Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

sábado, março 31, 2007

Rir é o melhor Remédio

Recordações de Juventude

O Italia'90 ficará para sempre na minha memória uma vez que foi a primeira competição internacional de futebol que segui de fio a pavio! Não quero especular, mas se perdi 90 minutos de futebol do torneio já estarei a exagerar! Consumi tudo que a RTP1 e RTP2 colocaram ao dispôr dos seus tele-espectadores. Já não me recordo por qual equipa torci inicialmente (uma vez que Portugal, para não variar, se encontrava ausente...) mas sei que assim que vi o primeiro jogo da selecção alemã contra a Jugoslávia (do GR leonino Tomislav Ivkovik) tinha encontrado a "minha" selecção. E assim foi, tirando uma simpatia natural pelos Camarões de Roger Milla, foi alemão e festejei como alemão a vitória dos germânicos na competição.


Jurgen Klinsmann, Andreas Brehme, Thomas Haessler, Jurgen Kholer, Pierre Littbarski, Klaus Alloff, Rudi Voeller, Bodo Illgner e, acima de todos, Lothar Matthaus. Que grande equipa, que grande selecção, que futebol! Uma recordação para sempre. Aqui ficam os melhores momentos dos campeões mundiais de 1990.

Paulo "O Bandido" Costa

Já se passaram algumas semanas sobre o fatídico jogo de Leiria, o qual provavelmente sentenciou as últimas hipóteses do Sporting alcançar o titulo nacional desta temporada. Se bem que ao clube, treinador e jogadores há, evidentemente, responsabilidades a pedir por este fracasso, também é certo e sabido que, mais uma vez, o Sporting teve uma época em que os maiores erro arbitrais lhe sairam em rifa! Oh sorte malvada, diriam os inocentes! Eu não sou inocente e já cá ando há tempo suficiente para ter a certeza que esses erros foram propositados e premeditados! João Ferreira e a mão do Ronny que deu a vitória do Paços em Alvalade e Paulo Costa e o penalti por assinalar e ridicula expulsao de Liedson em Leiria são protagonistas dos dois maiores casos arbitrais da epoca, curiosamente ambos contra o clube leonino. Coincidências...



Não, não são coincidências, sobretudo quando um dos arbitros protagonistas dá pelo nome de Paulo Costa! O quadro acima não engana, é inacreditável como um clube que alcança, em média, para cima de 20 vitórias por epoca (considerando os campeonatos com 34 jornadas), ou seja, uma percentagem de vitórias a rondar os 60%, tenha um registro de somente 6 vitorias em 16 jogos (cerca de 37%)! É coincidência? São os sportinguistas fanáticos quando acusam este bardamerdas de apito? Não, obviamente que não são! Têm, e muita, razão de queixa!

E vejemos os resultados obtidos com este "senhor" a apitar: num total de 16 jogos, o Sporting alcançou 6 vitórias, 5 empates e 5 derrotas! Uau!! Mas os adversários foram somente FC Porto e SL Benfica? É porque se é esse o caso então está desculpado o sujeitinho nojento! Mas não, só por uma vez este tijolo apitou um clássico envolvendo o Sporting! E, milagre ou não, o Sporting até venceu! Mérito do Liedson que fez 2 golaços, em nada o Sporting foi beneficiado nesse encontro! Mas, então como é possível o Sporting, contra a arraia miúda nacional, ter um pecúlio de 5V 5E 5D! É possível quando existe um Sistema montado para beneficiar uns e prejudicar, sistematicamente, o Sporting.

Vejemos com mais atenção o quadro acima. Em Alvalade Paulo Costa apitou 6 vezes. Resultados: 4V e 2E, com um score total de 13-3 em golos! Sim senhor, ao nível do que é habitual numa equipa com estatuto do Sporting, conciliável com as estatísticas da competição. Agora prestemos atenção aos jogos apitados por Paulo Costa fora de Alvalade, num total de 10: 2V 3E 5D, com um score total de 10-13 em golos! E o que vale é uma vitória por 4-1 em Guimarães para equilibrar o goal average! Uma pouca vergonha sem limites este cabrão apitadeiro, que ganha um par de tomates longe de Alvalade! Corno mando! Por muito menos ainda falam do Bruno Paixão de Campomaior! E pensar que ainda o teremos de aturar até 2009...

quinta-feira, março 15, 2007

Vergonha Sr. Presidente!

Não pude crer na noticia que li sobre o Sporting e a asquerosa Fatima Lopes! Não haviam mais estilistas a quem o Sporting e, sobretudo, o seu presidente, pudessem recorrer para fazer as fatiotas? É necessário os serviços de uma odiosa mulher que tem a distinta lata de, numa era em que a defesa dos animais é cada vez mais levada a sério, afirmar pomposamente que usa e usará peles de animais, com todo o prazer??!??

É uma tristeza ver o nome do meu clube associado a essa criatura sem escrupulos, que ainda por cima se julga importante! E ja agora Fatinha, escusas de andar a apregoar que não fazes plásticas porque essa beiça de botox e essas mamas de silicone não enganam ninguém! Ganha juizo Soares Franco!

quarta-feira, março 14, 2007

Já temos arbitro!


