Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, maio 23, 2007

O Verdadeiro Pesetero

O nº10 internacional brasileiro está em negociações com o Barcelona tendo em vista prolongar o seu contrato que expira em 2010 até 2014. O Barcelona pretende segurar o craque brasileiro o mais rapidamente possivel tendo em conta o suposto interesse do Milan em lavar Ronaldinho para Itália este defeso. O jogador tem um vencimento actual de cerca de 9 Milhões de euros por ano mais prémios e pede agora cerca de 12 Milhões de euros por ano mais prémios para aceitar renovar. O Barcelona estará disposto a subir os vencimentos de Ronaldinho mas quer uma parte dos direitos de imagem do atleta que como se sabe são neste momento exclusivos do jogador. Esses direitos de imagem rendem ao atleta por ano uma verba superior ao vencimento do clube.

Esta notícia já tem um par de meses seguramente, guardei-a no computador porque me fez sorrir ao pensar como o ser humano é mesquinho e hipócrita por natureza. E se o ser humano já é assim então, se for catalão, há a acrescentar a esse rol de defeitos a estupidez mentecapta. Sim, vou voltar a falar de Luis Figo, não há como evitar esse tema quando se tenta conjugar na mesma frase palavras como Barcelona, salários, contratos, renovações. Um parêntesis prévio para relembrar aos esquecidos a situação de David Beckham no Real Madrid, que foi um negócio excepcional para o clube no que a receitas extraordinárias diz respeito, uma vez que o direito de imagem do jogador pertencia ao clube (não por inteiro mas o suficiente para que os salários pagos a Beckham saissem das receitas que o clube encaixava com a sua imagem, e ainda sobrava troco…). Não vou aqui discutir a validade dessa contratação em termos desportivos, embora David Beckham seja claramente um mal amado, uma vez que é visto por uma larga maioria como um pretty boy e não como um atleta de eleição, capaz de colocar a bola a qualquer distância com uma perfeição notável! Tomara todos os aspirantes a futebolistas terem o mesmo talento que Beckham! Mas regressemos ao assunto Barça/Ronaldinho Gaucho.

É notória a queda de forma e de rendimento do brasileiro nesta epoca. Em abono da verdade na epoca passada Ronaldinho apostou forte e feio na Champions e na final da mesma foi vergonhoso como o jogador jogou para si próprio, cavando livre atrás de livre à entrada da àrea, sempre à procura da glória pessoal e não colectiva. O Mundial 2006 comprovou isso mesmo. Pelo que li no inicio de Abril passado, Ronaldinho Gaucho já tinha faltado a 81 (oitenta e um!) treinos de conjunto, ficando-se pelo ginásio. Ora, quem vê esse Bugs Bunny sempre a rir-se e com peso em excesso, não é dificil imaginar o tal “treino de ginásio”, pois não? Fazendo as contas por alto, e considerando o inicio de Setembro como principio de epoca em Espanha, conto uns 212 dias até inicio de Abril. Descontando férias de Natal e dias de folga, não exagero se considerar 180 dias. Desses há ainda a descontar jogos no Barcelona e selecção, ficando uns 130 dias. O que quero dizer é que, contas feitas em cima do joelho, as 81 faltas a treinos devem dar uma média aproximada de 1 treino e 1 falta, quanto muito 1,5 treinos e 1 falta. Convenhamos que é um mau exemplo para os candidatos a craque, e é (ou deveria ser) um forte handicap para, na hora de negociação de contrato, ter direito a exigir o que quer que fosse!

Mas não, Ronaldinho Gaucho e os seus chulos representantes, sempre com a mira apontada aos supostos candidatos a receber o craque, exijem mais e mais, sobretudo quando o artista inventa uma nova finta ou marca um golo fora do vulgar! Como se 9 milhões de euros em salários (fora prémios!...) não fossem suficientes para números de circo em abundância! O que se pode chamar a Ronaldinho, pergunto eu? Mercenário? Sim, também, porque não. Mas a palavra certa foi inventada por esses morcões catalães e, para gozo e satisfação pessoal, foi proferida pela plateia no passado fim de semana, após perda da liderança da Liga espanhola: Pesetero! Pesetero! Pesetero!

