Faça do Blog do Pirata a Sua Referência da Internet!

quinta-feira, agosto 23, 2007

LIga BWIN Jornada 1: Sporting 4 Academica 1

quarta-feira, agosto 22, 2007

Liga BWin - Jornada 1


Para a história da primeira jornada fica o despedimento de Fernando Santos do cargo de treinador do Benfica o que, em abono da verdade, só desprestigia o clube e quem o dirige. O trabalho (mediocre) de Santos já tinha deixado a sua marca em 2 anos de FCP, na única epoca em Alvalade e na temporada transacta no mesmo Benfica que, contra todos os factos, decidiu conserva-lo. Ora, se o fez, porque razão despedi-lo ao cabo de 2 jogos oficiais na nova temporada? Camacho não estava disponivel em Maio? Junho? Julho? Luis Filipe Vieira “bebeu” muitos ensinamentos quando compadre de PC, mas tem de aprender que manter um treinador e renovar-lhe contrato só funciona quando o trabalho do treinador não é o único factor na obtenção dos resultados. E, pelo que se tem visto desde o desencadeamento do processo Apito Dourado, nunca houve tanto despedimento lá para as bandas das Antas! Ou seja, e como em quase tudo, o povo é que sabe. E o povo, seja azul verde ou vermelho, nunca encontrou competências em Fernando Santos para treinar algo mais que candidatos à Europa. Foi um tiro no pé do presidente encarnado, que mantem um estilo à PC, numa era em que o futebol português precisa de tudo menos estilos à PC. Enfim, não é dificil perceber que, dentro de 9 meses, as culpas ao (provavel) insucesso encarnado sejam atribuidas à pre temporada desperdiçada. Nada que me tire o sono, estou suficientemente feliz só pelo facto que nenhum ex jogador leonino vai reforçar os rivais directos.

No Bessa o Leixões conseguiu o resultado positivo quando já ninguém esperava e quando já não o merecia. Sim, fez uma primeira parte superior ao Benfica mas na hora da verdade contentou-se com o nulo e defendeu-o sem convicções atacantes. Valeu-lhes a sobranceria benfiquista, parecida com a que o Sporting apresentou em Aveiro na epoca passada (3-3), muito embora, nesse jogo, o Sporting tenha lutado pelo 4-2. No sabado passado o Benfica fiou-se que o jogo acabava com 1-0 no marcador e deixou “correr o marfim”. Culpa de Fernando Santos mas igualmente (sobretudo) dos jogadores, onde incluo Nuno Gomes que, com as suas falinhas mansas, esquece-se que ganha balurdios para justificar maus resultados com falta de tranquilidade. Não tem estofo este Benfica.

Em Braga não houve surpresas, ou melhor, a vitoria do Porto até surpreeende pelo que se tem visto nas ultimas tres epocas. É o Porto dependente de Quaresma? Vejamos: Quaresma jogou pouco ou nada frente ao Sporting… o Porto jogou pouco ou nada frente ao Sporting. Quaresma esteve brilhante frente ao Braga (muito embora Mallo tenha ficado mal na fotografia no primeiro golo, ao estilo do GR do Copenhaga no primeiro golo de Rui Costa…)… o Porto ganhou, apesar da exibição colectiva do resto da equipa ser apenas suficiente. Com somente dois jogos não se pode fazer grandes registros estatisticos, mas há um padrão. E se é verdade que Quaresma é pago principescamente para resolver os jogos, parece-me evidente que só um cigano não chegará. Veremos já no próximo domingo. Curioso igualmente é o facto dos reforços portistas, tão elogiados durante a pre epoca, não terem lugar na equipa. Ou não são tão bons como os pintaram, ou a táctica de Jesualdo é mesmo fé em Quaresma e bola para a frente.

Em Alvalade não houve surpresas, no seguimento do que vinha realizando desde Março passado, o Sporting atropela mais um adversário e, como é habitual, sem dar mostra de grande esforço! O que me espantou sobretudo foi a tentativa de criar casos num jogo de sentido único, onde o resultado peca por insuficiente. Penalti de Polga sobre Lito? Sim, se o arbitro visse a forma como Lito domina a bola com a mão, não teríamos caso. Inexistência de falta sobre Liedson no penalti convertido por Moutinho? O “Record” publica uma foto onde se vê perfeitamente a camisola do levezinho esticada até ao seu limite elástico! Liedson é preso por ter cão é por não o ter. Se cai é porque é espalhafatoso, se não cai é porque não foi falta! Coerência, é o que falta em muita mente, mas isso não é nada que deva ser realçado já que o futebol move paixões e a paixão é inimiga da razão.

