Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, dezembro 11, 2007

Champions League: Jogo 5 - Manchester United 2 Sporting 1

Há noites assim. Numa situação normal, uma equipa que tem 4 vitórias em 4 jogos, que se encontra desde logo apurada para a fase seguinte (assim ao estilo Milan AC na deslocação ao galinheiro da Luz…) costuma tirar o pé do acelerador, costuma poupar titulares para a jornada seguinte do campeonato e costuma, inclusivé, ter nos seus jogadores titulares, uma equipa virada para o show-off individual do que na concentração colectiva à procura da vitória!

Pois é tudo verdade, mas estamos a falar do Manchester United. E uma equipa de Alex Ferguson, por norma, não entrega o resultado ao adversário. E isto tem duas leituras.


Por um lado foi pena para o Sporting. Após uma brilhante primeira parte, em que trocou muitissimo bem a bola no meio campo adversário e onde Abel inventou um golo numa excelente iniciativa individual (aquilo nunca seria cruzamento, pela força que levava e pela colocação, pode ter sido sorte mas não tanta assim…), foi notório que os jogadores da equipa inglesa jogavam a um ritmo abaixo do normal, assim ao estilo Milan na Luz. Seria excelente para o Sporting que essa atitude se revelasse constante em toda a partida. Não pelas chances em continuar em prova já que a AS Roma goleava em Kiev, mas pelos pontos, pelo dinheiro e pelo prestigio. E, se o golo legitimo de Liedson tivesse valido o 2-0, nem o forcing do Manchester United na segunda parte teria impedido o Sporting de se transformar na primeira equipa portuguesa a ganhar no Dream Theater de Manchester. Enfim, mais um erro arbitral a prejudicar o Sporting nesta edição da Champions, por incrível que pareça!

Por outro lado o forcing do ManUnited revela respeito, e muito!, pelos leões. Se Ferguson desconsiderasse a equipa que lhe tem fornecido craques de excepção nos ultimos anos, o Sporting poderia ter ganho o encontro com facilidade. Mas, embora daqui a uns anos ninguém se lembrasse de tal facto, para mim seria uma vitória sem o sabor das noites memoráveis! Não, lamento que o Sporting tenha perdido, mas pelo menos sei que o adversário deu tudo o que tinha e lutou pelo jogo até ao fim, ganhando apenas em mais um lance do “nosso” Ronaldinho, um gentleman na forma como mantém todo o respeito pelo clube que lhe concretizou todos os sonhos de menino. Craques destes, ao contrário do pastor de Constantim, merecem palmas mesmo marcando golos ao Sporting. Não precisas chorar Ronaldo, nem precisas andar 10 anos a prometer que regressas, dá o teu melhor, sê o melhor do Mundo, e nessa altura, quando lá chegares, lembra-te do teu Sporting. Para mim chega e sobra. Para quê ver-te de novo por cá de verde e branco se neste campeonato de corruptos o talento não ganha titulos? Faz como o Figo, mantem-te longe deste lamaçal!



Soccerlinks - the soccer website directory