Demorou mas os simios catalães chegaram lá. A diferença entre um profissional sério e competente e um pesetero é a diferença entre Luis Figo e Ronaldinho Gaucho. É a diferença entre dar 100% em todos os jogos, mesmo quando a exibição não é a melhor, é dar 100% nos treinos, respeitando os companheiros e não se julgando superior aos demais (porque será que Etoo não pode ver o Gaucho pela frente?), é cumprir contratos sem exigir novas renegociações a cada exibição aplaudida em pé pelos adeptos e é, sobretudo, ter noção do ridiculo! Ronaldinho Gaucho é único no planeta futebol, não só porque é um craque mas igualmente porque detém por completo os seus direitos de imagem! Ou seja, só aí, como todos sabemos, ganha o dobro do que o clube, principescamente, lhe paga! E quer mais o sacana? Quer mais 25% a propósito de quê?

A imagem de Luis Figo muito lucro deu aos cofres catalães. Como capitão e como porta estandarte da equipa, como suposto símbolo barcelonista, o que ele pediu foi simplesmente o óbvio, até porque todos sabemos, em qualquer profissão, o salário é o que distingue os bons dos outros. No desporto ainda mais, uma vez que sendo uma profissão de curta duração, o status dentro do balneário está muito dependente da bolsa de cada um. Porque razão exigiu Mourinho ganhar, pelo menos, mais um libra que fosse do que o jogador mais bem pago do Chelsea? É a linguagem que eles entendem, e Mourinho nisso não foi em cantigas. Se assim é, como poderia Figo ficar calado quando uma série de jogadores como Kluivert, Rivaldo, Guardiola (e outros certamente) ganhavam cerca de 5 milhões de euros anuais e a Figo estavam destinados 3 milhões? Já aquando a entrada de Paulo Sousa e Pacheco no Sporting, vindos a custo zero do Benfica, na era Sousa Cintra, Figo comeu e calou, sendo um dos mais mal pagos do plantel. Que fez ele? Amuou? Rescindiu alegando problemas psicológicos como a besta aldrabona do Futre? Não, foi Homem, calou, respeitou o contrato e fez uma epoca de despedida do Sporting simplesmente fabulosa! Ganhou a minha admiração eterna e saiu para Barcelona. Não, ao contrário do que dizem, não assinou dois contratos em Itália, delegou em Veiga o seu futuro, que o comprometeu com o Parma. Sousa Cintra, vendo o idolo a sair somente pelo custo da formação, tentou nas suas costas colocá-lo na Juventus, para não passar a imagem para os adeptos leoninos que Figo saia quase de borla. Estes dois contratos levaram-no para Barcelona, onde a falta de sotaque brasileiro o levou a ser tratado como cidadão de segunda, impedido de usufruir os mesmos direitos que outros facilmente adquiriam. O portuguesinho não calou e comeu, como outros, inclusivé portugueses (incrível!!) desejariam! Não, não fez como a merda de homem que foi Futre, não rescindiu e fugiu! Não, por ele foram pagos uns incríveis 60 milhões de euros, clausula nada condizente com o seu ordenado, mas paga integralmente! Sendo assim, onde falhou Figo? Eu digo-vos onde falhou: deveria inventar umas quantas fintas de letra, meia duzia de cruzamentos de trivela e outros numeros para entreter a plateia. E exigido a Veiga colocar todos os meses na imprensa noticias do interesse de Milan’s, Manchester’s e Juventu’s na sua aquisição, seguidas de manifestações de grande amor barcelonista.

