Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quarta-feira, novembro 14, 2007

Liga BWIN Jornada 10: Braga 3 Sporting 0


O resultado final entristece-me. O modo displicente como a esmagadora maioria dos jogadores se aplicaram entristece-me. Mas o que realmente me entristece é constatar a rápida e progressiva Peseirização do Sporting de Paulo Bento, capaz num momento de uma jogatana épica como a concretizada quatro dias antes frente aos italianos da AS Roma para a Champions League, e de seguida, sem que nada o faça prever, capaz de uma exibição paupérrima em todos os sentidos no Municipal de Braga, ainda para mais frente a uma equipa em crise de identidade, em vésperas de receber o novo treinador e acabada de sofrer uma humilhação em Matosinhos frente ao Leixões. Sim, porque se o Leixões esmaga o Braga por 3-0 e o mesmo Braga goleia o Sporting por 3-0… que esperar da próxima jornada… onde se defrontam Leixões e Sporting? Não, ninguém com bom senso e em estado sóbrio pensa em 6-0! Nem sequer 3-0! Então o que correu mal na exibição leonina?

Em primeiro lugar há que dar mérito ao Sporting de Braga. Estão a realizar uma época aquém das expectativas iniciais, que passariam por se encontrar mais perto da liderança da prova (nesse aspecto os 8 pontos de atraso do Sporting também se revelam muito aquém da expectativa…) e a praticar um futebol mais atractivo, seguro e convincente. Enfim, por apresentar tudo aquilo que prometeram frente ao FC Porto logo na primeira ronda da prova (e não fosse o super Quaresma com dois livres soberbos, algo que não mais voltou a repetir, talvez a vitória ficasse mesmo em Braga…) e que apresentaram neste encontro frente aos leões de Alvalade. Belíssima exibição, cheia de garra e talento, culminada numa vitória que tem tanto de justa como de acertada nos números. Mais do que o Sporting merecer perder por 3-0, foi o Braga a merecer e a justificar por completo os 3-0 finais. Aqui fica uma ressalva importantíssima! O mérito a quem o merece. E mais, o campeonato português precisa de equipas que exibam o futebol que o Braga apresentou, como adepto do Sporting e do futebol português era com grande satisfação que assistiria ao surgimento de Boavista, Braga, Guimarães, Setúbal, Belenenses, Academica, Maritimo como equipas candidatas a, pelo menos, intrometerem-se na luta pelos três primeiros lugares da classificação. Porque perder sempre para o mesmo clube, ainda para mais clube esse liderado por um corrupto da pior espécie, ou perder em alternativa para um clube liderado por outro gatuno com a mania que é sério é que custa! E muito!

Regressando ao jogo e à Peseirização. Um dos grandes males de José Peseiro foi o modo como não conseguiu permebealizar o modo de jogo do Sporting. Tanto faziam exibições de 80 como se seguiam exibições de 8! E, para espanto de todos, as mesmas poderiam suceder-se no espaço de dias! Uma tremenda inconstância que levou à sua ruína como técnico no clube, agravado pelo facto de não ter pulso forte, com constantes falhas de disciplina por parte dos jogadores à sua autoridade. Com Paulo Bento chegou a autoridade e o respeito, e inclusivé a segurança defensiva, uma das grandes pechas da equipa de Peseiro. As vitórias eram conseguidas, no entanto, sem grande brilho, mas eram mais constantes e dependentes menos de grandes exibições. Mas esta época de 2007/08, sobretudo após esta dupla jornada Roma/Braga, não permite esconder mais esta Peseirização, sendo que o resultado de Braga assemelha-se incrivelmente com desaires da era Peseiro, desde jogos no Dragão a encontros em Alvalade frente a Penafiel! Jogos onde a derrota era eminente desde os primeiros minutos de jogo, tamanha a descrença e desmotivação apresentada pela equipa.