O primeiro clássico de 2007 já tem arbitro designado: Pedro Henriques. Dirão muitos que é um arbitro de Lisboa. O que interessa aqui é a competência, mas é interessante verificar que, por exemplo, o "portuense" Paulo Costa afinal de contas é de Aveiro mas registra-se como arbitro na AF Porto. Vá lá saber-se porquê...

Adiante, o que me interessa sobretudo é saber quem são Hernâni Fernandes e José Lima. E, vá lá, ao menos estes dois sujeitos, que serão os homens do pau na mão (chamar-lhes arbitros assistentes é dar-lhes protagonismo que de forma alguma merecem!) estão identificados. Porque não é Pedro Henriques que a mim, sportinguista, me preocupa. Preocupa-me saber quem é o observador do arbitro em questão e, já agora, quais as suas relações com Pinto da Costa, ou alguém próximo a ele! Isso sim é o Sistema! Isso e dar protagonismo aos palermas dos bandeirinhas.

Há muitos anos atrás, quando ainda acreditava na pureza do futebol português, enquanto observava um calendário de jogos do campeonato nacional, e sabendo que o Sporting estava a uns 10 ou 12 pontos do Porto (e isto no tempo dos 2 pontos por vitória), faltando cerca de 10 jornadas para o fim do mesmo, virei-me pro meu pai (portista) e disse-lhe com a maior das ingenuidades que, como ainda haviam uns 20 pontos em disputa, o Sporting ainda poderia ser campeão! Naturalmente que o meu pai se riu perante a convicção de um puto em pensar que a sua equipa ganharia tudo até final e que os seus adversários desatariam a esbanjar pontos!

Hoje, e pelo que se tem passado nos últimos 20 anos, é certo e sabido que equipa que lidera à entrada das últimas 6 ou 7 jornadas, ganha o campeonato! Talvez apenas o Benfica de Cesar Brito tenha escapado a esta maldição. Ou seja, para o Sporting, mesmo que ganhe no Porto e veja o mesmo Porto perder na Luz, o titulo é somente uma distante miragem. O que não implica que TODOS os sportinguistas exijam total dedicação e empenho nos jogos que faltam, sobretudo nas deslocações ao Porto e Luz.

É por esse motivo que me congratulo ter sido escolhido Pedro Henriques e não, por exemplo, Olegário Benquerença, um sujeito extremamente desagradável e que, ainda na última visita do Sporting ao Porto, prejudicou de forma grave e severa, a equipa leonina, a qual estava por mérito próprio já qualificada para a final da Taça de Portugal. Um escândalo que não será seguramente repetido. Para pena do Olegário como se pode ver...


Finta Diabólica

Rodrigo Taddei é um médio brasileiro que actua nos italianos da AS Roma. Esta finta fabulosa, embora inconsequente, foi aplicada a um pobre diabo que actua nos gregos do Olympiakos, em plena Champions League!

Se é um facto que a jogada não teve consequência para o ataque da Roma, fica um promenor diabólico, mais um lance de génio que coloca o futebol no patamar de desporto-rei do planeta. E, para mim, e seguramente para muitos mais, é mais entusiasmante ver lances desta categoria que ver centrocampistas obstinados na perseguição aos adversários e sem desejo de cativar as multidões. Mas são os Essien que estão na moda, infelizmente...


sexta-feira, março 09, 2007

Orgulho Leonino

Tem sido alvo de contestação a teoria de juventude da equipa de Alvalade, sobretudo porque a equipa portista tem um onze titular com uma média etária inferior aos leões. Não sei a que propósito foi lançado este assunto para a praça pública, mas a intenção é óbvia: desviar a atenção do facto da juventude leonina ter como proveniência um e um só local, quase que por exclusivo: a Academia Leonina. Este é o motivo de orgulho que todos os sportinguistas fazem questão de demonstrar; o facto de outras equipas terem os estrangeiros mais jovens é-me totalmente irrelevante.

E a prova da qualidade da formação leonina espelha bem no facto de, nas últimas três gerações de jogadores, o líder respectivo de cada um delas (Futre, Figo, Ronaldo) ter sido formado em Alvalade. Se dúvidas houvesse, a reportagem da BBC esclarece por completo: a Academia do Sporting é o melhor e maior viveiro continental de futebolistas com talento para a práctica de futebol. A devoção com que outros veneram ex-jogadores formados na cantera, como Sabrosa e Quaresma, só reforça esta tese.

No entanto não posso deixar de mencionar um facto que ilustra bem a completa imundice em que está mergulhado o futebol em Portugal: os titulos dos escalões de formação, sobretudo nos últimos 20 anos, aterram misteriosamente na sala de trofeus de um clube que tem a fama de formar jogadores para depois os emprestar "eternamente", sem que os mesmos tenham uma oportunidade na equipa senior. Será porque, apesar de precoces campeões... não passam de campeões da treta?


Soccerlinks - the soccer website directory