Que digo eu, não faltou nada, Figo foi um Homem, 100% profissional e digno. Quem gosta de palhaços que assista aos jogos do Barcelona e à sua derrocada. Quanto a Figo, a caminho dos 35 anos, é adorado por adeptos, colegas e direcção Interista, um idolo sem pés de barro, um exemplo de dedicação ao futebol. A campanha “Fica Figo” do Inter é uma bofetada de luva branca em todos os seus detractores. E espero que fique, um desejo egoísta da minha parte, mas nem que seja para o ver jogar 5 minutos por jogo, mesmo descontando o facto de 16 anos de profissionalismo sério e competente desgastar qualquer um, não consigo pôr de lado o meu egoísmo: Fica Figo, nós, os adeptos do futebol puro, exigimos!

quarta-feira, maio 09, 2007

O Circo Mudou de Zona

"Estou muito curioso de ver a lista que Pinto da Costa vai apresentar para o acompanhar em mais um mandato. Quero ver se, ao arrepio de todo o bom senso, despede os competentes e sérios e mantém os responsáveis pelo descalabro financeiro do clube, e não só. Para já, despediu o presidente do Conselho Fiscal, Domingos Matos, há 23 anos no FC Porto, com o pretexto absurdo de que ele é administrador da Cofina e a Cofina é dona do Record e do Correio da Manhã, jornais que dizem muito mal do presidente do FC Porto (só no mundo democrático do Dr. Jardim, da Madeira, é que a função de um administrador de imprensa é controlar as notícias que os jornais trazem). Desconfio que a verdadeira razão esteve algures, conforme a escolha de um homem de absoluta lealdade e sem vocação para fazer ondas, como Adolfo Roque, para substituir Domingos Matos, parece indiciar. Quando a gestão financeira não é transparente, convém que o presidente do Conselho Fiscal seja compreensivo.

Também o episódio do Conselho Superior é elucidativo. Formou-se uma lista, que convidou Pôncio Monteiro para presidente e ele aceitou. Mas esqueceu-se de dizer a Pinto da Costa quem compunha o resto da lista, e lá dentro estavam alguns que têm levantado estas perturbantes questões sobre a gestão financeira da SAD em reuniões do Conselho Superior. Vai daí, Pinto da Costa promoveu a constituição de uma nova lista, com o pormenor delicioso (e que eu nem imaginava que os estatutos permitissem) de ser também encabeçada por Pôncio Monteiro – que assim consegue a proeza de concorrer contra si próprio! Imperturbável, o Dr. Pôncio já tratou de esclarecer que toda a gente sabe que deve votar na lista da situação, que é presidida por si, contra a lista da oposição… que também é presidida por si!

A avaliar por estes dois casos, temo o pior.
" MST, em ABOLA (1 Maio 2007)


Também eu estou curioso para ver o que vai dar esta encenação para manter os patifes a vigarizar com total libertinagem e sem dar cavaco a ninguém. Naturalmente que, ao contrário do MST, não temo o pior, sei bem que o pior surgirá no dia em que o Capone cair de podre da cadeira (já faltou mais…), mas até lá é cómico verificar como um clube que deveria ter saude financeira (não sei como possui um passivo na ordem do do Sporting quando possui tantos titulos e tantas participações na liga milionária…) conseguir aguentar toda a corja no poder sem contestação! Muito orgulho sentem os portistas quando falam em Fátima, Fado e Futebol, menosprezando esses simbolos do Salazarismo, dando a entender que tudo melhorou após o 25 Abril, e no entanto nada sabem do que se passa na sua casa, uma vez que PC os alimenta a titulos, grande parte deles trafulhados, o que os deixa caladinhos, qual fadinho para calar os tolos e os desprevenidos. Grande tombo se anuncia, tem razão em temer o pior o caro MST. E a luta pelo poder que se anuncia, pelos cobardes que não têm coragem para mostrar a sua opinião e indignação actualmente (salvo raras excepções, como MST), será titânica e sem pudor, como se comprova com estas duas listas de treta. Aguardemos.

A real vocação do Olarápio Benquerença

Têm razão os Gato para gozar com essa personagem que se traveste de arbitro, mas o real prejudicado com as constantes más arbitragens desse sujeitinho é o Sporting. Engraçado que o beneficiado é sempre o mesmo...

Soccerlinks - the soccer website directory