Uma palavra final para Braga, Guimarães e Belenenses. Fizeram excelentes resultados na pre epoca, encheram os seua adeptos de esperança, mas os resultados do primeiro jogo a sério da temporada foram decepcionantes. No caso do Braga há dois atenuantes chamados FCP e Quaresma, mas a verdade é que o futebol apresentado foi pobre e sem ponta de ambição. Mas acaba por ser interessante para desmistificar os resultados dos amigáveis, sobretudo quando são todos colocados ao mesmo nível. De que adianta dizer que o Guimarães está invencível se jogou praticamente somente contra adversários de ligas inferiores? Cria-se um falso estatututo e tudo se desmorona quando a competição se inicia. Veremos dentro de 10 dias, ao cabo da terceira ronda, quantos pontos somarão estas tree equipas, as que mais se destacaram na pre-epoca, fora do nucleo duro dos tres grandes. Há no entanto que dar os parabens pelas exibiçoes belenenses, sobretudo no Teresa Herrera, mas tudo ficou já para trás e agora que se inicia a prova, a ver vamos quem são os reais candidatos. O Maritimo, tão apagado na pre epoca, revelou-se quando realmente interessa. Assim como Makukula, a minha grande esperança para ponta de lança de Portugal. Veremos quem confirma o estatuto conquistado.
.


Clube da Jornada: Sporting

Decepção da Jornada: Paços Ferreira

Jogador da Jornada: Quaresma (FC Porto)

Golo da Jornada: 2º Golo Quaresma (FC Porto) contra o SC Braga

Equipa da Jornada:


domingo, agosto 12, 2007

Dois Artistas

Existem duas personagens no mundo da bola que, de certo modo, me fascinam. Quem me conhece sabe que Luis Figo foi o meu único ídolo e que, entre outros jogadores e treinadores que vi jogar, alguns se destacam; entre os jogadores Maradona (excelente a autobiografia, sem papas na lingua!), Matthaus, Klismann (aquela selecção alemã do Italia’90 era fantástica!), Eric Cantona (é devido a ele que consigo torcer por uma equipa…vermelha!) e, entre os treinadores, Johaan Cruyiff acima de qualquer outro, embora Franz Beckenbaur, pelo facto de ter atingido a excelência como jogador, treinador e dirigente, seja um caso ímpar no desporto.

Na actualidade, e sem justificação plausível que não seja o chavão “gostos não se discutem”, fascinam-me Manuel Cajuda e David Beckham. E não é pelo facto de se destacarem na sua àrea como excepcionais – se assim fosse não estaria a justificar as minhas escolhas, de tão óbvias que seriam.


Tenho uma vaga ideia do Cajuda quando apareceu na primeira divisão do futebol nacional, ao serviço do Torreense, talvez na epoca 1990-91. Desceu de divisão, como seria esperado, mas Cajuda não se afundou com o clube. Pé ante pé, até porque pode ser um cromo mas é igualmente competente, chegou a clubes como Braga e Maritimo, que o deixariam na calha para treinar um dos grandes do futebol português. E é neste ponto que começa a maldição Cajuda, o mito que me fascina. Porque não deu o “salto” Cajuda? Com tanto incompetente (e fico-me pelos portugueses) a treinar os grandes, desde Quinito, Antonio Oliveira, Carlos Manuel a Jose Peseiro, Fernando Santos (este então valham-me todos os santinhos!...), inclusivé o “portista desde pequenino” Jesualdo Ferreira, porque carga d’água não teve Cajuda direito a pelo menos 3 mesitos de fama e proveito? Foi com ele que o Braga saiu do marasmo de antro de benfiquistas que sempre tinha sido, foi com ele que o Maritimo regressou às lides europeias, é o treinador que possui mais epocas e jogos na primeira divisão no activo e é, se a memória não me atraiçoa, o treinador que mais pontos conquistou aos grandes do futebol português, encarando-os sempre de frente, sobretudo quando actua no seu reduto. Talvez seja a sua lingua afiada que o prejudica, de Cajuda NUNCA se ouviria patetices cobardes como as que o Prof Neca proferiu antes de ser rebaixado de divisão na ultima epoca, nunca se colocaria com o rabo entre as pernas e consequentemente colocando os seus jogadores nessa posição. Cajuda é mestre na paródia e nas metáforas, quem não se recorda do seu Fiat 600 defrontar a Ferrari, sempre que se deslocava aos campos dos 3 grandes? O mouro como ele se intitula, talvez seja esse o problema dele, ser autêntico e sincero. De Cajuda não se espera atitudes à Jesualdo Ferreira, que tão depressa assina pelo Boavista como logo a seguir rasga o contrato para viajar para o FC Porto. Ou muito me engano ou Cajuda preferirá acabar a carreira sem ter o gostinho da vitória de um campeonato do que trair as suas convicções e principios de vida. És grande Cajuda!



