrato, ter direito a exigir o que quer que fosse!
Mas não, Ronaldinho Gaucho e os seus chulos representantes, sempre com a mira apontada aos supostos candidatos a receber o craque, exijem mais e mais, sobretudo quando o artista inventa uma nova finta ou marca um golo fora do vulgar! Como se 9 milhões de euros em salários (fora prémios!...) não fossem suficientes para números de circo em abundância! O que se pode chamar a Ronaldinho, pergunto eu? Mercenário? Sim, também, porque não. Mas a palavra certa foi inventada por esses morcões catalães e, para gozo e satisfação pessoal, foi proferida pela plateia no passado fim de semana, após perda da liderança da Liga espanhola: Pesetero! Pesetero! Pesetero!
Demorou mas os simios catalães chegaram lá. A diferença entre um profissional sério e competente e um pesetero é a diferença entre Luis Figo e Ronaldinho Gaucho. É a diferença entre dar 100% em todos os jogos, mesmo quando a exibição não é a melhor, é dar 100% nos treinos, respeitando os companheiros e não se julgando superior aos demais (porque será que Etoo não pode ver o Gaucho pela frente?), é cumprir contratos sem exigir novas renegociações a cada exibição aplaudida em pé pelos adeptos e é, sobretudo, ter noção do ridiculo! Ronaldinho Gaucho é único no planeta futebol, não só porque é um craque mas igualmente porque detém por completo os seus direitos de imagem! Ou seja, só aí, como todos sabemos, ganha o dobro do que o clube, principescamente, lhe paga! E quer mais o sacana? Quer mais 25% a propósito de quê?
A imagem de Luis Figo muito lucro deu aos cofres catalães. Como capitão e como porta estandarte da equipa, como suposto símbolo barcelonista, o que ele pediu foi simplesmente o óbvio, até porque todos sabemos, em qualquer profissão, o salário é o que distingue os bons dos outros. No desporto ainda mais, uma vez que sendo uma profissão de curta duração, o status dentro do balneário está muito dependente da bolsa de cada um. Porque razão exigiu Mourinho ganhar, pelo menos, mais um libra que fosse do que o jogador mais bem pago do Chelsea? É a linguagem que eles entendem, e Mourinho nisso não foi em cantigas. Se assim é, como poderia Figo ficar calado quando uma série de jogadores como Kluivert, Rivaldo, Guardiola (e outros certamente) ganhavam cerca de 5 milhões de euros anuais e a Figo estavam destinados 3 milhões? Já aquando a entrada de Paulo Sousa e Pacheco no Sporting, vindos a custo zero do Benfica, na era Sousa Cintra, Figo comeu e calou, sendo um dos mais mal pagos do plantel. Que fez ele? Amuou? Rescindiu alegando problemas psicológicos como a besta aldrabona do Futre? Não, foi Homem, calou, respeitou o contrato e fez uma epoca de despedida do Sporting simplesmente fabulosa! Ganhou a minha admiração eterna e saiu para Barcelona. Não, ao contrário do que dizem, não assinou dois contratos em Itália, delegou em Veiga o seu futuro, que o comprometeu com o Parma. Sousa Cintra, vendo o idolo a sair somente pelo custo da formação, tentou nas suas costas colocá-lo na Juventus, para não passar a imagem para os adeptos leoninos que Figo saia quase de borla. Estes dois contratos levaram-no para Barcelona, onde a falta de sotaque brasileiro o levou a ser tratado como cidadão de segunda, impedido de usufruir os mesmos direitos que outros facilmente adquiriam. O portuguesinho não calou e comeu, como outros, inclusivé portugueses (incrível!!) desejariam! Não, não fez como a merda de homem que foi Futre, não rescindiu e fugiu! Não, por ele foram pagos uns incríveis 60 milhões de euros, clausula nada condizente com o seu ordenado, mas paga integralmente! Sendo assim, onde falhou Figo? Eu digo-vos onde falhou: deveria inventar umas quantas fintas de letra, meia duzia de cruzamentos de trivela e outros numeros para entreter a plateia. E exigido a Veiga colocar todos os meses na imprensa noticias do interesse de Milan’s, Manchester’s e Juventu’s na sua aquisição, seguidas de manifestações de grande amor barcelonista.
Que digo eu, não faltou nada, Figo foi um Homem, 100% profissional e digno. Quem gosta de palhaços que assista aos jogos do Barcelona e à sua derrocada. Quanto a Figo, a caminho dos 35 anos, é adorado por adeptos, colegas e direcção Interista, um idolo sem pés de barro, um exemplo de dedicação ao futebol. A campanha “Fica Figo” do Inter é uma bofetada de luva branca em todos os seus detractores. E espero que fique, um desejo egoísta da minha parte, mas nem que seja para o ver jogar 5 minutos por jogo, mesmo descontando o facto de 16 anos de profissionalismo sério e competente desgastar qualquer um, não consigo pôr de lado o meu egoísmo: Fica Figo, nós, os adeptos do futebol puro, exigimos!