Em Braga foi semelhante. Tal como tem sido as primeiras partes de quase todos os desafios jogados pelo Sporting esta temporada! Onde está a equipa que de Março a Maio deste ano massacrou os seus adversários com golos nos primeiros 5 minutos? Que alcançava o intervalo com os jogos resolvidos? Avassaladora, dominadora, imponente! Como pode uma equipa, com o mesmo treinador e conceito de jogo, mudar desta maneira? As ausências de Ricardo, Caneira, Tello e Nani não justificam! De forma alguma. Se bem que, sobretudo nas laterais defensivas, esteja o grande mal do Sporting, já que Abel e Ronny são das piores duplas da prova. Inquestionavelmente! Mas e a atitude em campo? Como se justifica? A ausência de vontade de correr e lutar? De impedir o adversário de construir jogo? Como se aceita que equipas adversárias cheguem a Alvalade e impeçam o Sporting de trocar a bola a meio campo… e os leões não façam o mesmo, marcando á zona??? Não, não é aceitável! Porque, quando se deixaram de tretas, como frente à Roma, e lutaram por cada posse de bola, as melhorias foram significativas! O mal não está na falta de talento da equipa, o mal está na falta de atitude e empenho. O que aconteceu em Braga tem de ser o culminar desta pouca vergonha! Não desejo a repetição da época passada, quando a equipa acordou tarde de mais para o campeonato e mesmo assim teve-o na mão na última jornada! Que seria se a atitude fosse a mesma durante toda a prova? Fácil, teria sido o triunfo na prova com mais de 10 pontos de avanço! Curto e simples. A equipa era a melhor, só não o foi por desmazelo. Esta época, sem retirar mérito ao FC Porto, a verdade é que a diferença para a liderança poderia e deveria ser, no máximo, de 4 pontos! E mesmo incluindo os erros arbitrais no Dragão e na Luz que em muito prejudicaram o Sporting. Mesmo assim a distância teria de ser menor. De que adianta mencionar os erros arbitrais, que sempre existiram e sempre irão existir, se depois a atitude se revela confrangedora e serve como arma de arremesso por parte dos adversários?

Que sirva de lição o jogo na pedreira de Braga. Se servir, então o mesmo até merece ser festejado! Porque é com os erros que se aprende. E, com 20 jornadas por jogar e 60 pontos em disputa, ainda vou muito a tempo de ver o meu clube sagrar-se campeão nacional.

Uma palavra final para Miguel Veloso. Especialmente para ele já que é um jogador com um talento impressionante para a práctica deste desporto e que terá, brevemente, a Europa a seus pés. E isto sem ponta de exagero, muitos duvidaram de Nani e neste momento, enquanto ele celebra com cambalhotas o seu sucesso em Manchester, os invejosos roem-se pelo facto das suas predicções e má lingua terem falhado por completo! Mas Miguel Veloso, que fez os dois primeiros meses de competição desta temporada de forma brilhante, tem de esquecer os Manchester United, Real Madrid e AC Milan que diariamente fazem manchete em tudo que é propaganda jornalística a declararem interesse na sua contratação. O seu momento chegará, o clube é conhecido por proporcionar aos seus atletas as portas de todos os clubes multimilionários da Europa, e não falhará com Veloso. Só ele e a sanguessuga que o representa é que poderão falhar. Porque não é com exibições como as de Braga que Veloso dará o salto monetário que deseja! Ainda para mais com representantes dos clubes desejados na bancada! A forma como foi ultrapassado por Frechaut no lance do primeiro golo arsenalista revela grave falha de concentração! Num jogo que já estava a ser difícil, facilitar dessa forma foi, realmente, oferecer o ouro ao bandido! E se o lance idêntico de Djaló, do qual resultaria o terceiro golo bracarense, não me espanta pela crise que atravessa o avançado, já de Miguel Veloso espera-se sempre o melhor. Quero acreditar que tamanha displicência foi fruto do acaso e de algum cansaço, tanto dentro do campo como pela exposição mediática, mas é bom que revele possuir bom senso e maturidade. É ajudando o clube que o fez quem é actualmente que chegará ao topo do futebol mundial. Disso não tenham dúvidas, porque se falha com o seu clube formador, falhará ao longo da carreira, não basta ter talento, é também precisa humildade e carácter para se ter sucesso. E ser recordado.




1 Comments:

At dezembro 25, 2007, Anonymous Anónimo said...

os jogadores jogam quando querem.e só fazem bons jogos para a montra internaçional para futuramente darem o salto e ganharem fortunas maiores,por mês. metade deles são alguns semi analfabetos que dão pontapés na bola e até têem dificuldades de dialogar . deviam desapareçer de cena porque até gozam quem larga a peseta para eles ganharem rios de dinheiro

 

Enviar um comentário

<< Home

Soccerlinks - the soccer website directory