Tenho uma noção exacta do surgimento de David Beckham na alta competição. Se nos dias de hoje os miudos em voga, acabados de sair de um Mundial de Juniores são, entre outros, Giovanni dos Santos e Freddy Adu, na altura de Beckham eram Dani e De la Peña. Quem se recorda do Mundial do Quatar’95, sabe do que falo. O líder da selecção inglesa que contra Portugal lutou por uma presença no Europeu de sub-21, à epoca, era David Beckham. Num qualquer estádio pequenote do nosso Portugal relembro-me perfeitamente de ver Dani e Dominguez partirem os rins a Beckham e amigos. Mas Beckham tinha uma enorme vantagem sobre os craques portugueses, era um dos meninos de Alex Ferguson no Manchester United. E era, sem margem para dúvidas, um profissional a sério. Sem esse requisito não faria 8 epocas de sucesso em Manchester e não seria jogador por 4 anos do Real Madrid. Foram 12 epocas nas melhores equipas e nos melhores campeonatos. Fizeram da imagem dele modelo e playboy, mas apontem-me um jogador que consiga treinar e jogar sem dedicação, ao mais elevado nível, durante tantos anos. E, para espanto de muitos e para satisfação minha, Beckham pregou uma chapada de luva branca a todos que o enterraram vivo; sem ele o Real Madrid NUNCA teria chegado ao titulo na última epoca em Espanha! Há jogadores que precisam da bola para brilhar, jogam para as bancadas com os seus malabarismos, David Beckham foi mestre na arte do dominio de bola, cruzamento e remate de bola parada. O que é técnica? Não é saber receber uma bola correctamente? Não é saber efectuar cruzamentos milimétricos para os avançados finalizarem? Não é saber executar com sucesso livres, sejam directos, indirectos ou pontapés de canto? Não façam confusão, adoro um bom par de fintas, mas isso não é técnica, é malabarismo!

E, goste-se ou não, Beckham é uma máquina de fazer dinheiro! Como é possível um clube gastar 20 milhões de euros na sua aquisição, pagar-lhe anualmente para cima de 5 milhões de euros, durante 4 epocas e, no final, contas feitas, mesmo deixando o jogador sair a custo zero… ter em lucro para cima do dobro das despesas? Como exemplo refira-se Rivaldo, a quem o Barcelona ofereceu o passe sem contrapartidas, de forma a poupar em salários! Rivaldo, com a mesma idade com que Beckham parte agora á conquista da América, estava em declinio, ainda desiludiu em Milão e a sua fama morreu em Atenas, onde o outrora craque definha semana após semana. A mentalidade americana, espelhada na forma como elegem um macacoide para seu presidente, não permitirá a David Beckham o feito de fazer do soccer um desporto de sucesso em audiências e visibilidade nos States. A estupidez americana já se reflecte no facto de o quererem ver jogar, mesmo estando lesionado num tornozelo, chegando ao cumulo de reclamarem por estar lesionado! Como resposta, numa mistura entre humor britânico e James Bond, Beckham senta-se no banco de suplentes impecavelmente vestido num fato Armani. Touché!

Manuel Cajuda e David Beckham, dois artistas imprescindíveis na minha enciclopédia futebolística.

quinta-feira, agosto 09, 2007

E se fossem pra TAP que os pariu?

A polémica que surgiu entre o FCP (ou melhor, entre os dirigentes trogloditas) e a TAP tem tanto de absurda como ridicula. Absurda porque os atrasos em voos internacionais são o pão nosso de cada dia (a competentissima British Airways já partiu do Aeroporto Sá Carneiro rumo a Londres com duas horas de atraso, e ainda hoje estou para perceber os motivos do mesmo…) e ridicula porque não se chega a piloto de aviação comercial nem a comissário de bordo com a mesma facilidade com que qualquer ex-chulo chega a dirigente do FCP. Ou seja, entre a credibilidade de uns e outros, é dificil perceber o motivo porque foi identificado o Antero? Só para quem anda a dormir…

Posto isto (e fico por aqui porque não quero ofender a mentalidade de nenhum portista aqui do blog – ainda para mais em semana de derby), aqui fica uma noticia publicada no DN do passado Sábado, 4 de Agosto de 2007 que, nem a propósito, vem atestar da credibilidade da empresa portuguesa.

