Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, novembro 14, 2007

Champions League: Jogo 4 - Sporting 2 AS Roma 2


Entusiasmo e frustação. Assim se resume, em duas palavras, o sentimento comum a todos os sportinguistas no final do encontro entre os vice campeões italianos e portugueses.

Entusiasmo pela forma como o Sporting encarou a adversidade de sofrer um golo na fase inicial do jogo (4min.), assumindo a necessidade de provar aos seus adeptos e à Europa do futebol que não é somente uma brilhante escola de formação de talentos futebolistícos mas igualmente uma squadra que sabe promover o espectáculo e que sabe entreter quem, por essa Europa fora, teve o privilégio de presenciar o encontro de Alvalade.

Entusiasmo pela capacidade que os jogadores leoninos souberam empregar no relvado, não virando a cara à luta a cada posse de bola, respondendo posteriormente com belíssimas jogadas de futebol apoiado, constantes desmarcações e remates sem cerimónia. Futebol total, a toda a largura do campo, num relvado novo que só vem provar que uma grande equipa precisa de um excelente tapete verde para poder explanar todo o seu talento!

Entusiasmo pelo surgimento do grande Liedson na maior prova de clubes a nível mundial. Se era certo que todo o seu talento ainda não tinha sido reconhecido na Champions League, estes dois confrontos com a AS Roma provam, a quem ainda tinha dúvidas, que Liedson está ao nível dos melhores, faltando porventura uma correcta formação como jogador para limar certos defeitos técnicos que possui, sobretudo ao nível do passe e de colocação em linha com o último defesa. No entanto, convém não esquecer, é um jogador que somente aos 22 anos se tornou profissional. Tomara a muitos que fizeram todo o percurso dito correcto, desde os 14 anos, ter o seu talento. Porque esse nasce com a pessoa, não se fabrica. Mas lá que a Academia de Alcochete teria feito de Liedson um fora de série não tenho dúvidas. É uma pena para ele, e para todos os sportinguistas!

Frustação pela arbitragem. Liedson não toca nem perturba de algum modo Doni no lance em que este coloca a bola dentro da sua própria baliza! Era o golo do empate leonino, que mais tarde, nas contas finais, teria feito toda a diferença! Erro gravíssimo em prejuízo dos suspeitos do costume! Enfim, como sportinguista já com mais de 20 anos de amor pela causa… nada que me admire!

Frustação pelo golo do empate romano. Obtido ao cair do pano, e de autogolo do imperial Andersson Polga. Que frustação! Que crueldade, quer com os jogadores, treinadores e adeptos, mas sobretudo com Polga. Esteve soberbo, esteve inultrapassável, e saiu-lhe a fava! É assim a vida, a enorme salva de palmas tributada a ele e a todos os seus colegas pelos adeptos presentes no estádio são a prova de todo o seu trabalho em campo, cujo infortúnio em nada retira o brilho de ter comandado o sector defensivo de modo inatacável.

Em suma, melhores dias virão, estou certo. Pelo que tem feito nestas duas presenças na prova, em 2006 e 2007, pela brilhante campanha europeia na Taça Uefa de 2004/05 com a presença na final da prova, o Sporting é respeitado pela Europa futebolística e tido em conta como um dos melhores clubes formadores a nível mundial. O sucesso dentro das quatro linhas chegará com toda a naturalidade, desde que todos os que servem o clube estejam cientes que é a remar na mesma direcção que os objectivos são alcançados. O Sporting está acima de qualquer personalidade e de qualquer ego e cabe a todos os sócios e adeptos fazerem cumprir esta regra sagrada. Basta de egos e de manias de querer tomar a poder a qualquer custo! Não é insinuando em blogs e jornais maldades àcerca de quem comanda o clube que se alcançam objectivos. Não é este o caminho, e por muito que abomine a personagem folclórica que comanda o FC Porto, a verdade é que todos os que servem o clube (e se servem dele igualmente mas esse é um problema dos adeptos portistas…) fazem-no em prol do mesmo objectivo sem permitir interferências exteriores. É para isso que existem eleições, é nesse momento que devem ser jogadas as cartadas e as acusações, feitas à surdina de modo a incendiar ânimos, devem ter uma voz e um rosto, e essa pessoa deve ter a coragem e frontalidade de assumir o que pretende para o clube. Porque de Jorge Gonçalves e Sousa Cintra estamos todos fartos! Chega de arrivismos e de auto promoções! Filipe Soares Franco e a sua comitiva (incluindo o portista mas profissional Carlos Freitas) podem ter defeitos, concerteza que os têm, mas foram eleitos e serão julgados, não na praça pública como é o desejo de alguns que se escondem debaixo de pedras, mas nas próximas eleições, bem como nas Assembleias Gerais do clube. É assim que se trabalha em sociedade, é assim que gente séria e honesta trabalha.




Soccerlinks - the soccer website directory