Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

terça-feira, dezembro 25, 2007

Taça de Portugal: 4ª Eliminatória: Sporting 4 Louletano 0

Primeira entrada em prova do detentor do título, que não deixou de fazer jus a essa condição. O que não implica que tivesse sido aplaudido ou elogiado. Evidentemente que os maus resultados para o Campeonato Nacional, quase obtidos de forma consecutiva, deixaram todos os sportinguistas irritados. Sobretudo pela gota de água, cedendo pontos em Alvalade perante um Leiria que anda pelas ruas da armagura. Sendo assim, e embora a vitória tenha sido, como diria o anúncio, “tão natural como a sua sede”, há situações a registrar e, outras, a lamentar.

A registrar fica a quase ausência de público, num domingo à tarde, e certamente com preços convidativos. Jogo, em dia de sol, e num domingo à tarde, deveria ser mais convidativo que qualquer Shopping! Só cerca de cinco mil pensaram assim. E, verdade seja dita, não fui um deles até porque moro no Porto, mas não seria um deles em nenhuma circunstância. É a minha forma de protesto, se não me agrada não vou ao estádio. Agora ir, como foram os supostos adeptos do Sporting de uma claque ilegal como a Juve Leo, e ter as atitudes que tiveram para com os jogadores, especialmente para esse miudo de grande caracter e personalidade, capitão com toda a legitimidade, João Moutinho, é uma vergonha! Mas julgam-se eles superiores a outros sócios? Alias, julgam-se eles superiores a qualquer adepto, mesmo aqueles que, como eu, não são sócios pagantes, mas com o clube sempre presente no coração? Não, lamento mas não são! Provavelmente não serão sequer superiores aos rafeiros que passam à porta do estádio! Se queriam protestar, mantivessem a postura inicial, de ausência das bancadas, como forma de protesto. Mas as suas motivações são conhecidas, para além do prazer de assobiar e injuriar são obviamente apoiados por gente que quer o poder de Alvalade a qualquer custo e que usam os energumenos de forma a criar o caos e anarquia. Saiu-lhes o tiro pela culatra, o Sporting é de todos, é do povo, é dos ricos, não tem um dono e isso foi-lhes provado pela monumental assobiadela que apanharam quando resolveram entrar nas bancadas, no final do jogo pela forma como repudiaram as camisolas dos jogadores leoninos, e ao longo da semana com criticas vindas de todos os quadrantes da sociedade verde e branca. Porque, se para se ter apoio de claques, é necessário aturar estes merdas, então lancem uma petição que assino já pela total ausência de claques no meu clube!

A lamentar duas situações. Uma ainda relacionada com a Juve Leo. João Moutinho, mesmo sabendo que os arruaceiros estavam já contra ele, pela entrevista onde Moutinho afirmou os 3-6 de 1994 (afinal de contas ele é de uma familia de benfiquistas e tinha 8 anos à epoca, onde está o mal nisso? Querem ver que o Eusébio era benfiquista de pequenino, ele que até jogava na filial leonina de Moçambique e que vinha para o Sporting até ser desviado pelos ciganos da Luz…!) resolveu ir entregar a sua camisola à claque. Esta, como esperado, insultou o jogador e lançou a camisola de regresso ao relvado, num gesto que nunca vi em tantos anos a ver futebol. Enfim, uma palermice de miudagem que não sabe reconhecer valores como honestidade e sinceridade! Moutinho poderia simplesmente ter mentido ou ocultado mas foi Homem! E mesmo que seja benfiquista, dentro de campo, onde interessa, é um grande e esfomeado leão! Eu, pessoalmente, dispenso bem jogadores de alma e coração leoninos mas maus tactica e tecnicamente. Todos os dias, sem hesitar! Caso contrário pagavamos no roupeiro, no Paulinho, que também dá uns toques, e colocavamo-lo a jogar no lugar do Ronny! (quer dizer, pensando bem até pode nem ser má ideia…). O meu lamento para a atitude de João Moutinho, não pela entrevista e pela sinceridade, mas por se ter dignado a prestar vassalagem a escumalha. Cresce Moutinho, tens no estádio muita gente que te admira, muita criança que te idolatra, as camisolas estão a preços proibitivos para a crise que assola o País, se a queres dar, fá-lo a gente que te respeita e admira. Nunca, mas nunca, para não ouvires assobios e criticas vindas de quem deveria ter uma jaula no zoo. Não voltes a fazê-lo, caso contrário tenho que te considerar um cobarde.

O último lamento vai para a atitude de Liedson na vespera do jogo, desafiando as ordens de Paulo Bento. E este, embora não seja um treinador de excelência, nem lá perto, é excelente a manter a disciplina, prescindindo de uma mais valia em nome da união do grupo de jogadores. Quando é que Liedson aprende que o tempo de Peseiro já passou? Tem tanto de bom jogador como de grande malandro. É o sangue brasileiro, só espero que regresse das férias natalicias a tempo e horas e não seja mais um a usar um parente como bode expiatório. É impressionante a quantidade de pessoas que adoecem pelo Natal lá no Brasil…


Soccerlinks - the soccer website directory