“A Tap acaba de bater um novo recorde, ao transportar mais de 30.000 passageiros num único dia de operação, durante três dias consecutivos. A barreira dos 30.000 foi ultrapassada a 27 de Julho com o transporte de 30.417 passageiros, a 28 de Julho com 30.632 e a 29 de Julho com 30.805. É a primeira vez na história da companhia que a TAP atinge esta taxa de ocupação num único dia. Até Julho deste ano, o número máximo de passageiros transportados num só dia aconteceu a 12 de Agosto de 2006, com 28.168 passageiros. A TAP durante o primeiro semestre viu crescer o número de passageiros transportados em 6,9%. “
.
Parece afinal que a TAP dispensa os voos do FCP sem comprometer a sua saude financeira. O que é capaz de não dispensar, e daí o pedido de desculpas, é o comércio de gado brasileiro para as casas do Reinaldo…

Fico parvo com a quantidade de pacovios encartados nortenhos, entre eles o molestador de miudas de 15 anos, o pseudo cantor Abrunhosa, e o corrupto ex-presidente da CMP, Nuno Cardoso, que aproveitam um caso sem a minima importância para debitar palermices sobre o poder central! Quando um qualquer desses sujeitos largar a boa vida que tem e for povoar o interior do País, onde realmente poderão surgir queixas sobre o poder de Lisboa e Porto, terão o meu respeito. Até lá que se mantenham sobre a alçada da PJ, que têm muito para justificar. Mas mais estupidificado fico quando leio, no pasquim, o calvo de serviço mandar postas de pescada como “o fcp parte em prejuizo na preparação da Supertaça”! Mas porquê? Estará cansado da viagem? Pudera, cansados dos jogos não estarão certamente, não são uns amadores comedores de arroz da China que os iriam cansar, pois não? Que mentalidade provinciana e tacanha! Mas pior que desculpar desde logo um clube milionário (pelo menos segundo os padrões portugueses) perante um iminente fracasso, é ver nas palavras do Drº Soares Franco (critico em relação à arbitragem de Pedro Henriques no derby no Guadiana, sobretudo porque foi por demais evidente a complacência do militar perante as entradas agressivas dos benfiquistas, já para não mencionar a inexistência da falta que está na origem do golo vermelho…) motivo de coação para o arbitro (Bruno Paixão) da Supertaça! Coação, oh calvo, faz-se com quinhentinhos, putas e viagens ao Brasil! Eu gostava de saber se os portistas comem estas tretas à colherada ou se preferem dissolvê-las primeiro em bicarbonato de sódio para digeri-las melhor.

E, para finalizar, aqui fica uma anedota que, no caso portista, deveria ser levada á letra. Para a próxima façam a viagem sob comando da Força Aerea, sempre gostava de saber se o garnizé do Antero se punha armado em galo…

VIAGEM A BORDO DE UM BOEING DA T.A.P.

Srs. Passageiros, muito boa noite. Vamos iniciar dentro de momentos a viagem para Lisboa. O Comandante e toda a tripulação desejam-vos uma óptima viagem. É favor apagarem os cigarros e apertarem os cintos. Devem manter-se assim durante a descolagem até que surja o aviso em contrário. No caso de haver uma queda brusca de pressão, será acionado o sistema automático de funcionamento de oxigénio e uma máscara cairá sobre as vossas cabeças, devem aplicá-la simultaneamente na boca e no nariz, assim deste modo... Dentro de alguns momentos ser-lhes-à servida uma ceia. Muito obrigado pela vossa preferência.

A MESMA VIAGEM A BORDO DE UM C-130 da Força Aérea

Atenção seus camelos! Vamos lá apagar a merda das beatas e apertar os caralhos dos cintos. Todo o gajo que for apanhado de beata acesa nos queixos ou o filho da puta do cinto desapertado, enquanto o caralho do avião for a subir, já sabe que leva uma porrada. Tomem lá atenção a esta merda: se por acaso a malta estiver à rasca com a porra da pressão, há-de-vos cair uma merda de uma máscara igual a esta em cima dos cornos, agarrem-na e enfiem-na no focinho. Outra coisa que vocês devem ter bem nos cornos é o seguinte: nada de brincadeiras e nada de apalpar o cú aos nossos cabos especialistas. Deixem-se de merdas, olhem que eles não são nenhumas hospedeiras, se algum sacana for apanhado a fazer isso, já sabe que está fodido. Dentro de um bocado será distribuída uma ração a cada gajo, vamos a comer essa merda com cuidado, e ver se não há nenhum urso a atirar com o caralho das latas para o chão, porque depois o nosso major vai passar revista. Todo o filho da puta que tiver a sua área suja, há-de limpá-la com a língua, que se fode. Entendido?

Soccerlinks - the soccer website directory